MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Conheça mais sobre a história do cinema

 


A história do cinema é um dos fenômenos tecnológicos mais impressionantes da nossa sociedade, e tem um forte poder influenciador no desenvolvimento da nossa cultura.

Ou seja, a capacidade de captar o “movimento da imagem”, a compreensão de imagens em movimento da realidade ao invés de imagens estáticas, como a fotografia, foi uma revolução que tornou-se possível em 1889 com a invenção do projetor de cinema.

Essa invenção foi criada por William Dickson, um assistente do cientista e inventor americano Thomas Edison. Os modelos que sucederam na década seguinte contribuíram para o desenvolvimento do cinema como o entendemos hoje.

Thomas Edison, que é conhecido pela invenção da lâmpada elétrica, com suas inúmeras tentativas de levar a invenção a funcionar em uma época em que ao menos existia um descarte de lâmpadas, também teve grande contribuição no cinema.

Os filmes, portanto, originaram-se do projetor de cinema em movimento, que não projetava as imagens em uma tela inteira, ou seja, era um cinetoscópio, em que os espectadores tinham que observar no prazo de 15 minutos a imagem dentro da câmera escura.

Essa câmera escura tinha orifício onde era ideal para colocar os olhos. Nesse sentido, a experiência visual proporcionada pelos projetores de filmes em movimento não era alcançada coletivamente.

Como o inventor Edison nunca patenteou a invenção, isso contribuiu para que outros inventores, principalmente na Europa, melhorassem o modelo.

Assim como em uma empresa de montagem industrial, houve evolução nos modelos de máquinas e novas tecnologias começaram a serem aplicadas nos processos de linhas de montagem, e o cinema foi se desenvolvendo até o modelo que temos hoje.

Se você quer saber mais detalhes sobre a história do cinema, continue lendo este artigo para entender melhor como foi o desenvolvimento dessa arte tão apreciada no mundo inteiro.

A importância dos irmãos Lumière para a história do cinema

Em 1892, o francês Léon Bouly conseguiu desenvolver o projetor de cinema a partir do projetor de cinema, um modelo capaz de gravar e projetar a luz de imagens em movimento em uma tela em quadros por segundo.

No entanto, Bouly não tinha dinheiro para patentear a invenção, e a câmera cinematográfica acabou sendo patenteada pelos irmãos Lumière.

Após isso, a partir de 1895, eles começaram a produzir várias produções cinematográficas de pequena capacidade, que eram exibidas em sessões especiais para esse fim.

Em 22 de março de 1895, um filme de Auguste e Louis Lumière foi exibido pela primeira vez. Intitulado "La Sortie de L'usine Lumière à Lyon" (Partida da Fábrica Lumière em Lyon).

O filme documenta os funcionários dentro da empresa Lumière na cidade francesa de Lyon. Foi também com os irmãos Lumière que começou o primeiro "guia paisagístico" do filme.

O que talvez tenha deixado mais famoso o trabalho dos irmãos Lumière foi a produção do filme que apresenta a chegada de um trem à estação de La Ciotat (L’arrivée d’un Train En Gare de La Ciotat).

O filme do trem causou grande curiosidade em todo o mundo, e em dois anos o vídeo já havia sido reproduzido em muitos países. Um fato engraçado é que, quando viram o trem se aproximar na tela, muitas pessoas entraram em pânico.

O avanço da tecnologia em várias áreas como nos serviços de manutenção elétrica possibilitou esse boom do cinema nesta época.

Os primeiros cineastas da história do cinema

Depois dos irmãos Lumière, o mundo do cinema ganhou ainda mais força através de nomes como Alice Guy Blaché e Georges Méliès. Blaché foi a primeira a desenvolver o chamado cinema de narrativa.

A cineasta foi a primeira mulher nesta área e desenvolveu importantes trabalhos para o início do mundo cinematográfico. Georges Méliès inovou através do uso de novas técnicas, levando o teatro ao cinema.

O maior exemplo da tentativa de levar o teatro ao cinema aconteceu com o lançamento do filme “Viagem à Lua” que era uma obra de Julio Verne e havia sido produzido para o teatro. A imagem da lua atingida pelo homem se tornou um ícone da história do cinema.

À medida que a história avança, mais o cinema começa a ganhar corpo e o lugar que tem hoje. Depois do primeiro cinema iniciado por Georges Méliès, outros nomes surgiram nesse meio.

Depois dos franceses, foi a vez dos americanos entrarem em cena, literalmente, pelo investimento no cinema. O diretor D. W. Griffith foi um dos primeiros a levar o cinema para a américa com o filme “O Nascimento de uma Nação”, em 1915.

Poucos anos depois, com o advento da primeira guerra mundial, quando conquistas tecnológicas começaram a seguir como a viabilização de projeto de barragem de terra. Em um vilarejo americano chamado Hollywoodland, surgiram os primeiros estúdios.

Por sugestão do próprio Griffith, Hollywood era propício à gravações pelos seus dias ensolarados e adequados para a presença de estúdios. Ali nasceram Fox, Universal Studios, Paramount e outros estúdios famosos.

Alguns desses estúdios têm superproduções que são conhecidas até os dias de hoje. Eles se estabeleceram no mercado e se tornaram grandes veículos de comunicação.

Nos primeiros anos, principalmente com o advento das duas grandes guerras mundiais, o cinema era usado como um meio de preservar a cultura, principalmente a americana, gerando um sentimento de patriotismo naquela nação.

O desenvolvimento da história do cinema

Ainda nesta segunda década do século XX, o cinema se espalhou para outros lugares do mundo, como a Alemanha, Itália, Rússia, Espanha e outros países.

Uma marca clara do cinema neste período é que ele ainda era mudo e contou com nomes como Charlie Chaplin e Buster Keaton, bem como outros atores e cineastas. A comédia foi um dos gêneros mais queridos dessa fase inicial.

O crescimento de Hollywood nesse período foi extraordinário, entretanto não se preocupou de início com o estudo de viabilidade ambiental do projeto de Griffith para o lugarejo.

Na década de 1920, especialmente nos anos finais, aconteceu um grande avanço para o cinema, que foi a possibilidade de inserir som nas filmagens. O cinema passou a ser falado. Os primeiros filmes com áudio foram "The Jazz Singer" e "The Lights of New York".

Um dos grandes desafios ao cinema era a produção de imagens coloridas, já que até os primeiros anos só eram possíveis imagens em preto e branco. As primeiras imagens coloridas foram produzidas artificialmente, com tinta e pincel.

Posteriormente, a partir dos anos 1930 e 1940, foram realizadas as primeiras tentativas de produção de imagens naturais bem-sucedidas. Na década de 1950 os filmes longa metragem já eram coloridos.

Cada dia mais se buscava inserir as novas tecnologias descobertas para o melhoramento do cinema, como o uso de aparelhos de manovacuômetro preço nas produções de efeitos especiais, por exemplo.

A importância do cinema nos dias atuais

O cinema progrediu até os dias atuais e se tornou uma das indústrias mais produtivas e bem-sucedidas do mundo.

O cinema evoluiu tecnologicamente, de modo que aquelas primeiras tentativas de capturar a imagem em movimento parecem apenas um sonho comparado à realidade de reproduzir imagens em alta definição, 3D e outras possibilidades.

A tecnologia que tem sido usada pelo cinema tem proporcionado experiências cada vez mais reais e interativas entre a tela e o telespectador.

O cinema chegou em todo o mundo e se tornou um instrumento de divulgação e fortalecimento da cultura. No Brasil, por exemplo, o cinema se tornou um meio de expansão da cultura para todo o território nacional.

O cinema tem sido um instrumento de conscientização quanto à nossa responsabilidade ambiental, fazendo uma análise de riscos ambientais, visto que muitos filmes têm tratado dessa temática de modo incisivo, mostrando os danos da ingerência com o meio ambiente.

Por isso, é importante frisar que o cinema é um meio de oferecer educação, visto que de forma direta e indireta ele expõe valores, questiona costumes e pode facilitar o processo ensino aprendizagem.

Desse modo, o cinema tem se unido a outras categorias de indústria para um mundo melhor, como unindo-se a uma empresa de gestão ambiental a fim de reduzir os impactos de suas produções.

A importância do cinema para os dias atuais pode ser expressa em outras áreas, tais como:

  • Um meio de preservar a cultura de um povo;

  • Um instrumento de conscientização dos direitos do cidadão;

  • Um veículo de educação social;

  • Uma forma de produção artística de qualidade.

Vale a pena conhecer mais sobre o cinema e ficar por dentro dessas curiosidades. Afinal, este mundo cinematográfico é encantador e tem um valor inestimável para a sociedade. Que bom que nascemos na era do cinema!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário