JORNAL A REGIÃO
Pelo menos 10 mil pessoas devem ser atendidas até o final da tarde de sexta-feira, 12, no mutirão “Saúde Mais Perto”, qeu será instalado na Avenida Princesa Isabel, no bairro Banco Raso. O evento é promovido pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) em conjunto com as Voluntárias Sociais da Bahia e a secretaria municipal.
Nesta sexta, o primeiro dia, o atendimento começou às 8h e seguiu até 17h. Ele foi tranquilo, com o chamamento de novos pacientes, já que as filas diminuíram uma hora e meia depois da abertura. O fato surpreendeu a coordenação e o prefeito Augusto Castro, que cumpre agenda em Brasília, mas programou visita amanhã ao local.
A recepção é feita por mais de 300 profissionais entre médicos, assistentes e técnicos do estado e do município. O público precisa apresentar cartão SUS, RG, CPF e solicitação médica do SUS, exceto para o serviço de odontologia e emissão de documentos. As secretarias de Promoção Social (Semps) e de Lazer participaram com atividades lúdicas.
No Saúde Mais Perto, os pacientes podem fazer consultas e procedimentos como cirurgia de catarata, limpeza da lente para quem já fez a cirurgia, tratamento bucal completo tratamento preventivo (ginecológico), consulta com nutricionista, exames de ultrassonografia, eletrocardiograma e exames laboratoriais.
Moradora do Bairro São Caetano, a dona de casa Edvanil Pereira Ribeiro elogiou a iniciativa dos organizadores. “Chegou perto da gente mesmo, sem tumulto e de graça”, brincou. Ela conseguiu fazer exames de oftalmologia e de ultrassonografia em apenas uma manhã, e no mesmo local. “Não precisei esperar cota ou agendamento," elogiou.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, afirmou que a proposta é auxiliar os municípios a diminuir a demanda reprimida de consultas médicas, agendamento de cirurgias e a realização de exames. “Além de agilizar o atendimento na saúde pública para garantir uma melhor qualidade de vida de nossa população”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário