Após um início de ano desafiador, o setor de bares e restaurantes recebe um sopro de otimismo: o ICC (Índice de Confiança do Consumidor) divulgado pela FGV subiu 1,6 pontos
– registrando a primeira alta em 2024. Esse crescimento, ainda que
tímido, acende a esperança de recuperação para um setor que ainda
enfrenta adversidades por conta da pandemia. Apesar da melhoria, o
resultado ainda é preocupante: o índice chegou a 91,3 pontos, passando
de “pessimista” para “moderadamente pessimista.”
O
primeiro semestre é crucial para os bares e restaurantes, com datas
rentáveis para o setor, como a Semana Santa, o Dia das Mães e o Dia dos
Namorados, que tradicionalmente impulsionam as vendas. O aumento da
confiança do consumidor nesse período é um indicativo positivo,
sugerindo que os brasileiros podem estar mais dispostos a gastar mais.
“Apesar
dos desafios enfrentados no início do ano, incluindo a alta da
alimentação e bebidas, principais insumos dos bares e restaurantes, o
setor mostra sinais de resiliência. Em janeiro tivemos uma baixa no
faturamento: nossa pesquisa mais recente indicou que 29% dos
estabelecimentos operaram em prejuízo. Porém, o Carnaval ajudou a
amenizar esse impacto e a expectativa é que outras datas como Semana
Santa, Dia das Mães e Dia dos Namorados deem ainda mais alívio.
Espera-se que, com a melhora nos indicadores econômicos e o aumento da
confiança do consumidor, possa haver uma recuperação significativa nos
próximos meses”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.
Os
empreendedores do setor também estão otimistas com a confiança dos
consumidores. Considerando as datas comemorativas que se aproximam,
alguns já até projetam contratações para dar conta da demanda.
"Nesse
primeiro semestre, tem duas datas extremamente rentáveis para quem
empreende no nosso setor. O Dia dos Namorados é o nosso Natal, é a
melhor data do ano Dia das Mães, que é a segunda melhor data
comemorativa para os negócios. Para suprir a alta procura nesses
períodos, na empresa nós até dobramos a quantidade de funcionários”,
disse Paulo Gaúcho, proprietário do grupo CDG – rede de estabelecimentos
que incluem restaurantes e bares em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Segundo dados do índice Abrasel-Stone
– que mede o volume de vendas no setor – em fevereiro houve um aumento
de 2,2% em fevereiro, ante uma queda de 5,1% no volume das vendas em
janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário