Em seu Relatório de Sustentabilidade 2019/2020, companhia reúne ações que contemplam o negócio de ponta a ponta, incluindo metas como tratar 100% de efluentes até 2030 e utilizar somente energia renovável nas cervejarias até 2023
São Paulo, 19 de agosto de 2020 – Desde 2017, ano em que adquiriu a antiga Brasil Kirin e se tornou a segunda maior cervejaria do País, o Grupo HEINEKEN no Brasil vem se estruturando e fortalecendo, cada vez mais, suas iniciativas de sustentabilidade em todo o território nacional. Guiada pelo Movimento Mais com Menos, que engloba toda a atuação dessa frente no Brasil, a companhia registrou grandes marcos em 2019, aprofundando seu compromisso com a mudança de comportamento por meio de projetos, parcerias e políticas que estimulam a colaboração na construção de uma agenda positiva para todos os seus públicos.
Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e baseado na estratégia global da companhia, Brewing a Better World (Produzindo um Mundo Melhor, na livre tradução para o português), o Movimento Mais com Menos é formado por três frentes de atuação – Pessoas, Planeta e Prosperidade – com 2 sub pilares cada: promoção do consumo equilibrado de álcool e da saúde e segurança, em Pessoas; proteção de recursos hídricos (Every Drop) e redução de emissões de CO2 (Drop the C) na frente de Planeta; e sustentabilidade na cadeia de fornecimento e crescimento com as comunidades, para Prosperidade.
“Tivemos um crescimento bastante expressivo nos últimos anos e entendemos que, junto com isso, cresce também nosso dever de agir em prol das pessoas e do meio ambiente nos meios em que estamos inseridos. O ano passado marcou nossos compromissos de sustentabilidade e a divulgação do Movimento Mais com Menos, o qual traduz de maneira clara o que acreditamos: uma filosofia de negócios que valoriza colaboração, parceria, partilha de ideais e, acima de tudo, senso de responsabilidade”, conta Ornella Guzzo Vilardo, Gerente Sênior de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN no Brasil.
Além de disseminar o movimento, 2019 foi especialmente importante para as ações de consumo equilibrado de álcool do Grupo HEINEKEN, que já eram um diferencial da companhia, e passaram a contar com uma plataforma totalmente dedicada ao tema, chamada Day After Project (ou Projeto do Dia Seguinte). Lançada com uma música em parceria com a Laboratório Fantasma – produzida pelo cantor e compositor Fióti, e com participação de Rael e Marissol Mwaba – a plataforma levou a reflexão sobre o abuso de bebidas alcoólicas para o momento de consumo. A canção contou, ainda, com um videoclipe, do qual jovens que vivenciaram a experiência imersiva WeLab by HEINEKEN, outra iniciativa da empresa focada no assunto, puderam participar.
O WeLab, também lançado em 2019, é uma experiência imersiva desenvolvida pelo Grupo em parceria com a consultoria de inovação Maker Brands, com metodologia inédita e exclusiva da cervejaria. Focado em jovens, de 18 a 24 anos, o programa surgiu após um estudo aprofundado das duas empresas para identificar os principais gatilhos que levam este público a consumir bebidas alcoólicas exageradamente. Até agora, cerca de 50 jovens já participaram da ação, que trabalha habilidades socioemocionais e empreendedoras por meio do autoconhecimento e desenvolvimento de projetos.
Com um negócio intimamente ligado à celebração, o Grupo HEINEKEN entendeu a necessidade de garantir que seus eventos fossem realizados de forma ainda mais responsável. Para isso, elaborou dois manuais que guiam os cuidados ambientais e sociais da empresa em eventos próprios e de terceiros. O Manual de Boas Práticas em Eventos Sustentáveis define diretrizes e ações preventivas e educacionais alinhadas à agenda de sustentabilidade e compromissos assumidos pela empresa, além de reunir a legislação vigente em torno do assunto. Já o Manual ABA de Boas Práticas pelo Fim do Assédio em Eventos, divulgado pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), com desenvolvimento do hub de conteúdo feminista Think Olga e apoio do Grupo HEINEKEN e da Associação de Marketing Promocional (Ampro), define diretrizes conceituais e ações para o combate ao assédio em eventos.
A gestão de resíduos sólidos é uma constante na companhia, que já conta com 70% de embalagens retornáveis em seu portfólio. Em 2019, o Grupo aumentou em 25% o conteúdo reciclado em caixas garrafeiras, volume inédito nas operações da cervejaria, além de avançar significativamente no uso de material reciclado em suas garrafas PET. Também no ano passado, a ação Volte Sempre engajou mais de 900 pessoas a triturar cerca de 31 mil garrafas de vidro em máquinas especiais da 4Glass, disponibilizadas em unidades dos supermercados do Grupo Pão de Açúcar em São Paulo, e contou com cashback Méliuz. Em parceria com a SO+MA, startup de impacto com atuação em São Paulo e Salvador, a companhia engajou 4.000 famílias a mudar comportamentos em relação à reciclagem, por meio de um programa de fidelidade, que estimula a economia circular e o desenvolvimento local.
Ainda na frente de resíduos, o programa Noronha Plástico Zero, realizado pela Administração da ilha de Fernando de Noronha em parceria com a Menos 1 Lixo, Iönica e Grupo HEINEKEN, tornou a ilha a primeira do Brasil a ser totalmente livre de materiais plásticos descartáveis. A ação contou com instalação de um centro de engajamento, formação de líderes multiplicadores, entrega de kits de materiais reutilizáveis a moradores e turistas e melhoria do sistema de coleta e beneficiamento do vidro.
Outro marco conquistado no ano passado foi a adesão de 100% do time de logística e 93% do time das cervejarias ao programa “12 Regras que Salvam Vidas” (Life Saving Rules – LSR, na sigla em inglês), disseminado mundialmente e que garante a integridade e bem-estar dos colaboradores nessas duas frentes de negócio.
Para reduzir as emissões de carbono, a empresa tem investido cada vez mais na diversificação de transportes na distribuição de seus produtos. Em 2019, foram 2.310 viagens por meio da navegação de cabotagem, o que representa a redução de mais de 1.300 toneladas em emissões de CO2. Com a frente ferroviária, outras 39 toneladas de carbono deixaram de ser emitidas e, com a instalação de 25 empilhadeiras elétricas, foram 1.300 toneladas a menos em emissões de CO2. O uso de energia elétrica no transporte em veículos de carga também tem se expandido, em uma parceria com a JAC Motors Company, e o próximo passo inclui implementar cinco veículos desse modelo em 2021, reduzindo em 360 toneladas por ano as emissões de carbono.
Foco em pessoas na pandemia
Os desafios da saúde e segurança se intensificaram em 2020 devido à pandemia da covid-19 e, em resposta ao momento, o Grupo trabalhou diversas iniciativas focadas na saúde física e mental de seus colaboradores, estendendo, ainda, os cuidados aos familiares de seus times. Uma delas foi a disponibilização de um canal de Saúde Corporativa, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atender aqueles que apresentarem qualquer sintoma.
Durante a pandemia, o Grupo também enfatizou as mensagens de consumo equilibrado de álcool, entendendo a importância delas para o momento, promovendo live com especialistas, inaugurando sua página show case no LinkedIn, com artigos de especialistas e trabalhando conteúdos escritos, em vídeo e em formato de podcast. Olhando cuidadosamente para a saúde de seus colaboradores, a companhia ainda transformou o WeLab by HEINEKEN em uma versão 100% on-line e dedicada ao público interno, para torná-lo embaixador do assunto.
A pandemia ainda impulsionou parcerias inéditas e inovadoras entre o Grupo e diversas empresas, marcas e instituições, como Unilever, Wickbold, Hospital Israelita Albert Einstein, startup Goomer, ONG Amigos do Bem, Campari, Pernod Ricard, Movida entre outras organizações, para auxiliar pequenos negócios e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, foram investidos mais de R$ 16M em iniciativas que incluíram a doação de pães, água e materiais hospitalares, além da criação de plataformas para ajudar bares e restaurantes a se manter durante o distanciamento social e retornar às atividades de maneira segura e dentro das novas normas.
Para conferir o conteúdo completo do Relatório de Sustentabilidade 2019/2020 do Grupo HEINEKEN no Brasil, acesse:
www.heinekenbrasil.com.br/media/1876/heineken_rs2019_pt-8.pdf (versão em português) ou www.heinekenbrasil.com.br/media/1877/heineken_rs2019_en-7.pdf (versão em inglês).
Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC) e uma unidade de concentrados para refrigerantes em Manaus (AM). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken, Sol, Amstel, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau e Kirin Ichiban. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.
Informações para imprensa
EDELMAN – HeinekenBrasil@edelman.com
Camila Lee Teixeira - 11 3066 7714
Jessica Marins - 11 3060-3198
Caroline Collin - 11 3060 3144
Imagens relacionadas
Estratégia de Sustentabilidade - Grupo HEINEKEN no Brasil Imagem de Divulgação baixar em alta resolução |
Camila Teixeira
tel: +55 (11) 3066-7777
Edelman SP | Rua Fradique Coutinho, 50, 12º andar Pinheiros, SP
www.edelman.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário