MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 13 de agosto de 2022

Ao lembrar a importância da Constituição, é preciso enaltecer o relator Bernardo Cabral

 


Livro em homenagem ao ex-senador Bernardo Cabral é lançado, no AM |  Amazonas | G1

Cabral lutou como um gigante pela democracia

Vicente Limongi Netto

Ventos democráticos do histórico 11 de agosto fortalecem o sol, estimulam a luta por um futuro melhor para todos e iluminam corações. Nesta hora de louvores à Constituição, mãe da democracia e das liberdades, e de cartas defendendo eleições limpas e democráticas, vale a pena recordar e salientar quem se dedicou integralmente de corpo e alma, a elaboração da Carta Magna:  o então deputado federal pelo Amazonas, Bernardo Cabral.

Cabral merece elogios e aplausos dos patriotas autênticos. O parlamentar trabalhou como um mouro, como relator-geral da Constituinte. Bernardo disputou o cargo, em eleições diretas, com o então senador Fernando Henrique Cardoso e com o deputado mineiro Pimenta da Veiga.

MOTIVO DE ORGULHO – A Constituição enche de orgulho os brasileiros. Defende direitos trabalhistas, direitos sociais, individuais e direitos humanos. A carta magna existe para ser cumprida e não mutilada. Cabral foi presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), é membro vitalício do Instituto dos Advogados Brasileiros. Foi senador, por dois mandatos e ministro da Justiça no governo Collor.  Há meses Bernardo Cabral foi homenageado pela OAB Nacional, com discursos de expoentes da magistratura, como o ministro do STF, Luiz Fux e o ministro do STJ, Mauro Campbell.

Membro de diversas entidades culturais, Cabral completou 90 anos e mora no Rio de Janeiro. Feliz e realizado.  Com Zuleide, amor e companheira de uma vida inteira, netos e bisnetos. O filho, Júlio, mora em Manaus, é conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Amazonas.

DEU NA VEJA – Tenho o saudável costume de filtrar e comparar textos meus com textos de colegas. Muitos deles coincidem, na boa apuração, na necessária checagem e na isenta conclusão das personagens ou fatos envolvidos. Nesse sentido, a “Veja” de 10 de agosto traçou o perfil do candidato Ciro Gomes. Com direito a foto na capa. Escreveu a revista, entre outras fraquezas ou qualidades de Ciro: “De temperamento mercurial e conhecido por atirar no próprio pé com suas falas iracundas”.

Mais adiante, a “Veja” salienta: “Muitas vezes deixa-se levar pelo fígado. Em sua quarta tentativa de chegar ao Planalto, o irascível Ciro Gomes corre sério risco de fracassar novamente”. Nessa linha, recordo o que escrevi sobre Ciro Gomes, 31 de julho, aqui na Tribuna da Internet”. O título do artigo, magnífica sacada do editor Carlos Newton, já seria suficiente: “Ciro Gomes gasta energia distribuindo insultos e sempre se julgando melhor do que os outros”.

Contudo, destaco um trecho da minha análise: “O esporte de Ciro Gomes é o insulto. Tem tutano, mas amesquinha-se com achincalhes, ameaças e deboches. Tem hora que parece que vai implodir, de tanta ira e rancor. Ciro cultiva desgastes e infantilmente bate em alvos errados”.

MAIS UM ANO – Saúde para o senador Fernando Collor, que acaba de completar 74 anos de idade nesta sexta-feira, dia 12. 

Com saúde, firmeza, coerência e determinação, Collor continua trabalhando pelos mais necessitados, lutando por uma Alagoas grandiosa e feliz e um Brasil radiante, com oportunidades para todos. E ainda esbanjando otimismo e fé em um futuro melhor para os brasileiros.    

Publicado em

Nenhum comentário:

Postar um comentário