MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 2 de agosto de 2025

COLUNA MALHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 02/08/2025

 

Censura até nas buscas...

A Bahia "aumentou" sua nota do IDEB mandando aprovar todo mundo, mesmo sem aparecer nas aulas, mesmo sem aprender nada, como o jornal A Região mostrou numa matéria que, estranhamente, o Google bloqueou na busca. Não aparecia de jeito nenhum, nem pesquisando pelo título exato ou trecho do texto. Em tempos de censura a nível federal, não ficamos surpresos. Mas republicamos aqui.

Imitando o que é ruim

Depois que viram o Ideb da Bahia "subir" com a malandragem, mesmo com as notas de português e matemática se mantendo como as piores de todo o país, outros petistas se animaram. A governadora Fátima Novilha, do Rio Grande do Norte, outra potência em ignorância do povo, adotou o mesmo método para "melhorar" o Ideb. Mandou aprovar todo mundo em nome da "justiça social". Pobre RN...

De volta aos anos 80

Voce deu o azar de ser cliente da Claro. Pior, usou ela em casa e no trabalho. O resultado foi ficar uma manhã quase inteira "desligado" na terça-feira, quando a operadora deixou Itabuna toda sem internet ou tv. Um apagão que deixa Claro que voce não pode confiar nela e precisa ter duas operadores se não quiser passar tanto tempo sem emitir NF, pagar contas, receber pagamentos, emails, etc...

Um governo de ignorantes

estrada nova A insanidade e ignorância do governo do estado tem uma supresa guardada para quem comprar lote, casa ou apê na área logo depois dos atacadões. Para ir, por exemplo, do VCA (Uni resid.) para o Posto Cachoeira são apenas 3 km. Para voltar serão 15 km. A pessoa terá que ir até a ponte 1 pela 415, depois pegar a CC-649 por 8km, e voltar mais 7 pela 415 para chegar em casa. Vai para a Uesc? Será pior.

Ninguém pensa, raciocina

O morador do VCA terá que viajar pela BR-415 até a ponte 1, voltar pela CC-649 até a ponte 3 depois do Ifba (porque a 2 fica antes do Salobrinho), e voltar mais um tanto. Total de 18km. E pensar que na propaganda diz que está "a 10 minutos da Uesc"... só se for dando ré. Toda essa confusão acontece porque o estado quer a CC-649 mão única de Itabuna a Banco da Vitória e a 415 mão única de lá até Itabuna.

E os dois prefeitos... calados

O alerta é do antenado leitor Jáder Tavares. Ele vem alertando para essa estupidez do governo do estado, que vai prejudicar milhares de pessoas se mantiver a ideia absurda de mão única nas rodovias. Se voce estiver no Cidadelle, por exemplo, e quiser ir até a Ceplac (hoje a 4 km), terá que viajar 9 km pela Calça Curta 649 até a ponte 2 e voltar mais 6 km. Uma viagem de 15 km. Da Ceplac até a CVR hoje são 900 metros. Serão 9 km.

Admite e vai corrigir

Em 2022, em Itabuna e Ilhéus, ACM Neto deu uma surra em Zeronimo. Por isso não foi surpresa a coletiva dele em Itabuna ter lotado o Boteco Gaúcho. Sincerão, entre outras coisas Neto admitiu ao jornal A Região que cometeu vários erros, mas diz que aprende com eles. Um foi claramente não ter apoiado nenhum candidato a presidente, como se o ex-presidiário Ludrão fosse igual ao capitão.

UB contra o Ludrão do PT

O "murismo" custou caro, com a maioria dos bolsonaristas anulando o voto no segundo turno, por desconfiar que Neto poderia aderir ao PT federal caso fosse eleito. Foi voto de revolta. Agora, Neto deixa claro que o União Brasil vai estar na oposição ao Ludrão na eleição de 2026, mas só porque o UB nacional terá candidato a presidente. Até ontem o partido era oposição na Bahia e situação em Brasília.

Resgatando amizade e votos

Seja como for, ACM Neto é o nome da oposição na Bahia para enfrentar a máquina de Zeronimo, usada sem pudor nas eleições, incluindo a compra de prefeitos sem dignidade, eleitos como oposição mas que hoje são cadelinhas do governador. A boa notícia é que corrigiu outro erro, se aliando a João Roma e o PL para o ano que vem. Os votos de Roma poderiam ter dado a vitória a Neto em 2022.

Os fujões sem explicação

Zeronimo não quis dividir as atenções com ACM Neto no aniversário de Itabuna. Anunciou que vinha, mas 'cabulou' e não deu as caras. Faz sentido. Tomou surra de Neto na eleição de 2022 na cidade e podia ser engolido por ele na festa. Neto reinou sozinho na Catedral, que viu outra ausência inexplicável. Pancadão da AFI fugiu e não apareceu. Vários deputados de fora vieram prestigiar. O único de Itabuna... fugiu.

Esse vai perder de ano

Se na Bahia de Zeronimo os alunos que não aprendem nada e só tiram notas baixas "passam" de ano por ordem dele, na Escolinha do Neto o conversador da Bahia não tem vez. Na coletiva em Itabuna, Neto diz que não dá uma nota específica, mas "ela é vermelha, de reprovação", e ainda brinca que combina com o PT: "a cor deles é o vermelho, né?" Se depender de Neto, Zeronimo não passa para 2027.

Vivendo a vida falsificada

Um observador da fauna local estava num restaurante de Ilhéus quando uma conversa, em voz alta, numa mesa próxima, chamou a atenção dele. Nosso leitor identificou na hora quem falava. Era um desses ex-ricos da época do cacau de ouro que hoje só tem mesmo o sobrenome (porque ninguém quis penhorar). Contava vantagem falando de iate, mansão, farras no exterior. Mas vive da esmola de amigos.

Se era ruim, piorou de vez

acm neto Os petistas já andam com os nervos à flor da pele com a insistente liderança de ACM Neto para o governo, com intenções de voto que podem resolver a parada no primeiro turno (53,5% x 28,1% de Zeronimo). Mas a última pesquisa quase infarta o pessoal do Partido das Taxxas. É que acreditavam que, se a coisa continuasse ruim, poderiam apelar para a volta do sinistro de Ludrão, Rui B. Osta, ao CAB.

Tanto faz um ou outro

Só esqueceram de combinar com o povo. Além de considerar Zeronimo um zero à esquerda, o eleitor prefere votar em ACM Neto do que em Rui. E a diferença é tão grande quanto no embate com o atual governador. Se a eleição fosse hoje, Neto ganharia no primeiro turno com 53,3% contra apenas 28% de Rui. Parece que não esqueceram o que o petista andou aprontando na pandemia.

O carrasco dos baianos

Rui obrigou todo mundo a ficar em prisão domiciliar, proibidos de sair depois das 18h. Impediu viagens até entre cidades vizinhas, causou o assassinato do soldado Wesley pela própria PM, prometeu vacina Sputinik e não comprou, exigiu vacina mas não vacinou as filhas, pagou adiantado por respiradores em loja de maconha, não duplicou a BR-415 e inventou uma estrada pela metade para enganar. Quase faliu o comércio.

Novo funeral saindo do SAF

Se alguém ainda tinha dúvida de que Marão será sepultado ao lado do finado Gelado Limões, no Cemitério Sem Saudade, agora tem certeza. A cúpula do PSD na Bahia está reorganizando o partido em Ilhéus depois de perder a prefeitura pela insistência de Mário Alexandre em lançar Bento 69. Quem coordena é Marcone Amaral e Paulo Magalhães, tentando montar uma base mais forte.

Esqueceram de mim... de vez

Os deputados já vêm conversando com os quatro vereadores do partido, no caso Sonrisal, Aldemico Almeida, Paulo Comqueijo e Guarita. Além de algumas lideranças empresariais e religiosas. Mas não avisaram, não chamaram, não mandaram SMS, sequer ligaram para o ex-prefeito. O próprio Marão confessou ao Agravo que nem Otto nem ninguém do PSD falou com ele. Já pensa em pedir abrigo no Avante.

Uns somem, outros ocupam

Pancadão da AFI já está totalmente descartado, depois de virar cadelinha de Zeronimo. Capetão Azêdo não quer conversa com ACM Neto e continua sem um partido para chamar de seu. Os dois faltaram no aniversário de Itabuna. Já Isaac Nerys de Pitibiriba e Guincho circularam o tempo todo, tentando preencher o espaço da oposição ao Partido das Taxxas na cidade. Que ainda tem Chico França.

Vem mais fraude por aí

O Consórcio Nordeste anunciou que vai "tomar medidas" para compensar o tarifaço de 40% que Trump vai impor porque Ludrão se recusa a negociar, como já fizeram até seus parças do Brics (Russia, India e China). Só para lembrar aos desavisados, esse Consórcio Nordeste cheio de soluções é o mesmo que comprou respiradores em loja de maconha, não recebeu nenhum e ainda pagou adiantado...

Renovar, sem tirar o velho

O senador Jaques Wagner sempre defende a "renovação dos quadros" do Partido das Taxxas, inclusive na recente eleição dos diretórios. Mas não dá o exemplo nem larga o osso. Em nome da renovação, nem ele nem Rui B. Osta deviam ser candidatos ao Senado em 2026. Mas o discurso bonito dos caciques petistas só vale para os outros, nada de mexer em sua confortável situação.

Enganando trouxa federal

Ignorado durante todo o desgoverno de Zeronimo agora, de repente, o nome do senador Coroné Ângelo não sai mais da boca do conversador da Bahia. O petista enfia o nome do senador em todos os discursos e entrevistas, enaltecendo o "parceiro". É "truque de índio" para manter Ãngelo de boca fechada até perto das eleições, quando a chapa "só PT" será confirmada nas convenções. Aí será tarde.

Nosso defunto favorito

O TCU descobriu que o regime do Ludrão pagou R$ 21,2 milhões a defuntos em apenas um mês, fevereiro deste ano. O dinheiro foi "pago" a mais de 11 mil pessoas já falecidas há muito tempo. Mas foi recebido por malandros muito vivos e amigos, assim como o dinheiro pago a defuntos do BCP, do Bolsa Família e do INSS. A grande pergunta em Itabuna é se o finado Gelado Limões está na lista dos defuntos...

Itabuna é cidade de direita

Itabuna sempre foi uma cidade de direita. A exceção foi eleger o finado Gelado Limões, numa época em que era moda rejeitar quem já tinha passado pela prefeitura. E sua outra eleição, surfando na onda do Ludrão, quando a gente ainda achava que o PT era um partido honesto e não imaginava o mensalão, o petrolão, o aposentão, o triplex, o sítio, a conta de US$ 300 milhões na Suíça...

De esquerda, só a seta

Oduque, Ubaldo, Vane e Azevedo eram prefeitos de direita. Fernando Cuma também, mas este sempre colocou seus negócios antes da cidade e, depois de ser carlista quando os governadores eram carlistas, virou casaca para ser "amigo de infância" de Rui B. Osta. Só faltou beijo de língua. O atual, Augusto Castro, é um político de direita que foi para partido de esquerda porque era melhor para sua carreira.

Sem nomes para a eleição

Neto não precisa se preocupar com seus votos em Italhéus, mas vai ter dor de cabeça para eleger deputados na região. As duas cidades têm bons nomes ligados a ele, mas somente Jabes Ribeiro com potencial de votos. Os outros podem até conseguir uma boa votação na cidade, mas ninguém se elege só com os votos locais. Vai ter que tirar um ou dois coelhos da cartola, ainda vazia.

Tem circo, mas sem saúde

Um acidente em Oliveira dos Brejinhos mostrou a prioridade dos prefeitos do PT. A cidade torrou R$ 2,1 milhões só no cachê de 3 artistas do São Pedro: Wesley Safadão, Amado Batista e Murilo Huff. Mas está sem ambulância do Samu desde que a única capotou, em abril, e não foi consertada. A vítima do acidente esperou uma hora e acabou levada para o hospital em cima de uma porta, numa caminhonete.

Histórias da política baiana


Poucos prefeitos tiveram a coragem de Alcântara, o mais popular da história de Itabuna, com um enterro que parou a cidade e entupiu a Av. Cinquentenário com a passagem do caixão rumo ao cemitério. O local, além de ser o coração de Itabuna, deve sua existência a ele. Antes terminava naquela igreja ao lado do Café Pomar.

Alcântara via a necessidade de ligar a rua à atual Juracy Magalhães para facilitar o caminho para Ilhéus. Mas no fim da rua havia um grupo de casas, inclusive a de um coronel poderoso. Muita gente temia um confronto até armado. Mas Alcântara não quis saber. Mandou passar o trator, derrubou as casas e criou a atual Av. Cinquentenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário