MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 26 de março de 2024

Estudante universitária recolhe materiais recicláveis para pagar estudos e ajudar família

 



Apaixonada pelo Agro, Ana Luiza já se destaca na área e inspira a todos pela força e dedicação que possui

Aos 25 anos, Ana Luiza conseguiu realizar o grande sonho de ingressar em uma Universidade para cursar Zootecnia. A conquista aconteceu após muito esforço da jovem, que recolhe materiais recicláveis desde os 17 anos para ajudar nas despesas de casa e cursar uma graduação. Empenhada nos estudos e comunicativa, Ana Luiza ainda compartilha a rotina que possui com os seguidores na plataforma Youtube.

A iniciativa de trabalhar com materiais recicláveis surgiu quando a mãe de Ana Luiza ficou incapacitada de trabalhar, devido à uma doença reumatológica, a Fibromialgia. Ana Luiza tinha apenas 15 anos quando a mãe recebeu o diagnóstico e, desde então, as dificuldades financeiras se tornaram constantes. “Passamos por muita dificuldade desde o meu nascimento, principalmente quando minha mãe adoeceu. Lidávamos com a falta de alimentos e tínhamos que nos esforçar para conseguir. Aqui em casa, nunca tivemos luxos, especialmente em relação às roupas. A maioria das minhas roupas é ganhada de patroas da minha tia ou da minha mãe, e algumas poucas coisas que compramos. Inclusive, meu primeiro computador, o qual ainda uso, foi um presente delas. Se não fosse por elas, talvez eu nem teria um computador para estudar hoje”, conta.

Após o colegial, aos 17 anos, Ana Luiza passou a ajudar nas despesas de casa e a pensar em alternativas para conseguir custear a tão sonhada graduação. A renda vem de um trabalho árduo de recolher, separar e vender materiais recicláveis. Mesmo diante das dificuldades, Ana Luiza não desistiu de seguir seus objetivos acadêmicos. Em 2022, deu início ao curso de Zootecnia EAD pela Universidade do Agro, da Uniube, a porta de entrada para o universo do Agronegócio tão almejado pela jovem.

“Eu sou muito grata à oportunidade que estou tendo no momento por estar fazendo um curso superior, e a Zootecnia foi minha porta de entrada no mundo do Agronegócio. Já havia tentado fazer outros cursos como Medicina Veterinária, mas não conseguiria custear. Na verdade, a Universidade do Agro tem sido incrível na minha vida, sempre falo para nunca desistirem dos seus sonhos, independente do que está passando ou do que aconteceu em sua vida, tenha força, garra para continuar”.

E a mãe de Ana Luiza sempre priorizou os estudos da filha. Estudando em escola pública, ela não perdia uma aula sequer. “Quando eu tinha 15 anos e minha mãe passou pela crise da Fibromialgia, minha tia que me ajudava a ir para escola. Ela me dava o dinheiro da passagem, que na época era R$3, eu mentia tanto para a minha mãe quanto para a minha tia que estava indo de ônibus, quando na verdade, pegava aquele valor de ida e volta e no fim do dia, eu comprava um iogurte ou pães, alguma coisa para que eu e minha mãe nos alimentássemos. Foi uma fase muito complicada, afinal, abríamos a geladeira e encontrávamos apenas uma garrafa de água. Era muito difícil, por mais que minha tia trabalhava, ela tinha as coisas dela para pagar, e com isso, não sobrava para nos alimentarmos da melhor forma possível”, conta.

“Nunca podemos desistir dos nossos sonhos, olhando a Ana Luiza de um tempo atrás, pensaria que nunca iria conseguir ser nada nessa vida, mas acredito que tudo que fazemos com amor e dedicação, quando corremos atrás, independente da situação que estamos passando, conseguimos! Sou muito grata por tudo que estou conquistando”, exalta.

A Universidade

A história da aluna ficou conhecida por todos na Universidade, a partir da participação dela em um concurso da Instituição. Pelo excelente desempenho acadêmico, foi selecionada e participou de um Congresso, custeado pela Universidade em outubro de 2023.

“Sempre tive o sonho de estudar, e olhando a Ana Luiza de anos atrás, não imaginaria que conseguiria entrar em uma Universidade, e a Universidade do Agro tem desempenhado um papel incrível na minha vida. Pude realizar outro sonho quando participei do congresso em São Paulo. Foi uma experiência marcante, me lembro do dia em que me inscrevi, pensando: 'Isso parece impossível, muitas alunas vão se cadastrar e querer participar'. Mas quando o professor Fabrício Pelizer entrou em contato e anunciou que fui selecionada para o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, eu mal pude acreditar. Estar lá foi uma das maiores realizações da minha vida acadêmica. Conheci pessoas incríveis. Quando entrei e vi aquele lugar grandioso e sofisticado, lembro-me de pensar: 'Meu Deus, estou aqui! Como o Senhor é maravilhoso e cumpre as coisas em nossas vidas?' Nunca imaginei que chegaria a um lugar assim”, comemora.

E a gratidão faz parte da rotina de Ana Luiza. “Minha história não é melhor nem pior do que a de ninguém, mas tenho certeza de que há pessoas enfrentando desafios mil vezes mais difíceis do que os que enfrentei. Quero deixar uma mensagem para que as pessoas nunca desistam de seus sonhos, independentemente do que passaram. É preciso ter força, determinação e se apoiar em Deus para conquistar e realizar os sonhos”.

Visita ao campus

A Universidade proporcionou um dia repleto de experiências para Ana Luiza, que esteve em Uberaba, Minas Gerais, na última quarta-feira, 13. Durante a visita, ela teve a oportunidade de conhecer a estrutura do Hospital Veterinário da Uniube (HVU), que, com 23 anos de atuação, se consolidou como referência no cuidado e tratamento de animais, desde os de pequeno porte até os de grande porte, além de animais silvestres. Atualmente, o HVU é um dos maiores hospitais veterinários da América Latina. Ana também teve a chance de visitar o local onde são produzidas as aulas da Educação a Distância (EAD) e de conhecer parte da equipe responsável pela produção dos conteúdos, nos blocos L e M do Campus Aeroporto.

No entanto, a maior surpresa aguardava Ana Luiza no Centro de Atendimento ao Candidato (CAC). A equipe da Universidade do Agro e da Uniube a presenteou com uma bolsa de estudos integral. A emoção tomou conta de todos os presentes. "Tive uma grande surpresa, fiquei sem palavras. Fui contemplada com uma bolsa de 100% para cursar Zootecnia! Não tenho palavras para expressar minha gratidão à Universidade. Tenho certeza de que essa bolsa será incrível em minha vida, e agora é só sucesso pela frente. Acredito que Deus está planejando um grande futuro para mim", comemora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário