Carlos Alberto Gomes de Brito participou ontem de reunião na CET
Foto: Romildo de JesusPor Davi Valadares
Mesmo com os efeitos remanescentes da pandemia, a economia brasileira vem dando nos últimos meses uma resposta animadora. Embora ainda distante de patamares confortáveis, alguns setores já têm conseguido respirar com maior tranquilidade. Primeiro segmento a entrar em crise, o turismo, por exemplo, é peça-chave nessa retomada econômica. Pensando nisso, ontem (9), a Câmara Empresarial do Turismo da Bahia (CET) recebeu o ministro do Turismo Carlos Alberto Gomes de Brito para discutir como o setor pode alavancar a recuperação econômica baiana.
“Nossa ideia é reunir cada vez mais o trade turístico para discutir esse processo de recuperação econômica. O momento que estamos é um momento onde o turismo vive uma retomada e não há outra maneira melhor de trabalhar para fortalecer o setor a não ser a gente trabalhando junto com o trade. Então, nossa vinda aqui é para mostrar que estamos trabalhando junto ao estado e aos municípios para que possamos fortalecer cada vez mais o turismo. Porto Seguro e Salvador são dois dos dez destinos mais procurados do Brasil e o nosso trabalho é fortalecer a promoção nacional e internacional destes destinos e de toda Bahia”, disse Carlos Brito.
Entre as principais colaborações feitas pelos empresários na reunião, que contou com a presença do coordenador da CET, Glicério Lemos, e o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), Kelsor Fernandes, a mais ouvida foi a formulação de propostas para a infraestrutura e para o aumento no fluxo de viagens, propiciando mais gastos com deslocamentos, hotelaria, alimentação, artesanatos e todos os demais componentes do turismo.
“É fundamental que o trade turístico baiano tenha conhecimento e esteja integrado com a política de governo do Ministério do Turismo. Essa vinda do ministro foi importante para podermos entender e saber o que ele pensa e planeja para o desenvolvimento econômico do nosso setor. Salvador não é uma cidade que tem indústrias. A nossa principal força é o turismo e nós temos ainda uma margem de crescimento muito grande. Então, sem dúvida foi muito bom recebê-lo”, pontuou Glicério Lemos ao comemorar o fato da taxa de ocupação da hotelaria, que é termômetro do turismo, está crescendo no pós-pandemia.
Recuperação
Dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo apontam que o faturamento do turismo durante o primeiro semestre deste ano foi de R$ 94 bilhões, número 33% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. “O setor de turismo junto com o comércio foi o que mais sofreu nessa pandemia. Essa, sem dúvida, foi uma oportunidade de mostrar para o ministro a importância do turismo para a Bahia. Mostramos a importância de termos uma boa infraestrutura, acesso facilitado ao crédito e incentivos para podermos continuar gerando emprego e renda para a população baiana”, comentou Kelsor Fernandes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário