JORNAL A REGIÃO
A hipocrisia da COP 30, supostamente voltada para "salvar o planeta" das emissões de CO2 (tese já derrubada por cientistas sérios), chama a atenção do mundo. Os chefes de estado viajaram para o evento cada um num jatinho, queimando toneladas de CO2. O evento tem energia mantida por 100 geradores ultra poluentes a diesel (foto).
O governo brasileiro desmatou uma área da Floresta Amazônica nativa derrubando 110 mil árvores para fazer uma avenida sem utilidade fora da COP. O mandatário Lula da Silva (PT), que prometera "ficar num barquinho de pesca", instalou sua comitiva num super iate que queima 3.600 litros de óleo diesel por dia, despejados na atmosfera.
Como se não bastasse o impacto negativo da COP 30 no meio ambiente, o evento tem sido um desastre na organização. A ponto de a ONU enviar uma carta ao governo reclamando. Já houve alagamento da área de imprensa e outras salas, falta de água nos banheiros, falta de comida e filas longas para fazer um lanche a preços absurdos.
O documento da ONU cita ainda o calor insuportável porque instalaram menos aparelhos de ar-condicionado que o necessário, dificuldades na acomodação das delegações de países pobres e, por fim, a total falta de segurança. O evento já foi invadido duas vezes por uma multidão enfurecida com o debate longe do povo.
Cerca de 150 pessoas, muitas delas indígenas, invadiram, na noite de terça-feira, o local da conferência, depois repetiram a ocupaçao na manhã de quarta-feira, com danos a equipamentos. Os policiais não conseguiram dispersar ninguém e vários saíram feridas. Um dos motivos é uma decisão recente de Lula da Silva.
Enquanto Lula da Silva prega na COP 30 "o fim do uso do petróleo", sem apontar um substituto, ele ordenou a perfuração de petróleo na Amazônia, o que enfureceu os indígenas, proibidos até de plantar em suas terras. O evento ainda teve um desfile de pessoas com fantasia de bichos "da Amazônia" que incluiu camelo e girafa.
Houve as declarações bizarras de Janja da Silva, que também tomou o lugar da ministra de Meio Ambiente e sentou no meio dos chefes de estado. Os principais governantes ignoraram a COP 30 e não apareceram. Os poucos que vieram se recusaram a embarcar no "fundo da floresta" inventado por Lula e morto na estreia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário