MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 19 de janeiro de 2025

Dia Internacional da Educação – 24 de janeiro

 

Você


Ensino integrado de Educação Ambiental estimula reflexão e visão crítica dos estudantes sobre a conservação do meio ambiente

Temática integra as competências da BNCC, com abordagem interdisciplinar em todos os níveis e modalidades do processo educativo

A proximidade com o meio ambiente e a compreensão sobre a sua relevância despertam uma visão crítica sobre a temática ambiental e senso de pertencimento que ajudam a fortalecer a responsabilidade de conservá-lo e protegê-lo. Nesse sentido, em um momento em que eventos climáticos extremos atingem recorrentemente o Brasil e diferentes partes do mundo, é fundamental formar uma nova geração conectada com a natureza e consciente de sua importância. Crianças e adolescentes precisam entender a relação existente entre um planeta em equilíbrio e eventos climáticos extremos, como enchentes, ondas de calor, aquecimento do oceano, incêndios, assim como a necessidade de termos cada vez mais Soluções Baseadas na Natureza no dia a dia.

A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da Educação Nacional. O ensino nas escolas é previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como competência que deve ir além de Ciências e ser abordada de forma interdisciplinar em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal. Ela é primordial para ajudar a sensibilizar e conscientizar estudantes, a fim de formar agentes transformadores e protetores de um planeta mais sustentável para todos. Portanto, em 24 de janeiro, ocasião em que é celebrado o Dia Internacional da Educação, e que simboliza o compromisso com o desenvolvimento da educação, falar sobre seu viés ambiental torna-se indispensável.

Segundo Alexander Turra, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), professor titular do Instituto Oceanográfico da USP e responsável pela Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, a Educação Ambiental é uma temática que vem amadurecendo desde o final do século 20 como um instrumento importante e relevante na busca de uma reconexão das pessoas com a natureza e vice-versa, já que há uma relação indissociável entre elas. A natureza tem papel essencial no bem-estar da sociedade. E o aprendizado e a prática da Educação Ambiental, por meio do ensino fora ou dentro da escola, tem aspecto fundamental como alicerce na construção do futuro que teremos.

“Na medida em que foi sendo compreendida e experimentada, a Educação Ambiental demonstrou ter diferentes vertentes que, em conjunto, criam uma possibilidade bastante abrangente de diálogo com a natureza e de promoção da transformação da relação entre a sociedade com ela. Então, é fundamental que essa abordagem esteja na base de qualquer processo educativo, uma vez que diz respeito à nossa relação com nós mesmos, com o nosso passado, com o nosso presente e com o nosso futuro. É um tema essencial para ser trabalhado tanto no ambiente escolar quanto fora dele”, afirma Turra.


O eu, o outro, o nós e o planeta


O professor acrescenta que a motivação para trabalhar a temática ambiental é variada. A vertente conservacionista busca aproximar as pessoas da natureza para que compreendam a importância do ambiente protegido e busquem sua preservação. Já a vertente crítica, trabalha com uma visão mais integrada entre ambiente e sociedade, buscando identificar as raízes dos problemas ambientais – que também são sociais.

“É fundamental que os problemas ambientais sejam entendidos enquanto mazelas derivadas das escolhas e atitudes da sociedade, que acabam impactando a própria sociedade. Assim, estamos pensando não só a questão da natureza, mas o bem-estar social. A abordagem apropriada para trabalhar essas questões e promover a mudança é efetivamente trazer para a discussão aspectos críticos e complexos que vão levar a um entendimento, a uma leitura madura do sistema socioecológico, a ponto de fazer as pessoas assumirem posturas e atitudes e realizarem ações que promovam mudanças, na escala que elas conseguem. Com isso, formamos agentes de transformação da sociedade, da própria realidade e do sistema socioecológico como um todo”, aponta Turra.

 

Como trabalhar temas da atualidade em sala de aula


Todos os temas cotidianos relacionados à Educação Ambiental com aderência à vida das pessoas, fazendo com que cada um se veja pertencente dessa realidade e tenha motivações para mudá-la, podem e devem ser trabalhados em sala de aula. Entre eles, vale destacar a adaptação às mudanças climáticas, as Soluções Baseadas na Natureza, e a cultura oceânica.

De acordo com Turra, é necessário que as pessoas entendam a importância do oceano em suas vidas e suas responsabilidades na qualidade desse ambiente. “A cultura oceânica faz parte de uma discussão mais abrangente sobre a relação da sociedade com a natureza. Mas, no caso do oceano, essa relação é pouco compreendida. É preciso que as pessoas vejam as conexões que têm com o oceano, ainda que vivam distante dele. No ar que respiramos, na comida que ingerimos, na poluição que geramos e que pelos rios chega ao oceano. Direta ou indiretamente, essas relações acontecem.”

Já as Soluções Baseadas na Natureza mostram que desafios ambientais contemporâneos podem ser superados com a proteção da própria natureza. Exemplos desse conceito são a proteção de margens e cursos de rios para evitar alagamentos e enchentes; a criação de jardins de chuva em ambientes urbanos para aumentar a capacidade de infiltração do solo ou a arborização de ruas para amenizar o calor em dias quentes. Há vários tipos de Soluções Baseadas na Natureza que podem ser usados em diferentes realidades. São ferramentas de estudo e trabalho para as novas e futuras gerações.

Coleção Meu Ambiente

Nesse contexto, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza recorre à Educação Ambiental para sensibilizar a sociedade sobre a importância da proteção das áreas naturais e da preservação do planeta. Com o propósito de auxiliar o processo de conexão de crianças e jovens com a natureza e tratar da importância da sua conservação para o bem-estar social, a instituição disponibiliza em seu site, de forma gratuita, a coleção Meu Ambiente, composta de 18 volumes (nove exemplares para professores e nove para estudantes) em formato digital. Para acessar, clique aqui.


“Com a coleção Meu Ambiente, encontramos uma forma de estimular e facilitar o uso de temas ambientais pelos educadores e aproximar a natureza de crianças e jovens. Cada volume aborda um tema e é voltado para uma série do Ensino Fundamental. Os livros do volume 7, por exemplo, retratam as mudanças climáticas para estudantes e professores do 7º ano. Vale lembrar que a natureza está mais perto do que se imagina; basta olhar ao redor”, fala o gerente-sênior de Engajamento, Comunicação e Relações Institucionais da Fundação Grupo Boticário, Omar Rodrigues.

Desenvolvida com a coordenação pedagógica do Sistema Educacional Família e Escola (Sefe), a coleção pode contribuir para o desenvolvimento de competências da BNCC, como o exercício da curiosidade intelectual e abordagem própria das ciências para investigar causas, elaborar hipóteses, resolver problemas e criar soluções. Os exemplares trazem conteúdos paradidáticos, com referencial teórico e propostas de atividades, desenvolvidos para professores do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). Os temas que intitulam as obras são atuais e presentes nas discussões cotidianas, como Ecossistema Marinho, Água e Conservação da Natureza.

Ainda diante das competências da BNCC, o material pode ser usado para que os alunos construam argumentações com base em fatos, dados e informações confiáveis na defesa dos direitos humanos, da consciência socioambiental e do consumo responsável.

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com mais de 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para conservar o patrimônio natural brasileiro. Com foco na adaptação da sociedade às mudanças climáticas, especialmente em relação à segurança hídrica e à proteção costeira, a instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada em todos os setores. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, considera que a natureza é a base para o desenvolvimento social e econômico do país. Sem fins lucrativos e mantida pelo Grupo Boticário, a Fundação Grupo Boticário contribui para que diferentes atores estejam mobilizados em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou mais de 1.700 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas reservas privadas na Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil pelo desmatamento –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com 1,4 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A instituição é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador e presidente do Conselho do Grupo Boticário, criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. | www.fundacaogrupoboticario.org.br | @fundacaogrupoboticario (Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube, TikTok).

 

Sobre a Rede de Especialistas em Conservação da Natureza

A Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) reúne cerca de 80 profissionais de todas as regiões do Brasil e alguns do exterior que trazem ao trabalho que desenvolvem a importância da conservação da natureza e da proteção da biodiversidade. São juristas, urbanistas, biólogos, engenheiros, ambientalistas, cientistas, professores universitários – de referência nacional e internacional – que se voluntariaram para serem porta-vozes da natureza, dando entrevistas, trazendo novas perspectivas, gerando conteúdo e enriquecendo informações de reportagens das mais diversas editorias. Criada em 2014, a Rede é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Os pronunciamentos e artigos dos membros da Rede refletem exclusivamente a opinião dos respectivos autores. Acesse o Guia de Fontes em www.fundacaogrupoboticario.org.br

Informações para a imprensa

Tamer Comunicação

Luciano Fontes – 11 3031-2388 - ramal 225 – 11 98259-7250 (luciano.fontes@tamer.com.br)

Jessica Orlandi – 11 3031-2388 - ramal 247 – 11 94298-2878 (jessica.orlandi@tamer.com.br)

Direção de Núcleo:

Ana Claudia Bellintane – 11 3031-2388 - ramal 238 – 11 99849-5628 (anaclaudia@tamer.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário