Djalma
Trindade leva os netos para a terapia três vezes na semana, gastando
mais de um salário mínimo ao ano para estacionar o carro na rua.
2 de abril de 2025 – Djalma
Trindade é avô de Benjamin e Emanuel, gêmeos de 4 anos que são autistas
de nível 2 e 3 de suporte. Djalma ajuda a filha Denise com a rotina dos
netos, que inclui levá-los de carro para sessões de terapia em uma
clínica a 14 quilômetros do bairro onde residem três vezes na semana.
“Próximo
à clínica só há vagas rotativas Zona Azul com o custo de R$ 6,67 por
hora e limite máximo de duas horas de uso”, explica Djalma, que mora na
zona leste de São Paulo. O valor resulta em uma despesa de R$ 1920,96 ao
ano para a família, valor superior ao salário mínimo atualizado de R$
1518 . “Além disso, duas horas não são suficientes, então preciso mudar o
carro de local ou corro o risco de ser multado”, completa.
Certo
de que muitas pessoas enfrentam as mesmas dificuldades, Djalma criou um
abaixo-assinado na plataforma Change.org pedindo a gratuidade das vagas
rotativas para idosos e pessoas com deficiência em todo o território
nacional, além do aumento do limite de uso da vaga para três horas. Em
poucos dias, a petição reuniu 10 mil assinaturas: change.org/RotativoGratuito
“Idosos
e pessoas com deficiência já têm muitas despesas. Esse benefício
garantiria mais acessibilidade e dignidade na mobilidade urbana para
quem mais precisa", defende Djalma. “Espero que a proposta chegue às
autoridades e ajude muitas pessoas”, encerra.
Rotativo gratuito já é realidade em alguns locais
Em
municípios como Guarulhos, Indaiatuba (SP), Campina Grande (PB), e
Paulista (PE), a legislação local já garante a gratuidade do uso das
vagas rotativas para idosos e pessoas com deficiência. Em Santos, no
litoral paulista, pessoas com deficiência são isentos de pagamento, mas
idosos não. Já no Espírito Santo, a gratuidade para idosos de todo o
estado foi garantida por lei em maio de 2024.
Uso do carro entre idosos e pessoas com deficiência
Um
estudo da Fundación Mapfre de 2022 mostra que 60% das pessoas com mais
de 60 anos realizam seus deslocamentos com um automóvel. A porcentagem
de pessoas desta faixa etária com habilitação subiu de 11% em 2013 para
18% em 2021. A pesquisa aponta também que esses idosos costumam ter
papel importante na família e, como Djalma, levam e buscam familiares em
compromissos.
De
acordo com pesquisa realizada em 2023 pelo Instituto Locomotiva com o
apoio da Uber, 47% das população PCD declarou utilizar carro particular
para se deslocar. Os modais menos utilizados foram ônibus e vans
municipais (34%) e metrô (14%). Além disso, 67% dos entrevistados
responderam que se deslocam por razões relacionadas a atendimentos de
saúde.
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