MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 28 de março de 2024

Como a IA vem impulsionando as vendas de materiais de construção?

 


Por Wanderson Leite

O comércio físico e online são meios complementares e extremamente importantes de caminharem juntos na construção civil, de forma que as empresas do setor consigam atrair uma maior quantidade de clientes e alavancar suas vendas. Contudo, ainda existe uma forte barreira neste mercado, acima de tudo, ao firmar o primeiro contato com este público-alvo, o que precisa ser priorizado com o apoio de ferramentas robustas que auxiliem os lojistas nesta missão, como ocorre com o caso da inteligência artificial.

Em um mundo cada vez mais se apoiando nos avanços tecnológicos, a IA vem se destacando como uma das ferramentas mais buscadas diante de sua ampla gama de aplicações e vantagens a serem conquistadas pelas empresas que a implementam. Segundo informações divulgadas no relatório Al Readiness Index, inclusive, a expectativa é que a implementação dessa tecnologia movimente US$ 15 trilhões no mundo todo até 2030 – além de impactar no aumento de um ponto percentual do PIB brasileiro até 2035.

Na construção civil, a IA entra como uma apoiadora da abrangência de novas oportunidades, permitindo aos lojistas uma postura mais proativa no contato com seu público-alvo ao invés de aguardar que estes os procurem quando precisarem. Algo que é extremamente importante considerando que uma das maiores dificuldades amplamente relatadas pelos consumidores é a dificuldade em obter orçamentos em tempo ágil para que não arquem com custos elevados ou, ainda, atrasem o andamento das obras devido a esse empecilho de contato com as empresas do setor.

Mesmo com a ampla popularização do comércio online, pouco ainda é usufruído destas plataformas digitais pela construção civil, de forma que tornem este processo mais ágil e fazer com que o cliente tenha suas informações de forma veloz e prática, para escolher com quem deseja comprar. Isso faz com que o começo deste relacionamento entre as partes seja mais dificultado, restringindo seu leque de opções.

Porém, é fato que as pessoas, hoje, estão imensamente habituadas à tecnologia em seu dia a dia, o que exige que as empresas desenvolvam essa mentalidade para o digital compreendendo a importância destes canais para reforçar sua imagem no mercado e facilitar a aquisição de seus produtos pelos consumidores. E é justamente aqui que a IA se mostra como uma peça-chave, criando oportunidades de se fazer orçamentos de maneira facilitada e, com isso, gerar maiores oportunidades de negócio.

No entanto, também é importante ter claro que não basta virar a chave perante este mindset digital, sem que os lojistas saibam como utilizar essa ferramenta a favor de suas operações. Afinal, por mais que a IA traga uma ampla base de contatos a serem explorados, nem todos farão sentido para o negócio. Em um exemplo básico, se o lojista possui produtos voltados à materiais de cozinha, de nada adiantará tentar se comunicar com um cliente que queira reforçar sua sala e quartos.

Desta forma, muito além de obter esses dados, é preciso saber como filtrá-los corretamente, traçando o perfil de seu público-alvo e identificando, com maior assertividade, os potenciais compradores de seus produtos. Caso contrário, além de aumentar a probabilidade de se perder em meio a um volume extenso de informações, as chances de insistir em se comunicar com clientes que não estejam interessados em seus itens e, com isso, prejudicar sua imagem no mercado, serão maiores.

Muito pode ser aproveitado da IA pela construção civil, de forma que estreitem o relacionamento com seus consumidores, tornem a comunicação mais direta e acessível e disponham de orçamentos que caibam em seu bolso. Essa é uma das melhores ferramentas Com a capacidade de abranger a base de contatos e se aproximar daqueles que fizerem sentido com seu negócio, desde que saiba como ser aplicada perante uma maior otimização e assertividade nas vendas do lojista.

Wanderson Leite é fundador do EuConstruindo.com, IA especializada em orçamentos para construção civil; e da Prospecta Obras, empresa de análise de dados especializada em mapeamento de obras.

Sobre o EuConstruindo.com:

https://www.euconstruindo.com/

O EuConstruindo.com, empresa integrante do Grupo Prospecta Obras, é uma construtech especializada em análise de dados para mapeamento de obras, destinada a auxiliar os compradores na solicitação de orçamentos de produtos e serviços para obras de forma prática e otimizada.

Sobre a Prospecta Obras:

https://www.prospectaobras.com/

Fundada em 2010, a Prospecta Obras é uma startup de construção civil que fornece informações completas sobre todas as obras em andamento através de um algoritmo de inteligência artificial, conectando quem vende com quem deseja comprar produtos e serviços do setor.



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução




Nathalia Bellintani


Tel: +55 (11) 98484-0428
Email: nathalia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário