MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 26 de março de 2024

Podcast ‘Missão Desenvolvimento’, produzido pela AFBNDES, chega ao 100º episódio

 

Podcast ‘Missão Desenvolvimento’, produzido pela AFBNDES, chega ao 100º episódio

Programa especial vai ao nesta quarta-feira (27) e tem a participação do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante

RIO DE JANEIRO (RJ) — O que temos para aprender com a história do desenvolvimento brasileiro? Como esta história se relaciona com os países vizinhos na América Latina? O que podemos aprender com o impressionante desenvolvimento econômico de países asiáticos, em particular com o desenvolvimento da China? Estas e outras reflexões integram temas abordados pelo podcast Missão Desenvolvimento desde março de 2021, quando foi ao ar pela primeira vez a partir de uma iniciativa da Associação dos Funcionários do BNDES (AFBNDES), com apresentação do economista Paulo Gala. Nesta quarta-feira (27) vai ao ar uma edição especial alusiva ao 100º episódio do programa, que contará com a participação do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e do presidente da AFBNDES, o também economista Arthur Koblitz.

Na entrevista, Mercadante reforça a relevância do papel do BNDES para o desenvolvimento do país e, para isso, destaca a importância da aprovação imediata de um projeto de lei em trâmite no Congresso Nacional, que prevê mais recursos para o banco, como, por exemplo, os do Fundo Clima. O presidente do BNDES também declarou no podcast que pretende conduzir o BNDES para uma participação no PIB de 2% (patamar de 2008/09), dobrando, portanto, o tamanho do banco em quatro anos.

A concepção de que o BNDES “prejudica” o mercado de capitais também é refutada por Mercadante, que cita, como exemplo, o caso “Lojas Americanas”, que paralisou o mercado de crédito, com os bancos perdendo aproximadamente R$ 23 bilhões. Na contramão do medo, o BNDES movimentou-se para manter o crédito ativo ao mercado. “O BNDES estruturou a maior debênture de estrutura da história do banco e a segunda maior de bancos da história do BNDES. Fizemos duas emissões muito fortes e o mercado voltou, por exemplo, para as debêntures incentivadas e aí depois voltou para o resto, ajudando a fortalecer o mercado de capitais”, enfatiza Mercadante durante entrevista com Koblitz.

Mercadante exalta o funcionalismo do BNDES e diz não haver em nenhuma outra instituição no país tantos mestres e doutores reunidos e profissionais e técnicos qualificados. Segundo o presidente do BNDES, o banco está empenhado na realização de um concurso público para renovação do quadro. “Queremos novos servidores para dar continuidade a esta bela história. Futuros associados da AFBNDES”, afirma Mercadante. A previsão é de que o concurso seja realizado no segundo semestre deste ano.

Desde o primeiro episódio, o podcast Missão e Desenvolvimento tem tido como principal motivação focar em estratégias de desenvolvimento que busquem um projeto nacional. “O Brasil é um país altamente desigual, mas também um país que ficou para trás. Nesse sentido, o podcast Missão Desenvolvimento visa contribuir para que o debate público avance na direção de duas frentes: na defesa da justiça social e na retomada de uma economia dinâmica, geradora de oportunidade e prosperidade. Uma economia que valoriza seus recursos naturais e não induz uma exploração imediatista”, ressaltam os integrantes do conselho editorial do programa.

Ao longo dos episódios, o podcast tem discutido o desenvolvimento econômico com a perspectiva de missão: “A gente quer destacar que o desenvolvimento econômico, em seu sentido mais amplo, envolve questões sociais e ambientais, e requer muito mais do que uma simples ação do mercado. É uma missão que envolve a sociedade como um todo”, diz o apresentador Paulo Gala.

O podcast tem abordado experiências do Brasil, América Latina e do mundo, “pois não dá para pensar o desenvolvimento brasileiro fora do contexto latino-americano e mundial”, destaca Gala. Outra perspectiva relevante é mostrar “a importância da ação do Estado articulando a iniciativa privada, ou seja, como facilitador do desenvolvimento econômico, como força necessária para que a missão do desenvolvimento seja bem-sucedida”.

O nome do podcast e o próprio roteiro dos episódios são inspirados no livro da economista italiana Mariana Mazzucato, “Missão Economia – Um Guia para Mudar o Capitalismo”. “Na verdade, em livro anterior, ‘O Estado Empreendedor’, Mazzucato teve uma grande sacada: ela pegou o lado keynesiano da importância das políticas públicas do Estado, especialmente em momentos de crise, para ajudar a iniciativa privada a sair do buraco, e juntou com a questão do Schumpeter, de inovação e de empreendedorismo. É o Estado que realmente empreende. Foi o Estado empreendedor brasileiro, por exemplo, que fez a Embraer, claro que com o auxílio da iniciativa privada, mas quem articulou, quem liderou a missão, foi o Estado brasileiro”, explica Paulo Gala.

“O conceito de missão desenvolvimento está muito em voga no debate mundial, depois dos trabalhos da Mariana Mazzucato, que ganharam muito destaque com essa ideia do papel dos governos para liderar missões de transformação ambiental, energética, de sustentabilidade e metas sociais. Então, se a gente olhar o que está acontecendo na Europa, nos Estados Unidos, na China, todos os governos estão engajados em missões desenvolvimento; e o legal do nosso podcast é que ele traz isso para a realidade brasileira e mostra casos concretos de missões que já foram desenvolvidas ou que estão sendo desenvolvidas no Brasil e tem como um dos líderes desse processo o próprio BNDES. O nosso programa mostra isso na prática, conversando com empresários, técnicos do banco, funcionários públicos de vários órgãos e todo o ecossistema de promoção do desenvolvimento em nosso país, especialmente com foco na questão energética, climática, de sustentabilidade. Nosso podcast é um exemplo prático de como se faz isso no Brasil”, resume Paulo Gala. 


Serviço – O programa especial será gravado nesta sexta-feira (23), às 15h, no Edifício de Serviços do BNDES no Rio de Janeiro (Av. Chile 100, subsolo 1, Auditório Reginaldo Treiger) e estará disponível no final de março em todas as plataformas de streaming, no site do podcast e em seu canal no YouTube.

Acompanhe a programação do podcast Missão Desenvolvimento também no Instagram.




Sobre a AFBNDES  ícone O linkedin Livre de Social Media Icons  


A Associação dos Funcionários do BNDES (AFBNDES), fundada em 1954, é uma entidade civil sem fins lucrativos que tem como objetivo principal congregar os funcionários do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. Ao longo de sua existência, a AFBNDES tem se caracterizado pela defesa dos interesses de seus associados e do papel do Banco como agente fortalecedor da economia brasileira, vital para o processo de desenvolvimento econômico e social do País.


Sobre a Ketchum/JCM Comunicação


Há oito anos no mercado carioca, a Ketchum JCM é a afiliada exclusiva da Ketchum desde 2014. Especializada em relações públicas, mídias sociais, assessoria de imprensa, eventos e comunicação corporativa, a agência teve em seu portfólio o atendimento de grandes clientes como a Windsor Hoteis, Brasil Kirin, Universidade Veiga de Almeida, Queiroz Galvão (Petróleo), Fundação do Câncer. Atualmente realiza a assessoria de imprensa da Associação dos Funcionários do BNDES (AFBNDES).

Assessoria de Imprensa da AFBNDES

Ketchum/JCM Comunicação

André Felipe de Lima - a.felipe.lima@jcmcom.com.br - (21) 98137-5768

Taianne Coelho - taiannec.vitorino@jcmcom.com.br - (21) 99555-3978

Nenhum comentário:

Postar um comentário