MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 27 de março de 2024

Geoparque ganha novo impulso com convênio firmado entre Sebrae Minas e Prefeitura de Uberaba

 

Geoparque ganha novo impulso com convênio firmado entre Sebrae Minas e Prefeitura de Uberaba

Capacitações gerenciais, construção do city branding e ações para o desenvolvimento turístico da região estão entre as iniciativas previstas para 2024


 

O ‘Geoparque Uberaba: Terra de Gigantes’, no Triângulo Mineiro, é o sexto no país e o primeiro da região Sudeste a receber reconhecimento internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Após a oficialização da chancela, nesta quarta-feira (27/3), o Sebrae Minas e a Prefeitura de Uberaba assinaram convênio para potencializar e promover iniciativas que impulsionem o turismo, a valorização da identidade regional e o desenvolvimento econômico local sustentável.


O nome ‘Terra de Gigantes” é uma alusão às três principais identidades históricas e culturais uberabenses, relacionadas ao patrimônio geológico – por abrigar fósseis de dinossauros -, ao potencial agropecuário – Uberaba é reconhecida como capital mundial da raça Zebu -, e por ser a cidade onde viveu o médium Chico Xavier.


A certificação da Unesco insere Uberaba na rede de geoparques no mundo, territórios que têm sua história e cultura preservadas e utilizadas de forma sustentável para gerar desenvolvimento econômico e social. São locais propícios para estudos científicos, educação ambiental e turismo responsável, contribuindo para o crescimento socioeconômico e a preservação do patrimônio natural e cultural. “A chancela vai facilitar a captação de recursos e incrementos essenciais para aumentar o fluxo de turistas na região, impulsionando setores como o comércio e serviços. É um marco importante para a região, mas que demanda ainda mais união de esforços para dar sequência ao desenvolvimento sustentável do território”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

As ações incluídas no convênio estão previstas para acontecer até o final de 2024. Entre as iniciativas está a realização de capacitações gerenciais para artesãos, produtores rurais e pequenas empresas, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento oferecido aos turistas. Haverá ainda iniciativas voltadas para o fortalecimento da governança, por meio do apoio à Associação Geoparque Uberaba, articulação de novas parcerias públicas e privadas, e a troca de experiências e boas práticas com outros geoparques brasileiros, como o de Araripe, durante missão técnica ao Ceará.


O convênio também prevê esforços para a realização da 4ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba e do Seminário de Turismo, Cultura e Gastronomia. Além disso, será criada uma estratégia de promoção do geoparque por meio do city branding. “Vamos construir uma marca que identifica e promove atributos singulares do município, criando um senso de pertencimento da população, fomentando novos investimentos, e atraindo mais visitantes e investidores para a cidade”, destaca Marcelo Silva.


A parceria inclui ainda consultorias para a estruturação, mapeamento, criação e qualificação de novos produtos e experiências da Rota Turística Caminhos do Geoparque de Uberaba, que será lançada, este ano, em parceria com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). “A intenção é proporcionar aos visitantes experiências científicas, educativas e culturais verdadeiramente únicas. Não será apenas um local de lazer, mas também de aprendizado e conexão com a natureza e a história da região”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.

Retrospectiva

A conquista da chancela de Geoparque Global da Unesco requer um longo processo, que envolve a participação de pesquisadores, autoridades e comunidades locais e regionais. Em Uberaba, desde 2018 o Sebrae Minas tem se unido a parceiros locais – Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Prefeitura de Uberaba e Associação Geoparque Uberaba – em um esforço contínuo para consolidar o reconhecimento do patrimônio geológico, cultural e histórico do território. 

A prefeita Elisa Araújo destaca a parceria com o Sebrae Minas para a melhoria do atrativo turístico na região. “Essa chancela representa um grande passo para o desenvolvimento da nossa cultura, história, preservação do meio ambiente, contribuindo para novas oportunidades de emprego e renda para nosso povo. Vamos atrair investidores com o objetivo de fomentar os destinos turísticos de nossa cidade. E o convênio com o Sebrae Minas será fundamental para nossa preparação para o receptivo turístico. Podemos ter condições de ser projetado para eixos de potencialidades que vão colocar Uberaba no ramo do desenvolvimento”.


O planejamento estratégico das ações foi elaborado por uma consultoria especializada, que norteou o andamento dos trabalhos e a criação dos grupos temáticos: geologia e geoconservação, gestão, geoturismo, patrimônio cultural, patrimônio natural, comunicação, educação ambiental e desenvolvimento econômico sustentável.


Por meio desse trabalho também foi proposto um modelo de governança para a criação da Associação Geoparque Uberaba, que reúne 34 associados entre empresários, representantes de instituições públicas e privadas, lideranças e sociedade civil. Com a formação da governança, foram realizadas duas missões técnicas aos geoparques de Seridó, no Rio Grande do Norte (2022), e de Arouca, em Portugal (2023), propiciando a troca de experiências, principalmente relacionadas às boas práticas na gestão do geoparque. 


Foram oferecidas, ainda, capacitações em gestão e design para os artesãos, além de orientações sobre precificação, comercialização e Procedimento Operacional Padrão (OPO) para meios de hospedagens locais. Além disso, foi criado um selo de identidade dos geoprodutos feitos no território, como: cachaça, doces e souvenires.


Em 2022, o Sebrae Minas participou da elaboração do dossiê do projeto ‘Geoparque Uberaba: Terra de Gigantes’. Em 2023, uma comitiva de avaliadores da Unesco visitou o município e conferiu a documentação do dossiê. O projeto foi apresentado na Conferência Internacional sobre Geoparques Mundiais da Unesco, em Marrakech, no Marrocos. Na ocasião, Uberaba teve sua candidatura a “Aspirante Geoparque” aceita por unanimidade pelo Conselho da Rede Global de Geoparques.


Com a divulgação da chancela, Uberaba passa a se juntar aos geoparques brasileiros de Araripe (CE), Seridó (RN), Caminhos dos Cânions do Sul (RS e SC), Quarta Colônia e Caçapava (RS), elevando o país a um patamar de destaque internacional no que diz respeito à conservação e valorização de seu patrimônio geológico e cultural.



Crédito das fotos: Prefeitura de Uberaba/Divulgação


 

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

Simone Guedes – (31) 3379-9275 / 9276 /9271

imprensa@sebraemg.com.br



Todos os direitos reservados

Sebrae Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário