MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

"Tenho muito orgulho de ser administradora", diz Flavia Buarque de Almeida ao receber prêmio do CRA-SP

 


CRA-SP

"Tenho muito orgulho de ser administradora", diz Flavia Buarque de Almeida ao receber prêmio do CRA-SP

Cerimônia contou com a participação de representantes de várias entidades importantes do cenário nacional e celebrou a carreira e as conquistas da ex-CEO da Península Participações e atual conselheira de empresas

No início da tarde de ontem (11), o Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA-SP realizou a 44ª edição do Prêmio Administrador(a) Emérito(a), que neste ano foi entregue à Admª Flavia Buarque de Almeida, atual conselheira de Administração nas empresas Ultrapar, Iguatemi, Rede Américas e Península Participações, da qual também foi CEO entre 2019 e 2024.

A cerimônia, realizada na capital paulista, reuniu administradores, líderes empresariais e representantes de algumas das mais importantes entidades do Brasil, sublinhando o prestígio e o alcance da láurea, entregue desde 1982 a profissionais que tenham contribuído para o aprimoramento da Administração no Brasil e se destacado no desempenho de suas atividades.

Em seu discurso de agradecimento, Flavia destacou a emoção em receber a homenagem, o apoio dado por sua família, especialmente os pais e o marido, e também o valor de pertencer à classe. “Tenho muito orgulho de ser administradora. Nós fazemos muito pelo país, tanto na administração pública, como na administração privada e no terceiro setor. Cada vez mais a gente mexe na economia e no futuro desse país. Quando eu vejo a lista de premiados ao longo dos anos, percebo que são pessoas que eu admiro demais, a começar pelo Abílio Diniz [Emérito em 1983], com quem eu tive o prazer de trabalhar por 13 anos e que sempre foi um mentor muito importante para mim. Estar nessa lista é uma grande honra”, disse emocionada. 

A administradora também ressaltou as transformações atuais e futuras da sociedade. “Estamos vivendo um mundo e um país em enorme transformação. Eu sou uma realista/otimista e acho que a transformação digital e tecnológica que a gente está passando vai mudar a forma de todas as nossas relações de trabalho e de vida. Mas tem uma coisa que não muda: as relações humanas. Por isso nós, enquanto lideranças em nossas áreas, precisamos cuidar dessas relações com as próximas gerações, pois a forma de emprego vai mudar”, disse. 

Por fim, Flavia falou da importância de os administradores não atuarem apenas no setor privado, ressaltando que o trabalho voluntário é difícil, diante de tantas demandas do dia a dia, e que, por isso mesmo, ele precisa ser responsável. “Eu faço voluntariado desde muito jovem e eu sempre achei que eu fizesse pelo outro, mas na verdade eu faço por mim. Não é altruísta, é egoísta mesmo, porque eu quero viver e quero que meus filhos vivam em um país melhor. Além disso, quando eu faço um trabalho voluntário eu volto pro fio terra e vejo a realidade do nosso país como ela é”, finalizou.  

A homenageada

Graduada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com MBA pela Harvard Business School e especialização em Liderança pelo INSEAD, na França, Flavia trabalhou na McKinsey & Company entre 1989 e 2003, onde se destacou como a primeira sócia brasileira da empresa. 

Sua carreira executiva também contou com passagem como diretora-geral da Participações Morro Vermelho (de 2003 a 2009) e sócia sênior do Monitor Group (entre 2009 e 2013). 

Além de sua atuação como gestora e conselheira, a administradora ainda contribui ativamente para a educação e a cultura por meio do voluntariado, sendo vice-presidente voluntária do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e conselheira da Fundação Bienal.

Flavia é a única pessoa de nacionalidade brasileira a ter integrado o Board of Overseers da Universidade de Harvard e, em 2023, foi eleita pela Bloomberg como uma das 50 Mulheres de Impacto da América Latina.

A importância do reconhecimento

Na cerimônia de entrega do Prêmio, antigos homenageados fizeram questão de prestigiar a nova laureada. Entre eles estavam Guilherme Afif Domingos, secretário especial de Projetos Estratégicos do Estado de São Paulo (Emérito em 1987), e Ricardo Pelegrini, CEO e cofundador da Quantum4 Soluções de Inovação (Emérito em 2012), reforçando a tradição e o peso da distinção concedida pelo CRA-SP.

“Para nós é um motivo de muita honra [a sua premiação]. É só olhar o seu currículo e a sua formação nas melhores escolas de Administração do Brasil e do mundo, além da sua experiência prática, militando tanto no campo da iniciativa privada quanto no do terceiro setor. Sendo mulher, você nos dá uma visão sensível do seu papel, mas a sua escolha não foi em função de gênero, mas sim em razão da sua competência. Enquanto Emérito de 1987, eu fico muito feliz de ver essa renovação constante, pois isso é fundamental em nosso país”, ressaltou Domingos.

Já Pelegrini lembrou do quão importante é o reconhecimento profissional.”Você tem feito a sua carreira não esperando por esse momento, mas quando isso vem, especialmente de forma pública, pois foram os administradores que te escolheram, isso é muito bacana. Às vezes estamos trabalhando sem ter visão de que estamos tendo visibilidade, mesmo sabendo do impacto que eventualmente estamos gerando. E eu sei que dá muita satisfação quando a gente ingressa em uma categoria onde tem tantas pessoas ilustres, as quais a gente admira”, reconheceu. 

Em seu discurso de abertura do evento, o Adm. Alberto Whitaker, presidente do CRA-SP, destacou o pioneirismo de Flavia em diversas áreas, reforçou o democrático processo de escolha do nome a ser homenageado e falou da importância do prêmio para a classe. “Tenho certeza que celebrações como esta têm um papel fundamental para a valorização e o fortalecimento da nossa ciência e profissão, que são protagonistas no desenvolvimento e sucesso das organizações e de seus profissionais. A escolha da Flávia como Administradora Emérita de 2025 também representa a força, a competência e a certeza de que as mulheres podem, e devem, estar onde quiserem”, enfatizou. 

A lista de participantes na cerimônia ainda incluiu representantes da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil (APIMEC), da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC), da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), do Centro Paula Souza - CPS, do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo - CRC-SP, do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo - CRECI-SP e do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON).

Com a entrega de mais uma edição do Prêmio Administrador(a) Emérito(a) à Flavia Buarque de Almeida o CRA-SP reafirma o seu papel na luta pela valorização e reconhecimento dos profissionais que dedicam suas carreiras à excelência administrativa.

Sobre o CRA-SP: O Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP é uma autarquia federal, criada em 1968 (três anos após a regulamentação da profissão de Administrador) que atualmente reúne cerca de 7 mil empresas e 60 mil profissionais registrados. Embora suas principais funções sejam o registro e a fiscalização do exercício profissional nas áreas da Administração, o CRA-SP tornou-se referência na qualificação de profissionais, ao disponibilizar, de forma gratuita, palestras e eventos em um ambiente onde o conhecimento é tratado como uma poderosa ferramenta, capaz de promover profundas mudanças sociais. Atualmente, o CRA-SP é presidido pelo Adm. Alberto Whitaker.



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



CRA-SP


Informações para a imprensa:


Katia Carmo – katia.silva@crasp.gov.br

Telefone: (11) 3087-3474

Karen Rodrigues – karen.rodrigues@crasp.gov.br

Telefone: (11) 3087-3477

Nenhum comentário:

Postar um comentário