MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 2 de maio de 2023

Inseguranças, cenário interno e externo seguram a SELIC em 13,75% a.a por mais um bimestre

 

Inseguranças, cenário interno e externo seguram a SELIC em 13,75% a.a por mais um bimestre

A expectativa do mercado para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central em maio continua sendo de manutenção da taxa Selic no patamar de 13,75% ao ano. O índice se mantém o mesmo desde agosto de 2022 e, segundo avaliação do economista-chefe da Daycoval Asset, Rafael Cardoso, só começará a cair a partir de setembro, fechando o ano de 2023 em 12,50% a.a.

“Embora o governo tenha encaminhado ao Congresso Nacional a proposta do novo arcabouço fiscal, ainda há incerteza quanto à tramitação e desenho final, além disso há possibilidade de revisão da meta de inflação em junho. Sendo assim, esperamos do Copom o mesmo posicionamento das reuniões anteriores com a manutenção da taxa até a resolução destas questões e a materialização dos respectivos impactos nas expectativas de inflação”, explica Cardoso.

Esta será a sexta vez que o Copom manterá a taxa básica de juros do Brasil, mantendo a fidelidade aos comunicados divulgados nos últimos meses, apesar da forte pressão política exercida pelo governo Federal para a antecipação do movimento de cortes. O cenário externo com a guerra na Ucrânia e episódios de bancos quebrando nos Estados Unidos e Europa continuam trazendo incerteza para o mercado, que prefere a posição conservadora em lugar de baixar juros por impulso, para estimular o comércio – já que tal movimento pode levar ao aumento da inflação.

Nos Estados Unidos, o Federal Reserve (FED) também adota a estratégia conservadora, tendo elevado a taxa de juros norte-americana em 0,25 pontos base no último mês chegando ao patamar entre 4,75% e 5%, com indicativo de novas elevações.

As projeções do boletim Focus são de inflação fechando em 6% em 2023 e 4,1% em 2024. Já O Daycoval Asset aposta em índices um pouco menores, com 5,8% de inflação para 2023 e 3,6% para 2024.

Imprensa          

imprensa@bancodaycoval.com.br

Assessoria de imprensa: ABB Comunicação

Alexandra Bicca: alexandrabicca@abbcomunicacao.com.br

(11) 95998-0906

Layrce Lima: layrce25@gmail.com

(61) 99212.5756


Nenhum comentário:

Postar um comentário