MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Cinco dicas para retomar o foco nos estudos depois do Carnaval

 

Cinco dicas para retomar o foco nos estudos depois do Carnaval

 Especialista do Pravaler traz dicas para focar nos estudos após o período do agito

São Paulo, fevereiro de 2024Com certeza você já deve ter ouvido a frase: “O ano só começa depois do Carnaval!”, já que a folia é muito esperada por todos os brasileiros e agita diversas regiões do país. O início do ano letivo em instituições de ensino superior coincide com o período carnavalesco e, retomar os estudos após a festa, pode ser uma tarefa complicada. 

Aproveitar essas épocas para descansar ou mesmo para espairecer com amigos e familiares é de extrema importância, em vista de todas as responsabilidades que competem ao estudante durante a universidade. Contudo, é fundamental saber voltar motivado para as aulas. 

Ottília Duarte, head de Cultura, Engajamento, Desenvolvimento e Remuneração do Pravaler, principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil, explica que após o término das férias, seguido quase que imediatamente por um feriado extenso como o de Carnaval, muitos estudantes podem ficar fadigados a voltarem para a sala de aula. “Seja para quem já cursa o ensino superior ou, principalmente, vestibulandos, tirar proveito do máximo de tempo possível para estudar é muito importante, e por isso existe uma grande preocupação em ser capaz de focar no seu próprio aprendizado”, explica a executiva.

Formada em Psicologia, a executiva trouxe 5 dicas para que os estudantes possam voltar mais motivados após a folia de Carnaval:

  • Busque um lugar calmo para estudar

Essa é uma dica fundamental para os estudos em todos os momentos do ano, mas especialmente após um feriado tão agitado. Principalmente para aqueles que aproveitaram o período carnavalesco, é importante que tenham um local confortável e calmo para que possam voltar a focar com mais facilidade.

  • Elabore um cronograma de estudos

Uma das partes que mais atrapalham os estudantes em sua missão de voltar seu foco para os estudos é a falta de motivação ao ver a pilha de conteúdos acumulados a serem retomados. Para tornar esse processo menos assustador e mais organizado, monte um cronograma com suas prioridades e o tempo que deseja dedicar a cada uma para que consiga otimizar seu tempo e focar com mais facilidade.

  • Marque pausas entre as sessões de estudo

Um dos maiores erros de quem está voltando aos estudos é fazer tudo ao mesmo tempo e depressa. Por isso, quando estiver montando seu cronograma, não se esqueça de definir pausas. Alguns métodos de estudo, como o Pomodoro, que consiste em dividir o foco em períodos de 25 minutos com intervalos curtos entre eles, já foram comprovados como muito mais eficientes do que horas de estudo ininterruptas.

  • Evite usar o celular

É fato que o celular pode ser um grande aliado nos estudos caso usado da maneira correta. No entanto, na maior parte das vezes, ele pode ser um grande obstáculo para quem busca manter o foco. Se possível, coloque seu telefone longe, e use outros dispositivos, como computadores e tablets para consulta, ou tente colocá-lo em modo silencioso e use-o somente quando for extremamente necessário.

  • Mantenha a rotina

Os primeiros dias são os mais difíceis ao se adaptar a uma nova rotina. Por isso, o início de sua retomada aos estudos pode parecer muito difícil, mas é importante que se mantenha persistente! Aos poucos, você irá se adaptar a essas tarefas e o espaço que elas ocupam no seu dia, e todo o processo se tornará mais fácil.


Sobre o Pravaler

O Pravaler é a principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil. A companhia, que foi a primeira fintech fundada no País figurando entre as mais importantes, segundo estudo publicado pela KPMG, também se tornou a primeira edfintech brasileira. Com processo de contratação de seus serviços 100% online e menos burocrático, a empresa tem como filosofia gerar oportunidades educacionais, potencializando o que há de melhor na sociedade. No mercado há 22 anos, tem entre seus principais acionistas o Banco Itaú e, em 2021, fez sua primeira aquisição, a edtech Amigo Edu, com o objetivo de ampliar seu portfólio de produtos e serviços. Em 2022, incorporou a tecnologia da Jobis, startup especializada em empregabilidade, com objetivo de criar uma vertical de empregabilidade para auxiliar a entrada de estudantes no mercado de trabalho. Em 2023 adquiriu a Workalove, edtech de orientação e desenvolvimento de carreira, com objetivo de contribuir com toda a jornada acadêmica e profissional do estudante. Nos anos de 2020, 2021 e 2022, foi listada entre as empresas que crescem mais rápido nas Américas pelo Financial Times. Com faturamento de R$ 300 milhões e mais de 500 colaboradores apaixonados por educação, a companhia tem como meta ampliar o acesso à educação e contribuir para a transformação da vida de muitas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário