JORNAL A REGIÃO
O Jornal das Sete, da Morena FM 98, apurou que as Prefeituras de Itabuna e Ilhéus vão trabalhar juntas para resolver o problema das baronesas, que se acumulam no trecho urbano da primeira e depois descem o Rio Cachoeira e terminam nas praias da segunda. Itabuna já tinha que cumprir uma ordem judicial.
A Justiça mandou o município retirar e dar destinação correta às baronesas. A novidade, anunciada nesta quinta-feira, é que o trabalho será feito em parceria com a cidade vizinha. O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, e o de Ilhéus, Valderico Resis Jr, se reuniram para alinhar a cooperação entre os dois municípios.
Também participaram secretários municipais das duas cidades. As tarefas serão divididas da seguinte forma. Itabuna vai fornecer o maquinário para a remoção das baronesas do rio. Já Ilhéus vai disponibilizar caminhões-caçamba para o transporte do material até o aterro sanitário, que fica entre os dois municípios.
Os dois governos também defenderam o empenho das outras nove cidades por onde passam os rios Salgado e Colônia, que se juntam para formar o Cachoeira. A necessidade da integração regional foi citada em petição do governo itabunense ao Judiciário.
No documento, a Procuradoria afirma que Itabuna e Ilhéus “não produzem nem 1% das baronesas que repousam sobre o leito das águas que passam sobre sua extensão territorial”. As plantas chegam na cidade vindo desde Ibicaraí e ficam acumuladas nos pilares da ponte do Marabá, porque eles são quadrados e servem de barreira.
Nos próximos dias, cerca de 800 toneladas de baronesas serão retiradas do leito do rio e destinadas ao aterro sanitário da CVR, sem custo para os dois municípios, que já depositam seus resíduos na área. A secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, explica que “estamos buscando uma solução emergencial".
“No verão passado, tivemos grandes prejuízos com a retirada das baronesas das praias, com impacto negativo no turismo. Essa parceria é muito importante, para sanar um problema comum e contribuir com a conservação ambiental do Rio Cachoeira," completa o secretário de Serviços Urbanos de Ilhéus, Carlos Machado.
Angélica Tomazzini, coordenadora socioambiental da CVR, destaca que “ficamos muito satisfeitos em colaborar com as prefeituras de Itabuna e Ilhéus nessa operação conjunta, oferecendo uma destinação ambientalmente adequada para as plantas, dentro dos parâmetros técnicos e legais”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário