MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 29 de novembro de 2025

COLUNA MALHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 29/11/2025

 

Um bando de traíras no UB

A gente não entende por que o prefeito de Ilhéus, Valderico II, que é da oposição ao PT, apoia a reeleição de Leur Lomanto Jr que, apesar de ser do União Brasil, claramente está do lado de Lula. No placar dos traíras, ele tem registro de votar 71% das vezes com o regime de Ludrão. Não é o único traíra no UB. Tem ainda Paulo Azia, José Arrocha, Artur Mala, Elmar Falecimento e Dal Barrento.

Devem ser "oposição trans"

Na prática, todos os deputados federais do União Brasil votam com o governo. De toda a bancada baiana, somente dois votam consistentemente com a oposição, com os patriotas: Roberta Roma e Capitão Alden, ambos do PL. Não é problema os deputados do União Brasil votarem com o PT. O problema é ter a cara de pau de dizer que são de oposição. Não são, nunca foram. Só fingem ser.

Valorização sob encomenda

Gente ligada ao PT diz que o sinistro Rui B. Osta está por trás das pesquisas que colocam seu nome no lugar de Zeronimo para a disputa do governo em 2026. A desta semana, da Big Data, mostra Zeronimo perdendo para ACM Neto de 44% a 35%, mas quando o nome é de B. Osta, ele ganha de 43% a 42%. De quebra, a pesquisa mostra que 50% dos baianos desaprovam o desgovernador. Faz sentido...

Carreira alternativa pro capetão

pescador Demitido pela população de Itabuna, sem saber em que partido vai ficar nem quem vai apoiar, Capetão Azêdo parece aquele adolescente que completa 18 anos sem saber que curso vai escolher no vestibular. Se ele finalmente decidir por um grupo, pode tentar uma candidatura a deputado em 2026. Mas, se não der certo, pode ir pescar com o senhor da foto, que pegou um bagre no Rio Cachoeira.

Derrubando as narrativas

É espantoso que exista peixe num rio que todo mundo diz estar morto e todo político promete "recuperar". O papo furado de ambientalistas promete essa recuperação há décadas, incluindo anúncio com festa e plantação de "milhares de árvores" que sempre para na primeira. Se este pescador não tivesse sido flagrado por Geraldo Borges, a gente ia continuar achando que o rio "está morto".

Está quase ficando bom

Depois de muito tempo, até que enfim a Zona Azul de Itabuna ganhou os totens onde o motorista pode pagar o estacionamento sem ter que instalar o aplicativo guloso ou esperar sentado por uma monitora. É um avanço, mas os vereadores deviam exigir que a cobrança seja proporcional, como nos totens de Gramado/RS. Se voce fica 27 minutos, paga por 27 minutos, não uma hora.

Arma eleitoral na mão

A nova pesquisa da empresa Big Data aumenta a dor de cabeça do desgovernador Zeronimo, do Partido dos Traficantes, e faz o sinistro Rui B. Osta sorrir de orelha a orelha. Ela mostra Zeronimo levando goleada de 44 x 35 de ACM Neto e também que se ele for substituído por Rui na disputa do governo, a briga fica empatada. O povo de Rui já usa isso para pressionar pela desistência de Zeronimo.

A pergunta certa é outra

O argumento de Rui é que "só ele" pode bater ACM Neto e se Zeronimo for o candidato o PT vai "entregar o poder a Neto". Rui quer tomar o lugar de Zeronimo na chapa, o que seria inédito no PT, que usou o argumento de "direito à reeleição para quem está no cargo" nas de Wagner e do próprio Rui. Zeronimo deve pensar "logo na minha vez?" Mas devia pensar se não é Rui por trás das pesquisas.

Está jogando a toalha?

Por sinal, o desgovernador Zeronimo desconversou quando perguntado sobre a pesquisa. “Eu tenho que trabalhar. De manhã, de tarde, meio dia e de noite trabalhando," disse. Claro, quando não está passeando no exterior por nossa conta, fazendo dancinha para o Tik Tok ou postagens no Instagram. E acabou admitindo a não reeleição: "vou continuar assim até o último dia do meu governo”...

Uma inovação alaranjada

A criatividade de quem é pego com a mão onde não devia é ainda maior na Bahia. A PF fez operação para pegar uma quadrilha fraudando compra de material de construção na Prefeitura de Itacaré e lavando a grana em empresas de laranjas. Tudo no governo de Tonho de Anísio. A desculpa dele é que "adotou modelo diferente de execução de obras públicas". Pois é, diferente do que a lei permite.

O trauma da morte súbita

O finado Gelado Limões, quando era vivo, passou 40 anos no Partido dos Traficantes, mas não enxergou que estava morrendo politicamente, mesmo perdendo eleições seguidas e vendo a votação cair 3 mil votos a cada uma delas. Só sentiu a mão fria da morte quando foi humilhado e perdeu o diretório que fundou e usava como feudo. A derrota para Mané Porfírio parece ter mexido com a cabeça ele.

Da sala para o quintal

Gelado fez o impensável para qualquer petista, apoiando o candidato da oposição, ainda por cima fazendo parceria com ACM Neto, o Batman do Coringa PT. Sem respeito nem espaço no PT, sem amigos nem aliados, o enterro foi de capela vazia, mas ele não desistiu. Saiu da tumba para dizer que pode mudar para um dos puxadinhos do PT, o aloprado Psol. Vai ser candidato "reborne" em partido que não sabe nem o que é uma mulher..

Receita de vexame futuro

A ideia de Gelado é disputar uma cadeira de deputado, como quando era vivo. Deve ter esquecido que ectoplasmas não têm voto nem para vereador, quanto mais deputado. A "força" do Psol também não ajuda. O puxadinho não tem nenhum deputado estadual nem federal na Bahia. É juntar o nada com coisa alguma. Mas Gelado diz que está "avaliando com os amigos". Todos os três?

Tirando o sono da galera

obra ponte Na semana passada a gente se perguntava como vai ser quando as águas do Rio Cachoeira cobrirem a obra da nova ponte no Conceição. Deus resolveu dar uma dica sem exagerar muito. Subiu um pouquinho o nível do riio, fazendo ele transbordar na represa. Foi o suficiente para espantar os operários, com a água já passando por cima da barreira que fizeram e cercando os pilares. Imagine se subir mais...

Previsão feita em Nárnia

Uma pesquisa do IBGE, (aquele que desenhou o mapa mundi de cabeça para baixo) diz que, na Bahia, pessoas de 60 anos têm esperança de viver mais 22,9 anos, em média. Ou seja, até quase 83 anos. No estado mais perigoso do país, onde 6 mil são assassinados por ano... O IBGE devia avisar que essa previsão é para quem não entra em bairros dominados por facções ou não leva bala perdida nos tiroteios diários.

Tem cupim nessa madeira

Não se sabe se é uma direita burra ou uma esquerda esperta, mas uma delas está por trás de dois movimentos que não fazem sentido. Um é convencer Tarcísio de Freitas a não concorrer à uma reeleição garantida, e de goleada, para disputar a presidência. Outro é convencer ACM Neto a ser vice de Tarcísio, abandonando uma disputa que lidera e cresce a cada dia, contra um Zeronimo definhando.

Essa fumaça vai ter fogo

A falta de sustança da candidatura de Zeronimo é tão flagrante que pipocam boatos de substitutos. Já falaram em Jaques Waguinho, em Rui B. Osta e agora até Otto "fake ortopedista" Além Mar. O senador teve que aparecer na midia para desmentir que vai abandonar o grupo do PT para ser candidato separado ao governo. Por enquanto. Porque o PSD não engole a chapa "facção única" do PT.

PSD pode repetir o PP

O argumento é de que o Partido dos Traficantes vai deixar Coroné Anjo de fora da chapa e, por isso, Otto sairia separado. Na verdade, é bem mais provável ele continuar curtindo o trabalho mole de senador por mais quatro anos, sem ninguém enchendo o saco, e emplacar o Coroné para o senado na chapa de ACM Neto. Seria o troco perfeito ao PT e uma repetição da crise que levou o PP a sair da facção em 2018.

Por enquanto no galinheiro

O Superior Tribunal de Justiça negou o pedido de soltura de Binho Galinha e sua família. Binho, Dona Galinha e o filho Pintinho vão continuar presos no galinheiro. Mas eles devem continuar recorrendo para conseguir a liberação. Se chegar no STF, com certeza serão soltos pelo ministro laxante que soltou todos os bandidos que apelaram a ele. É isso ou imitar o filme "Fuga das Galinhas".

Pintura lavável com água

faixa A secretária Sônia Fontes está revolucionando Itabuna com obras ousadas, mas às vezes é preciso tirar um tempo para cuidar do dia a dia e cobrar empreiteira incapaz. A faixa de pedestres da Beira-Rio, em frente à lateral da Praça Pastor Hélio, foi apagada pela que fez o asfalto novo e pintou setas em cima. Isso foi "outro dia", mas as setas já desapareceram. Deve ter usado giz de cera.

Ajuda nós aí, tia Sônia!

Este local sempre foi e continua sendo passagem de pedestres, inclusive com corte no canteiro e rampa para cadeirantes. Sônia podia mandar a empresa repintar a faixa de pedestre nos dois lados, mas não com giz de cera como fez antes, e sim com tinta de demarcação viária. E aproveitar para tapar os buracos da mão que vai para a Câmara, que estão perto de completar aniversário.

Tão com fome ou gordos?

O Partido dos Traficantes está fazendo uma bagunça com a narrativa da fome. O chefe da facção, o Lu 9 Dedos, disse que "acabou com a fome no Brasil" que, antes dele, tinha "200 milhões de pessoas passando fome". Então para que o tal Bahia Sem Fome? De qualquer forma, o Tribunal de Contas da Bahia revelou que essa balela não tem nem plano de trabalho. Já o IBGE diz que na Bahia do PT 40% estão famintos...

Será a primeira prefeita?

A candidatura de Gelado Limões a prefeito pelo aloprado Psol seria a repetição do Ba x Vi que deu o diretório do PT de Itabuna para Mané Porfírio. Só que desta vez os dois podem ser tratorados pela secretária Sônia Fontes. Ela vai chegar em 2028 com uma coleção de obras, prontas e inauguradas, impossível de bater. Além disso, Augusto faria história de novo, elegendo a primeira prefeita de Itabuna.

Andou aprendendo com Dilma

Zeronimo se superou na bobagem nesta semana. Ele já pediu - e as cadelinhas da Alba aprovaram - 21 empréstimos que os próximos governadores terão que pagar. Quando pediu mais um e foi criticado por endividar o estado, saiu com uma frase de perfeita imbecilidade: "o objetivo é aliviar a dívida, porque os juros sobre juros criam um débito prejudicial". Ou seja, se endivida mais para evitar... se envididar.

Regulamento para que?

O último empréstimo, de R$ 2 bilhões, só não foi aprovado porque o deputado Sandro Régis, da oposição, percebeu que os "deputados do job" do desgovernador ainda estavam almoçando (às 14h30) e pediu verificação de quórum. Não tinha e a sessão caiu. A presidente da Alba, Ivana Basta, reclamou que ele "não cumpriu o acordo". Ué, tem acordo para votar mesmo sem quórum?

Minoria mandando na casa

Não custa lembrar que a decisão de aprovar outro empréstimo de R$ 700 milhões foi tomada por apenas 14 dos 63 deputados, justamente por ninguém pedir para ver se tinha a quantidade mínima. Agora a oposição aprendeu. Os "deputados do job" vão ter que voltar correndo do almoço. E o líder da oposição, Tiago Correia, pediu ao TCE que investigue todas as operações de crédito de Zeronimo.

Histórias da política baiana


Na eleição de 2024, muita gente que não conversa com as pessoas mais simples apostou numa vitória de Pancadão da AFI sobre Augusto Castro. Uns por achar que o tabu da releição nunca seria quebrado. Outros por achar que "o povo gosta é de quem bebe pinga com ele no boteco". Outros porque Pancadão "veio da quebrada".

Todos esqueceram da mudança no eleitorado de Itabuna nos últimos 30 anos, que tabús existem para ser quebrados. E que Pancadão 'veio da quebrada' mas estudou na AFI e hoje é rico, com salário de R$ 34 mil, mordomias, carro com motorista, passagem de graça e um monte de aspones no gabinete.

Um dos iludidos perdeu R$ 20 mil apostando na vitória de Pancadão. Não perdeu mais porque não tinha mais para apostar. Um jornalista conhecido prometeu que, se Pancadão perdesse, ia desfilar de sunga laranja pela Cinquentenário. Até hoje não pagou a aposta. Não que alguém queira mesmo ver a cena...

Nenhum comentário:

Postar um comentário