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sábado, 29 de novembro de 2025

G4 Valley: seis tendências para acelerar os negócios em 2026

 


Por Tailan Oliveira

O atual ambiente de negócios exige mais do que boas ideias, demanda velocidade e disciplina. Esse senso de urgência corrobora o clima de "campo de batalha", reforçando o compromisso com a performance e a execução imediata para gerar crescimento. Nesse sentido, a tecnologia é, sem dúvidas, uma forte aliada para esse salto de desenvolvimento das organizações. Não à toa, segundo um levantamento conduzido pela TNS Research, empresas que investem nesse recurso crescem, aproximadamente, 60% a mais em comparação àquelas que descartam esse mindset.

Na prática, essas companhias se tornam mais inteligentes, enxutas e adaptáveis. Com base nisso, destaco seis tendências que foram destaques no G4 Valley, maior evento de negócios:

#1 Gestão orientada a dados e em tempo real: mais do que gerar a informação, é preciso tê-la na palma da mão. Esse tem sido um fator decisivo para as organizações que, a partir de uma gestão baseada em dados, conseguem migrar de uma posição reativa para uma postura ativa e preditiva, através de análises efetivas sobre o desempenho e o cenário atual da organização.

#2 IA e automação: a Inteligência Artificial continua despontando na lista de tendências. Só em 2024, segundo a McKinsey, 72% das empresas do mundo adotaram essa tecnologia. Contudo, muito além de um discurso sobre os ganhos e funcionalidades que esse recurso oferece, as empresas precisam investir na aplicação da IA junto à automação que, na prática, se torna o principal motor de eficiência operacional e escala.

#3 Cultura de accountability: os times são peça-chave para o sucesso. Em todo processo de transformação, as pessoas são o elo central de todo o movimento. Nesse sentido, investir em uma cultura baseada em acompanhar e delegar responsabilidades de acordo com as habilidades de cada um, ajuda os membros a assumirem metas com clareza, autonomia e responsabilidade, priorizando o resultado sobre a hierarquia.

#4 Customer Centricity radical: o cliente continuará sendo o centro de tudo. Nesse sentido, é crucial conhecê-lo, entender suas preferências e criar uma jornada sem interrupções. Embora esses pontos não sejam uma novidade em si, a tecnologia atua como uma aceleradora desse processo de entendimento, ajudando a tratar a experiência do usuário como o eixo central de sobrevivência, diferenciação e crescimento orgânico do negócio.

#5 Modelos de negócios OPEX-First: maximizar o desempenho das equipes e criar um ambiente de engajamento são pilares que a liderança deverá focar, visando combinar habilidades estratégicas e comportamentais. Entre as ações que devem ser tomadas pela alta gestão estão destinar o foco na cadência e criar processos de gestão e comunicação visual, a fim de manter toda a equipe alinhada e caminhando em prol do mesmo objetivo.

#6 Liderança de alta performance: maximizar o desempenho das equipes e criar um ambiente de engajamento. Esses são pilares que a liderança deverá se atentar, visando combinar habilidades estratégicas e comportamentais. Entre ações que devem ser tomadas pela alta gestão estão destinar o foco na cadência e criar processos de gestão e comunicação visual, a fim de manter toda a equipe alinhada e caminhando em prol do mesmo objetivo.

Essas tendências apontam para organizações mais inteligentes, enxutas e adaptáveis. Isso porque, aquelas que dominarão o mercado nos próximos anos serão as que estruturarem suas operações com base em um sistema de gestão robusto, e não apenas em táticas pontuais.

Para isso, algumas estratégias-chave se tornam essenciais. A primeira, sem dúvidas, é a utilização de indicadores claros, com ritmo e previsibilidade. No entanto, essa abordagem exige uma integração total entre processos, tecnologia e pessoas, garantindo que não existam silos de informação. Ou seja, o foco deve estar na eficiência operacional, eliminando desperdícios e burocracias internas antes de buscar acelerar os negócios.

Afinal, embora a velocidade na execução seja um diferencial, o ganho de competitividade é obtido através da estruturação de processos, tecnologia e liderança para crescer com consistência, garantindo que a inovação seja aplicada diretamente ao negócio, e não fique apenas no campo do discurso.

As empresas de alta performance operam nos bastidores com o desenvolvimento de uma cultura forte antes da estratégia, um sistema de gestão que agregue na previsibilidade e a excelência operacional, garantindo a escalabilidade com processos sólidos.

Em suma, as organizações que crescem mais rápido não são as maiores, mas as mais disciplinadas e rápidas em executar o essencial. A urgência, neste contexto, significa priorizar o que precisa ser feito, eliminar burocracias e manter a empresa inteira alinhada na mesma direção para o próximo ciclo de crescimento.

Tailan Oliveira é CRO da ALFA.

Sobre a ALFA Consultoria – SAP Gold Partner
A ALFA é a consultoria SAP que mais cresce no Middle Market nos últimos 6 anos. Com mais de 180 clientes ativos no Brasil e no exterior, uma equipe de 150 especialistas e 38 prêmios de excelência da SAP, a empresa se consolidou como parceira estratégica para organizações em expansão.



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Cinthia Guimarães


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