MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Grupo ‘A Pombagem’ abre Festa Literária Quilombolarte com cortejo que transforma rua em museu vivo no sábado (26)

 

(71)993177908


Grupo ‘A Pombagem’ abre Festa Literária Quilombolarte com

cortejo que transforma rua em museu vivo no sábado (26)

Inspirado em Luiz Gama, espetáculo leva poesia marginal e arte popular

para o centro da cena em São Francisco do Conde

O coletivo de arte popular A Pombagem, nascido em Salvador, será responsável por abrir a Festa Literária Quilombolarte – Cultura e Resistência, no dia 26 de julho (sábado), em Paramirim, distrito de São Francisco do Conde (BA). O grupo apresenta o Cortejo Lítero-Cultural “O Museu é a Rua”, uma potente experiência estética que une literatura afro-diaspórica, crítica social e performance nas ruas.


Inspirado na obra Lá Vai Verso, do poeta abolicionista Luiz Gama, o cortejo propõe um olhar radicalmente vivo e ancestral sobre o fazer poético: a rua é o museu, o corpo é a página, a poesia é ato de presença. Com elementos como bonecos gigantes, pernas-de-pau, pirofagia, música e teatro popular, a intervenção ocupa o espaço urbano como território de memória, denúncia e celebração.


“Recebemos com muita alegria a proposta de participarmos da Feira Literária Quilombolarte. Vejo esse convite como uma oportunidade de intercâmbio ancestral e de conexão com as nossas raízes afroindígenas, o que potencializa mais ainda a força do nosso trabalho lítero-cultural”, compartilhou Fabricio Brito, Diretor do Grupo de Arte Popular A Pombagem.


Com o tema Cultura e Resistência, a Festa Literária Quilombolarte será realizada nos dias 26 e 27 de julho, das 9h às 17h, em Paramirim, São Francisco do Conde. Gratuita e aberta ao público, a programação reúne mais de 30 atividades, valorizando a literatura, a cultura afro-brasileira e os saberes quilombolas.


Entre os destaques, estão confirmadas as participações de Tia Má, Olívia Santana, Paula Brito, Luana Souza e do grupo A Pombagem. A programação inclui oficinas de abayomis, máscaras africanas, grafite e rendeiras de Saubara, além de um espaço infantil com contação de histórias, teatro de bonecos e pintura facial.


O evento também contará com feira de livros, editoras independentes, projetos de leitura comunitária, apresentações de capoeira, dança, saraus de poesia, além da unidade móvel da SEPROMI, promovendo ações de cidadania e igualdade racial.


A Quilombolarte é uma realização do Instituto Diamantes, com apoio da Fundação Pedro Calmon e do Governo do Estado da Bahia. A expectativa é de reunir mais de 5 mil pessoas, entre estudantes, artistas, educadores, movimentos sociais e famílias da região.


Serviço

Festa Literária Quilombolarte – Cultura e Resistência

Paramirim – São Francisco do Conde (BA)

26 e 27 de julho de 2025

Das 9h às 17h

Evento gratuito e aberto ao público

Abertura com o Cortejo Lítero-Cultural “O Museu é a Rua”, do grupo A Pombagem


ASSESSORIA | INFORMAÇÕES | ENTREVISTAS

Caroline Vilas Bôas

E-mail: contato@carolinevilasboas.com.br

WhatsApp e ligações: +55 (71) 99317-7908

Apenas WhatsApp: +55 (71) 9969-0342 | +55 (11) 9145-4041

Instagram: @acarolinevilasboas

Site: www.carolinevilasboas.com.br


Se

Nenhum comentário:

Postar um comentário