A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que nos últimos sete dias o número de casos caíram 21% no mundo.
Foto: Reginaldo Ipê / Tribuna da Bahia
Por Vinícius Viana
Novos casos da “Monkeypox”, conhecida popularmente como “Varíola dos macacos”, estão surgindo no estado da Bahia. Atualmente, o estado soma 52 casos confirmados da doença desde o primeiro registro, que aconteceu em 13 de julho, na capital baiana.
De acordo com o Dr. Renato Barra, ainda não existe tratamento específico para varíola dos macacos, porém remédios que encontramos na farmácia de casa podem aliviar os sintomas. “Algumas recomendações de tratamentos são: repouso, hidratação, o uso de analgésicos e antitérmicos. Medicamentos para controlar os sintomas leves do vírus. Para pacientes com a imunidade comprometida (imunocomprometidos), requer um acompanhamento mais próximo, visto que, existe uma possibilidade de evoluir para sintomas mais graves”, declarou.
Para prevenir o contágio com a doença, o médico pontuou ser necessário manter a higienização em dia e o distanciamento de pessoas infectadas. “A primeira dica é evitar o contato com as pessoas doentes, principalmente, as que estão com feridas vermelhas e bolhas. A segunda é a higienização das mãos, lavar com água e sabão e usar álcool em gel”, orientou.
Apesar do surgimento de novos casos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na última quinta-feira (25), que nos últimos sete dias o número de casos da “Monkeypox” caíram 21% no mundo. Ainda segundo a organização, mais de 41 mil casos de varíola dos macacos e 12 mortes foram registrados em todo mundo de janeiro até 22 de agosto. Os diagnósticos estão distribuídos em 96 países.
Conforme o boletim divulgado no último sábado (27), pela Secretaria
da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) os registros de casos são de
moradores dos municípios de Itabela (1); Lauro de Freitas (2); Salvador
(3); e Teixeira de Freitas (1). Com estes novos casos, a Bahia totaliza
52 casos da doença, sendo 38 em Salvador; 2 em Lauro de Freitas; 2 em
Santo Antônio de Jesus; 1 em Cairu; 1 em Conceição do Jacuípe; 1 em
Feira de Santana; 1 em Ilhéus; 1 em Itabela; 1 em Juazeiro; 1 em
Maracás; 1 em Mutuípe; 1 Teixeira de Freitas; e 1 em Xique-Xique. Outros
95 casos suspeitos estão sendo além dos confirmados, a Bahia tem
notificados 95 casos suspeitos que aguardam diagnóstico laboratorial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário