MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 9 de novembro de 2025

Livro é referência em resgate verticalLivro é referência em resgate vertical

 

JORNAL A REGIÃO

O major Eduardo José Slomp Aguiar, referência nacional em operações de resgate em altura e oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, lança nesta sexta-feira, na Torre Panorâmica de Curitiba, a 3ª edição do livro "Resgate Vertical", obra que se consolidou como um dos principais materiais de estudo e capacitação técnica na área.

Com 27 anos de experiência, o major é autor e coordenador técnico do projeto, que chega revisado e ampliado após o sucesso das duas primeiras edições, com mais de 5 mil exemplares vendidos em todo o País. O novo volume apresenta quatro capítulos inéditos.

Um deles é o Protocolo Tático de Resgate, método inovador que integra as condições da vítima e do ambiente para otimizar a resposta. “O Resgate Vertical não é apenas manual de técnicas: cada nó, cada ancoragem e cada decisão representam vidas. Este livro existe para lembrar que resgatar é, acima de tudo, agir com precisão," diz Aguiar.

Outros são capítulos dedicados ao resgate em torres, resgate em árvores e resgate com tripés, além de atualizações conforme as normas e estudos mais recentes da área. O livro traz ainda 44 vídeos instrutivos acessíveis por QR Code, mais de 360 fotos, dois pôsteres de consulta rápida e um manual de bolso à prova d’água, ideal para o uso em campo.

Além de obra de referência para bombeiros militares, o livro é amplamente utilizado por montanhistas, alpinistas industriais e demais profissionais que utilizam o acesso por corda e que encontram nas páginas do livro uma síntese de conhecimento, método e vivência.

A nova edição contou com a colaboração técnica do tenente-coronel Estevão Passarinho, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), e do cabo Geison Matochi, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo (CB/PMESP), reforçando o caráter nacional e cooperativo da obra.

Eduardo Aguiar diz que "Resgate Vertical" é resultado de uma trajetória construída entre a prática operacional, o ensino e a constante busca por aperfeiçoamento técnico. “O salvamento em altura é a base da busca e salvamento, pois toda operação deste tipo envolve uma vítima em local de difícil acesso".

"Dominar essas técnicas é o primeiro passo para evoluir. Esta edição representa a continuidade de um ciclo de aprendizado coletivo, com o propósito de manter nossos profissionais atualizados e preparados para os desafios das cidades cada vez mais verticalizadas”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário