Pagamentos digitais e inteligência artificial estarão ainda mais presentes no cotidiano dos comerciantes.
Imagem: Freepik
Em
2025, o varejo enfrentará um novo capítulo; as tecnologias emergentes,
os consumidores cada vez mais exigentes e a busca incessante por
eficiência continuarão redefinindo o mercado, enquanto a Reforma
Tributária exigirá adaptações. Essas tendências e mudanças têm impacto
direto sobre a operação e gestão de recursos, mas também são
especialmente importantes para reinventar as estratégias de conexão
entre empresas, clientes e parceiros.
“O
setor continuará desafiado a equilibrar inovação tecnológica e gestão
eficiente. As empresas que melhor se adaptarem estarão assegurando seu
lugar no mercado e redefinindo o sucesso”, comenta Zoltan Schwab, executivo da vhsys, empresa de tecnologia especializada em soluções de gestão empresarial online.
Uma das principais tendências será a consolidação dos pagamentos digitais.
Com o avanço da tecnologia, carteiras digitais, pagamentos por
aproximação (NFC) e criptomoedas estarão ainda mais presentes no dia a
dia do consumidor. A integração dessas ferramentas com superapps —
plataformas que reúnem diversos serviços, como compras, soluções
financeiras e troca de mensagens — permitirá aos varejistas oferecer uma
experiência de compra mais fluida, centralizando transações, programas
de fidelidade e opções de crédito em uma única plataforma.
Paralelamente, a inteligência artificial (IA)
terá um papel estratégico na gestão financeira do varejo, ajudando a
prever demandas, otimizar estoques e ajustar preços dinamicamente. “Por
ser capaz de analisar o comportamento do consumidor e identificar
padrões de compra, a IA aumenta lucros, reduz desperdícios e fornece
insights para decisões estratégicas. Enquanto isso, algoritmos avançados
aprimoram a segurança ao prevenir fraudes em tempo real”, destaca
Zoltan.
Com
a chegada da Reforma Tributária, que entrará em vigor a partir de 2026,
as empresas varejistas têm em 2025 uma janela estratégica para se
preparar. Ferramentas tecnológicas como sistemas de ERPs e o uso da IA
ajudarão na complexidade das mudanças, facilitando as transições ao
automatizar cálculos, integrar dados fiscais em tempo real e aprimorar
processos operacionais. Como resultado, as organizações poderão reduzir
custos, minimizar erros, além de melhorar a tomada de decisões
estratégicas.
Com a expansão do varejo omnichannel,
também será necessária uma revisão completa da gestão de fluxo de caixa
e alocação de recursos dos negócios. A integração entre canais online e
offline exigirá que as empresas acompanhem de forma mais precisa a
movimentação financeira, ajustando rapidamente suas estratégias conforme
a demanda. Ferramentas que unifiquem essas operações e automatizem
processos serão essenciais para manter a competitividade e garantir uma
operação eficiente.
Por fim, uma tendência emergente será a educação financeira voltada ao consumidor.
Com o aumento das opções de crédito online e financiamento, facilitados
pela análise das IAs, os varejistas terão a oportunidade de se
posicionar como aliados na gestão financeira dos clientes. “Oferecer
conteúdos educativos, dicas de planejamento e ferramentas que auxiliem
no controle de gastos será uma forma de agregar valor à experiência de
compra e construir uma base de clientes mais fiel e consciente”,
finaliza Zoltan.
Sobre a vhsys
A
vhsys é uma empresa de tecnologia especializada em soluções de gestão
empresarial online, direcionadas para micro e pequenos negócios. No
mercado desde 2011, a vhsys já ajudou a simplificar a gestão de milhares
de empresas, com mais de 22 milhões de notas fiscais emitidas e R$ 60
bilhões movimentados, tudo por meio do sistema.
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