Líderes
são indivíduos que têm a capacidade de influenciar, motivar e gerir
equipes para o alcance de objetivos e metas. E, para desempenhar essa
tarefa com responsabilidade e sucesso, eles possuem habilidades
adquiridas ao longo da vida. Neste sentido, a educação socioemocional
entra como um processo essencial para a formação de lideranças positivas
e com as habilidades necessárias desde cedo.
Por
meio das vivências e das experiências práticas proporcionadas por
programas de educação socioemocional, os estudantes são capacitados a
construir e relacionar conceitos importantes para a compreensão de si
mesmos e de seus relacionamentos. Ao trabalhar esse contexto, que atua
na parte conceitual relativa a sentimentos, emoções e atitudes, são
apresentadas atividades interativas e de introspecção, que estimulam o
desenvolvimento de habilidades socioemocionais, também chamadas de
competências não cognitivas ou qualidades pessoais.
“A
educação socioemocional desempenha um papel crucial no desenvolvimento
dos alunos de maneira não somente acadêmica, mas em sua integralidade
como indivíduo, uma vez que os ajuda a se conhecerem melhor, entenderem
suas emoções e utilizá-las de maneira construtiva”, afirma Fabiana Santana, assessora pedagógica do programa Líder em Mim.
Ao
participar ativamente de experiências e refletir sobre elas, os alunos
têm a oportunidade de formular suas ideias, fazer conexões importantes e
compartilhar seus pensamentos com os colegas.
Trabalho colaborativo e desafios coletivos
Liderança
e trabalho em equipe são ações diretamente ligadas e, neste sentido, as
escolas podem estimular o trabalho colaborativo entre os alunos por
meio de atividades e jogos que promovam a interação e cooperação,
segundo indica a assessora pedagógica. Um exemplo de prática pedagógica
eficiente é o jogo "Contagem cooperativa", onde os alunos devem contar
coletivamente, sem uma ordem pré-estabelecida, exigindo atenção,
respeito e parceria.
Outra
estratégia, destaca Fabiana, é agrupar alunos com diferentes
características e habilidades para realizarem tarefas em conjunto,
incentivando-os a aprender a lidar com as diferenças e aproveitar as
diversas perspectivas. Além disso, é importante que os professores
destaquem a importância do Aprendizado Colaborativo,
onde todos os alunos têm um papel fundamental na realização das tarefas,
em contraste com o simples trabalho em grupo. “Essas práticas ajudam os
estudantes a desenvolverem habilidades como foco, observação,
comunicação eficaz e respeito mútuo, preparando-os para enfrentar
desafios coletivos”, explica.
Segundo
ela, é essencial que as escolas cultivem valores como responsabilidade e
integridade entre os estudantes por meio de diversas estratégias. Uma
abordagem eficaz, neste contexto é incorporar esses valores no currículo
e nas atividades diárias da sala de aula. “Os professores podem criar
oportunidades para que os alunos pratiquem a tomada de decisões éticas,
discutam dilemas morais e reflitam sobre suas próprias ações e escolhas.
Além disso, a escola pode implementar programas de liderança estudantil
que incentivem os alunos a assumirem responsabilidades dentro da
comunidade escolar, como organizar eventos ou liderar projetos de
serviço comunitário”, explica Fabiana.
A
assessora pedagógica do programa Líder em Mim destaca 5 práticas
pedagógicas para desenvolver valores como integridade e
responsabilidade, essenciais para líderes que fazem uma gestão
positiva:
1-Promover atividades de reflexão: Peça
aos alunos que escrevam algo que podem fazer para aumentar a
Integridade e a Intenção - exemplos para Integridade: evitar mentir, ser
correto, honesto; exemplos para Intenção: contar os motivos pelos quais
age de determinada maneira, agir pautado em princípios, excluir
preconceitos.
2-Discutir sobre impacto de ser íntegro a longo prazo: Solicite
que os alunos descrevam o impacto a longo prazo de demonstrar
Integridade e Intenção; conduza a conversa para que percebam que, ao
serem íntegros e mostrarem intenções baseadas em princípios, passam a
ser mais admirados e ganham credibilidade.
3-Envolver a família no processo de construção de valores: Oriente os alunos a conversar com a família sobre seus valores familiares.
4-Desenvolver habilidades de liderança: Oferecer
oportunidades para os alunos liderarem projetos e atividades;
incentivar a participação em equipes esportivas, escoteiros ou
atividades comunitárias e criar funções de liderança específicas dentro
da escola.
5-Fortalecer o autoconhecimento: Ajudar
os alunos a identificar seus pontos fortes e talentos; incentivar a
criação de quadros de visão com aspirações futuras e promover
entrevistas com familiares sobre talentos e habilidades.
Sobre o Líder em Mim (https://www.olideremmim.com.br/)
- Do Infantil ao Ensino Médio, o Líder em Mim é um programa de educação
socioemocional, endossado pelo CASEL e focado em promover, a partir da
mudança de paradigma, a mudança comportamental em educadores, crianças e
adolescentes, desenvolvendo a autoestima e o autoconhecimento de cada
um para que se tornem protagonistas de suas próprias vidas e da
transformação da sociedade. Os conteúdos são produzidos em parceria com a
marca global FranklinCovey e são fundamentados nas obras, nas pesquisas
e nos projetos do Dr. Stephen Covey, autor do best-seller “Os 7 Hábitos
das Pessoas Altamente Eficazes”.
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