JORNAL A REGIÃO
Apesar da promessa de não haver demissões com a transferência para a Embasa, a Emasa anunciou a criação de um Plano de Demissão Voluntária e a cessão de 130 funcionários concursados para a empresa do estado. As medidas fazem parte do processo de migração dos serviços de água e esgoto de Itabuna para a companhia estadual.
A informação foi confirmada durante reunião, em Salvador, entre o presidente da Emasa, Ivan Maia, e a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente da Bahia. Segundo a Emasa, a transição é conduzida com equilíbrio para evitar prejuízos aos servidores.
O prefeito Augusto Castro já acertou com a Embasa que os 130 colaboradores cedidos seguirão exercendo suas funções normalmente após a integração. O município também estuda transformar a Emasa em autarquia, o que permitiria manter parte da equipe em atividades como drenagem, manejo de resíduos e manutenção de praças.
Além da cessão, a direção da Emasa informou que prepara um Plano de Demissão Voluntária. A proposta ainda está em fase de estudos, mas a gestão municipal quer oferecer vantagens a quem optar pelo desligamento. A medida deve alcançar parte do quadro de concursados que não será absorvida pela Embasa.
Hoje, a Emasa mantém 230 servidores efetivos em setores administrativos, de campo, atendimento e projetos. A empresa afirma que todo o processo de migração será feito com diálogo e acompanhamento das equipes, para garantir segurança aos trabalhadores durante a mudança.
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