Fabiano Oliveira, CTO da Nava, detalha desafios e soluções para gestão de custos, governança e complexidade em ambientes multinuvem.
Em um cenário de crescente complexidade tecnológica, a adoção de estratégias de multicloud — o uso simultâneo de diferentes provedores de nuvem pública — vem se destacando como uma abordagem eficiente para grandes corporações. Gigantes do mercado já aplicam esse modelo para otimizar recursos, reduzir a dependência de um único fornecedor e ampliar a resiliência operacional de suas aplicações e dados. Em vez de concentrar todas as operações em um único ambiente, as organizações distribuem suas cargas de trabalho, aproveitando os pontos fortes de cada provedor.
A estratégia multicloud permite ir além do conceito de “tudo em um só provedor”. Ela oferece a liberdade de escolher serviços distintos de cada fornecedor, explorando o que cada um tem de melhor, enquanto se mitigam os riscos de dependência tecnológica — o chamado vendor lock-in. Embora os benefícios sejam claros, o caminho até eles nem sempre é simples. A complexidade operacional, a gestão de custos e a governança são os principais desafios a serem superados.
Nesse contexto, uma gestão financeira disciplinada é fundamental. “Mover dados entre provedores pode ser caro, e a falta de uma visão unificada dos gastos em diferentes ambientes pode gerar desperdícios”, alerta Fabiano Oliveira, CTO da Nava. Para superar esse desafio, é essencial definir métricas claras de custo por carga de trabalho e implementar relatórios que permitam comparar o TCO (Total Cost of Ownership) entre as diferentes nuvens. Além disso, a governança centralizada se torna indispensável. “A gestão de múltiplos ambientes com regras, políticas de segurança e identidades distintas aumenta o risco de falhas de conformidade. Por isso o controle unificado de identidade e acesso (IAM) e ferramentas de gerenciamento de postura de segurança (CSPM) são exigências que garantem padrões consistentes entre todos os provedores”, avalia.
Tecnicamente, a complexidade operacional é alta, e a escassez de profissionais com habilidades em múltiplos ambientes é um desafio real. A integração de dados, a interoperabilidade de APIs e a observabilidade em ambientes híbridos exigem coordenação entre times e tecnologias. “Por isso, a adoção de plataformas de orquestração, padrões de interoperabilidade e ferramentas de infraestrutura como código é a melhor saída para automatizar processos e garantir consistência entre as nuvens”, orienta. Outro ponto central é garantir uma estratégia de dados bem definida.” “Afinal, a localização dos dados influencia diretamente a latência, os custos e o nível de compliance do negócio”.
Essa visão integrada de tecnologia, finanças e processos é o que define o sucesso de uma estratégia multicloud que extrapola a área de tecnologia e envolve áreas como o jurídico, finanças e o negócio, assegurando que o ecossistema multinuvem esteja alinhado à estratégia da empresa e garanta um alto nível no modelo de governança organizacional. “Isso inclui a necessidade de pensar em um roadmap de saída (exit strategy) para prever cenários de migração de cargas de trabalho desde o início do projeto, garantindo flexibilidade a longo prazo”.
A multicloud pode ser uma vantagem estratégica, e quando planejada de forma criteriosa é um caminho seguro contra a dependência de um único fornecedor. “Mas é preciso ter disciplina, um olhar amplo e a certeza de que a estratégia está alinhada à ambição do negócio. No fim do dia, a multicloud é uma escolha de negócio, e não apenas de tecnologia”, pondera o CTO da Nava.
Sobre a Nava
Com mais de 29 anos de experiência, a Nava é especializada em transformação digital, modernização tecnológica e soluções que impulsionam a eficiência e o crescimento das maiores empresas do Brasil. Especialistas em Digital Strategy, Agile Development, Data, IA, Cloud, Cibersegurança e Infraestrutura de TI, a Nava integra tecnologia de ponta em cada etapa do negócio dos clientes: do planejamento à construção e sustentação de projetos feitos sob medida, sempre com foco no sucesso e inovação. Saiba mais em https://nava.com.br
Contatos para a imprensa
Anna Mattos | (11) 94247-6804
RPMA Comunicação
Visualizar todas as imagens em alta resolução
Davi Maciel
davi.maciel@rpmacomunicacao.com.br
(11) 5501-4655
Nenhum comentário:
Postar um comentário