MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 25 de março de 2024

Crea-BA parabeniza Itaberaba por seus 147 anos de emancipação

 

Crea-BA


Conselho contribui para o desenvolvimento da cidade há 26 anos por meio de fiscalização e apoio à 323 profissionais e 206 empresas ativas

Itaberaba completa 147 anos de história em 26 de março. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) parabeniza e destaca a importância da cidade para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste. Fundada em agosto de 1998, a inspetoria do Crea-BA em Itaberaba atende 17 regiões, atendendo municípios de parte de três territórios de Identidade: do Território Piemonte do Paraguaçu, do Território da Chapada Diamantina e do Território Bacia do Jacuípe.

O Engenheiro Agrônomo Valmir Macedo de Souza, Inspetor Chefe do Crea-BA em Itaberaba, destaca o potencial econômico e produtivo dessa região e ressalta a importância do Crea atuando na região. “Nossa missão vai muito além da fiscalização, necessária para proteção dos profissionais e da sociedade, mas muito mais no comprometimento ao apoio e orientação aos profissionais, empresas, e cidadãos da sociedade que necessitam dos bens e serviços ofertados e demandados na região. Atendemos a um total de 206 empresas ativas atualmente na região, e um total de 323 profissionais das diversas especialidades da área, se destacando a área da engenharia civil, e da agronomia, mas também contamos na região com profissionais da agrimensura, da engenharia elétrica, mecânica, química e da segurança do trabalho. Acompanhar, fiscalizar, orientar, oferecer treinamentos tecnológicos a esses profissionais, promover eventos, seminários, palestras, workshops, envolvimento na participação de conselhos participativos das diversas organizações sociais faz parte de nossas atividades, visando oferecer o bem-estar para cada pessoa que vive ou transita por essa região”. 

Itaberaba é um termo da língua tupi que significa "pedra brilhante", sendo a união de itá (pedra) e beraba (brilhante ou reluzente). Situada no centro do Estado da Bahia, a joia rara baiana é mais que um centro regional de comércio, serviços e agricultura, é o portal de entrada para a Chapada Diamantina que fica às margens da BR 242, uma importante rodovia federal que liga a Bahia ao Distrito Federal. “É uma região que vem se diversificando em atividades da agropecuária, com uma significativa expansão em grandes culturas como o Cacau e o café e a fruticultura irrigada como a banana, o limão, a manga dentre outros, bem como áreas de olericultura, num perímetro de aproximadamente 180 Km de extensão do Rio Paraguaçu, e Rio Utinga. Mas, além das áreas irrigadas tem ainda o abacaxi em sequeiro que ocupa aproximadamente 3 mil hectares no município de Itaberaba, considerado o maior produtor de abacaxi do estado”, destacou o inspetor. Itaberaba tem a maior produção de abacaxi do estado. Além disso, a cidade serve como um hub econômico para as comunidades circundantes, oferecendo uma variedade de serviços comerciais e públicos.

Neste aniversário de 147 anos de Itaberaba, o Crea-BA reafirma seu compromisso de continuar apoiando o crescimento e a prosperidade da região, promovendo a excelência profissional e a inovação em todas as áreas da engenharia e da agronomia.

Sobre o Crea-BA:

O Crea oferece serviços como registros, vistos e a emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). A ART é um documento essencial para identificar os responsáveis técnicos nas áreas de Engenharia, Agronomia, Geociências e Urbanismo. Trata-se de um instrumento legal vital tanto para prestadores de serviços quanto para contratantes, permitindo a identificação da autoria, estabelecimento de regras contratuais e contribuição para a formação do Acervo Técnico Profissional.

Mais informações: www.creaba.org.br



Imagens relacionadas

Crea-BA em Itaberaba atende 17 regiões e municípios de parte de três territórios de Identidade
Crea-BA em Itaberaba atende 17 regiões e municípios de parte de três territórios de Identidade
Divulgação
baixar em alta resolução



Apex Conteúdo Estratégico

Camila Fiuza
Apex Conteúdo Estratégico
(71) 98242-9774
www.apexagencia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário