JORNAL A REGIÃO
O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, chamou de "gravíssima" a crise hídrica que afeta a região da Chapada Diamantina. Ele se reuniu com o secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola; e o de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso.
Wilson fez um alerta sobre a necessidade de ações emergenciais e estruturantes que evitem situações como a do Rio Utinga, que secou quase completamente por conta da estiagem prolongada. “No início do governo de Jerônimo foi uma situação grave, mas sem drama, essa é a mais grave. É gravíssima".
"Se for pelas previsões aí do Climatempo, nós não vamos ter chuva até início de novembro. Então, se tiver é cinco, 10 milímetros, que não dá nem para tirar a poeira. Então, a situação é muito grave, não só água para o consumo humano, mas nós temos a região de Wagner, que está em uma situação muito crítica".
"O abastecimento de água da cidade depende, pura e exclusivamente, do Rio Utinga, onde já cortou”, explicou o presidente da UPB, que na última semana se reuniu com o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Sodré Martins, e a diretora do Inema, Maria Amélia Lins.
Cardoso pediu o apoio de Loyola para ações imediatas de abastecimento da população, mas também para obras estruturantes de pequenos barramentos que possam reduzir a seca do rio. A prefeita Vanessa Senna também apontou demandas como a perfuração e limpeza de poços artesianos, além do uso de cisternas.
“A cidade de Wagner está com aulas suspensas. Então, a gente está vivendo uma situação muito difícil”, disse a gestora. O prefeito de Souto Soares, Doutor Lucas, alertou que o rio que abastece o município, o Tijuco, também está quase secando. O prefeito de São Gabriel, Mateus Machado, também participou da reunião.
Loyola deu uma resposta típica de políticos. “Nosso compromisso é seguir ampliando os esforços com responsabilidade e sensibilidade social. Vamos seguir mobilizando recursos, ouvindo as lideranças locais e trabalhando em parceria para garantir soluções que cheguem a quem mais precisa”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário