Cofundadora da Squair, startup que combate o desperdício de energia, passa a fazer parte da maior comunidade de jovens inovadores da América Latina
“As mulheres vão dominar o mundo”. A frase, tão famosa, foi dita pelo sociólogo italiano Domenico De Masi, que afirmou que esse movimento aconteceria até 2030. Em se tratando do Brasil, ainda existe um longo caminho a ser percorrido, principalmente em setores de ampla participação econômica, como o de energia. Não à toa, segundo a ANEEL, a participação feminina no segmento é de aproximadamente 20%.
Entre essas mulheres que atuam em solo brasileiro, está a colombiana Nataly Parga, cofundadora da Squair, uma plataforma SaaS que combina IoT e Inteligência Artificial com o objetivo de combater o desperdício de energia na indústria de alimentos e bebidas. Como reconhecimento do seu trabalho, a empreendedora acaba de receber mais uma importante premiação em sua carreira: Innovators Under 35 LATAM. A iniciativa reconhece os jovens com menos de 35 anos mais inovadores da região, cujo trabalho está destinado a transformar o mundo através de ferramentas tecnológicas e em diversas áreas de impacto.
Presente em mais de 20 países da América Latina, reunindo 471 líderes de impacto, a premiação desenvolvida pela MIT Technology Review em parceria com a consultoria Oppino, celebra projetos que combinam tecnologia e propósito, refletindo o potencial de uma geração que está transformando em realidade soluções para problemas sociais, demonstrando que a criatividade latino-americana pode se tornar um motor de desenvolvimento e esperança. A décima edição do prêmio contou com a participação de inovadores e empreendedores dos seguintes países: Colômbia, México, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia, Costa Rica, Brasil, Guatemala, Nicarágua e Peru.
Na ocasião, que aconteceu em Lima, no Peru, Nataly recebeu o reconhecimento na categoria “Visionários”, que classifica iniciativas de longo prazo e paixão inabalável de inovadores que antecipam o futuro enquanto constroem o presente. “Minha história, marcada por visão, coragem e um compromisso inabalável com o planeta. Receber esse importante reconhecimento, no qual tive a honra de estar presente com a delegação colombiana, contemplando as iniciativas do meu país de origem, ao mesmo tempo representando o Brasil, o lugar que nos abriu as portas para desenvolver o nosso trabalho, me enche de orgulho e confirma que estamos no caminho certo”, afirma a cofundadora.
A classificação reforça o propósito da Squair, startup fundada em 2019, que desenvolveu uma tecnologia pioneira para a refrigeração industrial. Utilizando Inteligência Artificial e IoT, a solução automatiza e otimiza o desempenho de ativos frigoríficos em tempo real, monitorando o consumo de recursos e aplicando o controle automático para máxima eficiência operacional. A organização atende grandes players do mercado, como Ambev, Zé Delivery, Gurumê, LSG Sky Chefs, Liv Up e Grupo Trigo. Com a missão clara de tornar a indústria da refrigeração mais eficiente e inteligente, reduzindo custos energéticos e promovendo a sustentabilidade no setor, a Squair proporciona uma redução de até 30% no consumo energético (cerca de 25% a 30% da conta de luz, com payback de 3 a 4 meses).
O compromisso com a eficiência, automação e sustentabilidade já foi reconhecido globalmente. Entre as conquistas estão o IoT Breakthrough Awards 2024, reconhecimento internacional por inovação; 100 Open Startups – Energy Tech Top (2024), colocando a empresa entre as cinco startups mais inovadoras do setor elétrico; Upstarts, na qual a organização conquistou o top 2 entre os três negócios mais inovadores liderados por mulheres; e, mais recentemente, o BRICS Women Startups 2025, no qual esteve entre as 18 ganhadoras dos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Em um setor que prioriza valores como inovação e futuro sustentável, reconhecer a diversidade é um fator primordial para mudar a realidade. A Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) afirma que, globalmente, as mulheres representam 39,5% da força de trabalho. “Liderar essa mudança como empreendedora climática latino-americana é uma honra e uma grande responsabilidade para mim. Além da inovação tecnológica, meu compromisso se estende à transformação social do setor, no qual almejo atrair cada vez mais mulheres para este ecossistema, inspirando as próximas gerações”, finaliza Nataly.
Sobre a Squair:
https://squair.io/
A
Squair é uma plataforma de IA e IoT que transforma a refrigeração
industrial, reduzindo desperdícios invisíveis. Com automação e
monitoramento em tempo real, corta até 30% do consumo energético em
ativos frigoríficos — levando eficiência energética e redução das
emissões de carbono.
Imagens relacionadas
Nataly Parga, cofundadora da Squair baixar em alta resolução |
Delegação colombiana de ganhadores Prêmio Innovators Under 35 LATAM 2025 baixar em alta resolução |
|
Nathália Bellintani Tel: +55 (11) 9848-4042 Email: nathalia@informamidia.com.br www.informamidia.com.br |


Nenhum comentário:
Postar um comentário