MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de outubro de 2025

PF investiga prefeita do PCdoB na Bahia

 

JORNAL  A  REGIÃO

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram a Operação Intercessor nesta quinta, com o objetivo de desarticular quadrilha suspeita de desviar e lavar verbas federais repassadas à Prefeitura de Poções, de 2021 a 2023. A prefeita do município do sudoeste baiano é Dona Nilda, do PCdoB.

Aliada do governador Jeronimo Sozua (PT), ela é um dos alvos das investigações, assim como o prefeito de Encruzilhada, doutor Pedrinho, também comunista. Os policiais cumpriram 25 mandados de busca e apreensão em Poções, Encruzilhada, Barreiras e Vitória da Conquista.

O ex-vice-prefeito de Poções e atual chefe de gabinete da Prefeitura, Jorge Luiz, também é investigado. A PF apurou irregularidades em contratos de terceirização de mão de obra, financiados com recursos do Fundeb, Sistema Único de Saúde e Fundo Nacional de Assistência Social. O prejuízo estimado passa de R$ 12 milhões.

Ainda conforme a Polícia Federal, a organização criminosa atuou em diversos municípios baianos, com o uso de empresas de fachada, familiares como intermediários financeiros, movimentações bancárias atípicas e ocultação patrimonial para viabilizar os desvios e a lavagem de dinheiro.

Os suspeitos podem ser condenados por organização criminosa, peculato, fraude à licitação, lavagem de dinheiro e crimes contra a legislação trabalhista.

A CGU identificou um aumento no valor pactuado em um dos contratos, em percentual acima do permitido em lei, além de pagamentos superiores aos serviços executados, ou seja, superfaturamento. O trabalho conta com a participação de 13 auditores da CGU e de 68 policiais federais.

7:36 PM  | 

Nenhum comentário:

Postar um comentário