MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de junho de 2023

Há 20 anos, Mercedes-Benz e McLaren criaram um dos carros mais exóticos da estrela das três pontas

 


Marcelo Jabulas
@mjabulas
hoje em dia
 (Divulgação)

(Divulgação)


No início dos anos 2000, a Mercedes-Benz tinha adquirido uma fatia generosa da escuderia McLaren. E para firmar o relacionamento, britânicos e alemães se uniram para desenvolver um supercarro icônico. 

Deveria ser uma releitura do Mercedes-Benz 300 SLR, versão de competição do mitológico Asa de Gaivota. O resultado foi apresentado em 2003, batizado de Mercedes-Benz SLR McLaren. 


A silhueta impressionava e ainda impressiona, um cupê de capô longo e traseira curta, suas linhas são atemporais. Detalhes como o bico no para-choque que remete a um monoposto da F1, o SLR McLaren trazia as grandes saídas de ar laterais do carro de 1955. Mas no lugar das portas do tipo “Gull Wing”, a Merça moderna recebeu portas do tipo tesoura.

Mas a cereja do bolo estava sob o capô. O SLR McLaren era equipado com imenso V8 5.4 com bancadas em 90º, para comportar um generoso compressor de ar. Essa usina entregava nada menos que 626 cv e quase 80 kgfm de torque. O bloco era acoplado a uma transmissão automática AMG Speedshift R de cinco velocidades. 


As 2.157 unidades do SLR McLaren tiveram seus motores construídos a mão, um por um. Cada bloco assinado pelo engenheiro responsável. Assim, essa peça de relojoaria era capaz de fazer com que o supercarro acelerasse de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e máxima de 333 km/h.

Interior

Por dentro, o SLR McLaren esbanjava luxo e esportividade. Era um carro da era pré-multimídia e cluster digital. Dois relógios analógicos entregavam as duas únicas informações necessárias para quem se sentasse ao posto de comando: rotação e velocidade. Ao lado, dados secundários como nível de combustível e temperatura. 

Os bancos do tipo concha foram feitos para envolver os dois seletos ocupantes do SLR McLaren. Quem quiser ver esse carro em seu estado mais selvagem não pode deixar de conferir um episódio do programa britânico “Top Gear”, em que o ex-piloto inglês Tiff Nedell, leva a Mercedes ao limite. Dá um Google!

O SLR McLaren foi um marco na história da marca alemã e também da equipe inglesa. Esse carro serviu de inspiração para modelos futuros da marca como SLK, SL, assim com seus sucessores SLR e AMG GT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário