MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Laudo Técnico Ambiental: veja as perguntas mais comuns

 


O laudo técnico ambiental é fundamental para o funcionamento das empresas, ainda mais nos dias de hoje em que se tem falado tanto sobre os problemas climáticos no mundo afora.

Não é segredo para ninguém que o planeta está sofrendo muito com as mudanças climáticas, esse é um problema de todos não só individual, mas da sociedade em si, e as empresas exercem uma grande responsabilidade nisso tudo.

É importante destacar que o aumento da emissão de gases do efeito estufa se iniciou no século XVII com a Revolução industrial e permanece até os dias de hoje.

Como forma de diminuir esses impactos ambientais no planeta, as autoridades criaram legislações ambientais locais, que consistem em:

  • Estudos de impacto;

  • Procedimentos administrativos;

  • Campanhas de conscientização;

  • Análises ambientais laboratoriais.

Por isso, antes de iniciar uma empresa, é preciso elaborar um projeto juntamente com um consultor ambiental e apresentá-lo aos órgãos ambientais, nas esferas municipais, estaduais e federais.

Ao começar um empreendimento que execute algum tipo de atividade que possa causar dano ou algum impacto no meio ambiente, se torna necessário a autorização emitida por esses órgãos

A execução de qualquer tipo de atividade que possa causar dano ou impacto ao meio ambiente deve possuir uma autorização emitida por órgãos ambientais competentes, ao contrário se caracteriza como crime ambiental.

Se uma empresa está causando algum dano para a natureza ao retirar os recursos necessários para os seus serviços e não possuir essas autorizações.

Poderá levar algumas sanções como pagamento de multas, paralisação, encerramento das atividades ou até mesmo prisão do responsável da empresa.

Para que se possa ter o funcionamento correto da sua empresa de armação de aço para construção, ou se deseja extrair recursos naturais, é preciso que se tenha uma série de laudos ambientais, seja nas fases de licenciamento prévio, instalação ou operação.

O que é um laudo ambiental ou laudo técnico ambiental?

Os laudos são documentos elaborados através de uma equipe de engenheiros, consultores ou laboratórios ambientais. É importante ressaltar que todos eles devem ser certificados pelos órgãos públicos, que vão verificar as condições desses lugares.

O laudo funciona como uma ferramenta de conhecimento, informação e caracterização das áreas onde serão feitas algumas atividades, sejam elas poluidoras ou causadoras de danos ambientais.

Uma empresa, que está de alguma forma contaminando uma área, pode oferecer além dos riscos ambientais, problemas para a saúde humana no entorno de sua fábrica.

Por isso é importante que as questões relacionadas à identificação, caracterização e proposta de redução desses danos devam ter total atenção da sua empresa de barras e perfis de alumínio.

Portanto o laudo ambiental é um relatório de diagnóstico que vai descrever as situações do local e ele sempre será realizado por empresas especializadas.

O laudo investiga as condições da área de interesse do seu entorno como:

  • Solo;

  • Ar;

  • Água;

  • Fauna;

  • Flora.

No relatório deve conter um conteúdo conclusivo e sugestivo da situação ambiental de todo o entorno de onde se localiza sua empresa. Lembrando que esse laudo é realizado por empresas especializadas na área ambiental.

Laudo para o licenciamento ambiental

Neste laudo e em seu relatório são apontados os potenciais danos ambientais que a empresa pode causar, já identificando as alterações que devem ser feitas de acordo com a legislação.

Ele atesta as condições de instalação e operação ou qualquer mudança de layout da empresa, dessa forma ele avalia as agressões ambientais causadas.

Seja antes, durante ou no desfecho das atividades dessas empresas, além de mostrar as devidas formas de correção ambiental.

Laudo de caracterização de vegetação

São necessários para o diagnóstico de áreas protegidas, como a flora existente no entorno do local e a autorização para o desmatamento controlado e com compensação ambiental.

Esse laudo técnico é chamado de APP – Área de Preservação Ambiental, laudo de supressão vegetal e laudo para processo de desmatamento.

Laudo de fauna

Faz o levantamento da fauna, identificando os animais silvestres que habitam a região e os desequilíbrios ambientais que a empresa pode causar para eles.

Dessa forma, os profissionais do meio ambiente trabalham para minimizar os riscos a todas espécies do local e solicitaram aos órgãos a autorização necessária para o funcionamento do negócio.

Por exemplo, uma empresa de telha cerâmica americana mesclada que deseja instalar uma fábrica em uma área de mata, precisa dessa autorização para o seu funcionamento.

Laudo AVCB

Esse laudo dos bombeiros para o alvará é um importante documento, visando que caso ocorra algum incêndio que possa ter um impacto socioambiental, causando problemas para o meio ambiente e a sociedade.

O responsável deve buscar uma empresa que elabore o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), assim será orientado sobre adaptações e quais os documentos necessários para o tipo de atividade e localização que se encontra.

Laudo pericial ambiental

Esse laudo é necessário para a justiça quando há um caso de infração ambiental cometido por empresas ou pessoas, sendo elaborado por um perito.

No documento constam informações como todas as provas, local, data, hora, causas, efeitos, as pessoas envolvidas e outros elementos que comprovem o crime ambiental, feitas pela fiscalização ambiental.

Por exemplo, caso uma empresa jogue seus resíduos em uma área protegida, será emitido esse laudo para que se possa sofrer com as devidas sanções.

Certificações ambientais

Além dos laudos ambientais obrigatórios, sua empresa de porta paletes pode contar com certificações ambientais emitidas por organizações não governamentais como FSC, ISO 14001, GBC, PROCEL e BREEM.

Esses certificados servem para mostrar o comprometimento que a empresa tem com o meio ambiente e a sustentabilidade.

Cada vez mais vemos como os consumidores estão preocupados com empresas que se importam com o meio ambiente sejam elas distribuidor de piso vinilico, até a barrinha de cereal que consomem.

Como se preparar para os laudos?

Tenha em mente que serão feitas algumas etapas como:

  •  Avaliação preliminar da área;

  •  Investigação confirmatória;

  •  Investigação detalhada;

  •  Estudo de avaliação de risco à saúde humana.

A partir disso você saberá quais medidas deverão ser tomadas para adequar a sua empresa às normas exigidas.

Apenas profissionais habilitados podem assinar esses laudos técnicos. Em casos de análises ambientais somente um laboratório certificado ISO pelo INMETRO ou organizações locais podem executar esses laudos.

Caso contrário eles não serão aceitos pelos órgãos competentes, portanto pesquise muito antes de contratar uma empresa para esse tipo de serviço, pois é fundamental para a sua empresa que se tenha esses laudos.

É tão importante para a segurança do local quanto uma catraca eletronica para empresa, afinal se trata do nome da sua marca, e ser associado de uma forma negativa para questões ambientais é um péssimo marketing.

Muitas marcas estão adequando suas empresas para questões socioambientais, essa preocupação com o meio ambiente tem que ser um tema debatido por todos, já passou da hora de se criar ações e consciência dos impactos no planeta.

Essas ondas de calor, chuvas fortes ou frios extremos que vemos no decorrer dos anos, são os impactos causados pelos humanos na natureza por séculos.

Nos dias atuais somos cercados por informações, ou seja, não dá mais para fechar os olhos e fingir que não está acontecendo, por isso a sociedade e empresas precisam caminhar juntas para um planeta mais sustentável.

Isso já pode ser percebido pela mudança de hábito de alguns consumidores, eles não querem mais consumir empresas que não sejam engajadas com causas ambientais.

Por isso é importante que você pense além desses laudos para o funcionamento do seu negócio, ao criar uma empresa que pende no meio ambiente, estará também trazendo esse cliente para consumir os seus serviços.

Ao cuidar do meio ambiente sua empresa irá se beneficiar de diversas maneiras, como a redução de custos operacionais, evitar prejuízos com multas, as vendas irão aumentar graças a esse novo perfil de consumidor e o fortalecimento da sua marca.

Graças ao marketing verde que nada mais é que ações sustentáveis e ecológicas que visam promover a imagem das marcas que estão envolvidas com questões ambientais, como a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental.

Isso também vai gerar uma boa reputação para a sua empresa.

Um exemplo é quando o consumidor estiver em um site de buscas e digitar “braços articulados para toldos comprar”, ao ver sua empresa que se preocupa com as questões do meio ambiente e uma concorrente que não tem o mesmo comprometimento.

Ele irá escolher a marca que passa essa visão mais sustentável, visando consumir produtos e empresas que pensem no planeta. Estar em dias com esses laudos ambientais é o começo do crescimento sustentável e pessoal da sua empresa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário