Desde a pandemia tem crescido o número de negócios home-based
– aqueles que são realizados em casa, sem a necessidade de um ponto
físico. E esse movimento também acontece dentro das franquias. De acordo
com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), cerca de 10% das
redes atuam exclusivamente neste modelo.
Mais
do que uma tendência, empreender sem sair de casa representa uma
mudança de mentalidade. É isto que afirma o consultor em franquias Erlon
Labatut, que aponta a busca por uma maior qualidade de vida, presente
nestes negócios.
“O
modelo tradicional de trabalho impõe desafios que vão além da carga
horária—tempo perdido no trânsito, falta de flexibilidade e dificuldades
para equilibrar vida pessoal e profissional. Empreender de casa elimina
essas barreiras, permitindo que cada pessoa crie sua própria rotina e
direcione esforços para o que realmente importa”, pontua o especialista
em franquias e varejo.
Com
a digitalização dos negócios e o avanço das plataformas online, nunca
foi tão acessível transformar conhecimento, habilidades e paixões em
fontes de renda. Mas quais negócios assumem esse posto? Os segmentos são
variados, podendo abarcar desde marketplaces até redes voltadas para
saúde.
Preparamos
uma lista com quatro empreendimentos, das mais variadas áreas, para
quem quer investir pouco e faturar alto trabalhando de casa.
- Namboo
A
Namboo é a primeira franquia de marketplace do Brasil, cujo diferencial
está no foco exclusivo do franqueado para as vendas, sem que ele se
preocupe com estoques, embalagens e despachos. Todo armazenamento e
envio de produtos fica por conta da franqueadora. A marca entrou no
franchising no segundo semestre de 2024 e já conta com 10 unidades
espalhadas pelo país. O faturamento anual é de R$ 4 milhões.
Raio-X da marca:
Investimento inicial total estimado: R$ 35 mil.
Faturamento médio mensal: R$ 80 mil.
Lucro médio mensal: 15%.
Prazo de retorno: 6 a 12 meses.
- Cuidare Brasil
A
Cuidare Brasil é uma das maiores redes de cuidadores de pessoas do
país. Criada em 2014 em Natal, no Rio Grande do Norte, a marca está
presente em todas as regiões brasileiras e conta com 70 unidades em
operação. Atualmente a rede conta com diversos modelos de negócios,
sendo o home-based o mais comum deles. Somente no ano passado a rede faturou mais de R$ 100 milhões.
Raio-X da marca:
Investimento inicial total estimado: a partir de R$45 mil.
Faturamento médio mensal: entre R$ 54 mil e R$ 180 mil.
Lucro médio mensal: entre 16% e 23%.
Prazo de retorno: Entre 12 a 18 meses.
- RHF Talentos
Fundada
em 2005 pela paraense Renata Freires, a RHF é a maior e mais antiga
franqueadora na área de recursos humanos. A rede conta com mais de 200
unidades espalhadas pelo país e recentemente iniciou seu processo de
internacionalização. Oferecendo soluções para empresas e candidatos, a
marca impactou mais de 15 milhões de pessoas nestes 20 anos.
Raio-X da marca:
Investimento inicial total estimado: a partir de R$ 13.400,00
Faturamento médio mensal: entre R$ 20k à R$ 30k
Lucro médio mensal: até 70% do faturamento
Prazo de retorno: 6 meses
- SÓ Multas
A
SÓ Multas foi criada pelo advogado Clayton Vitor e o ex-despachante
Junior Seixas, em 2014, na cidade de Belo Horizonte (MG). O negócio
auxilia motoristas com infrações de trânsito e processos administrativos
de suspensão e cassação de habilitação. A rede possui mais de 60
unidades e faturou R$ 20 milhões em 2025. O destaque vai para o modelo
smart, lançamento recentemente e totalmente home-based.
Raio-X da marca:
Investimento inicial total estimado: A partir de R$29 mil
Faturamento médio mensal: R$30 mil
Lucro médio mensal: 40%
Prazo de retorno: 6 meses
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