Com
a previsão de um inverno mais rigoroso em 2025, bares e restaurantes
localizados em destinos tradicionalmente procurados durante o frio, como
Canela (RS) e Campos do Jordão (SP), já sentem os efeitos positivos da
queda nas temperaturas. A expectativa no setor é de crescimento no
faturamento, impulsionado tanto pelo clima quanto pelo aumento do fluxo
turístico.
Em
Canela, o restaurante Empório Canela já se prepara para a alta
temporada. “Historicamente, períodos mais frios impulsionam o turismo e o
consumo na região, especialmente de pratos mais encorpados, vinhos e
sobremesas quentes. O comportamento do público muda com o clima, e isso
se reflete diretamente no faturamento”, afirma Alan Togni Erthal,
sócio-proprietário do estabelecimento.
Já
em Campos do Jordão, o frio demorou a chegar, mas os sinais de retomada
no movimento já são percebidos. “Estamos em maio e vimos várias ondas
de calor. As primeiras geadas só apareceram no fim do mês”, observa
Anouk Migotto, chef e sócia do restaurante Casa Bambui. Mesmo com as
mudanças climáticas, ela destaca o impacto das temperaturas baixas na
movimentação do restaurante: “Dependendo se há feriado, o movimento pode
ser mais que o dobro”.
As
baixas temperaturas chegam em um momento oportuno, em que 59% dos
empresários do setor operam sem lucro, segundo pesquisa recente da
Abrasel. Em um cenário de margens apertadas, a queda nos termômetros
representa um alívio para empreendedores que contam com o movimento
turístico para equilibrar as finanças e impulsionar as vendas.
Para
atender à demanda e proporcionar experiências ainda mais acolhedoras,
os estabelecimentos reforçam seus cardápios e investem no conforto dos
ambientes. No Empório Canela, pratos sazonais ganham espaço.
“Introduzimos opções mais aconchegantes, como sopas e cremes artesanais,
massas e cortes de carnes preparados lentamente. Também reforçamos a
carta de vinhos com rótulos selecionados para harmonizar com a
gastronomia e as baixas temperaturas”, explica Togni.
Na
Casa Bambui, pratos à base de queijos ganham protagonismo no menu,
junto a vinhos pensados para os dias frios. Antes mesmo de reformular o
cardápio, no entanto, o foco está no bem-estar dos clientes. “Investimos
em conforto térmico para garantir que o público se sinta acolhido desde
o primeiro momento”, completa Anouk.
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