MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Auditora do TCM integra Conselho de Auditores da ONU

 

A auditora estadual de controle externo do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Gabriela Flávia Ribeiro Mendes, foi indicada nesta quinta-feira (04/09) pelo Tribunal de Contas da União para compor a equipe de técnicos brasileiros do Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), o “Board of Auditors”. O órgão é responsável pela auditoria externa das finanças de todos os organismos da ONU, de seus fundos, programas e missões de paz em todo o mundo, e também é encarregado pela elaboração de recomendações para o aprimoramento e modernização da governança e da gestão dos recursos da organização.
Gabriela Mendes vai compor a equipe de técnicos que já conta com a participação de outro auditor do TCM, Vitor Maciel dos Santos, que foi selecionado para compor o “Board of Auditors” no ano passado. Ao todo, até agora, o TCU indicou 10 auditores dos 32 tribunais de contas estaduais e municipais para compor o seleto grupo. E Vitor Maciel e Gabriela Mendes são os únicos representantes das cortes de contas da região Nordeste do país.
A indicação de Gabriela Mendes, do TCM, e de Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, para reforçar a equipe brasileira do “Board of Auditors” concluiu o processo de seleção que se iniciou com uma relação de candidatos, organizada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com nomes de técnicos de cortes de todo o Brasil. A escolha da auditora do tribunal baiano foi comunicada ao presidente do TCM, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, pelo presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo.
Segundo ele, todos os candidatos indicados pela Atricon “apresentaram um excelente currículo, e a seleção atual considerou os perfis que melhor atendem aos critérios previamente estabelecidos e às atuais necessidades das nossas equipes”. O ministro pediu a liberação imediata da servidora para alocação na equipe, “com dedicação integral até junho do próximo ano, com possibilidade de prorrogação”.
O presidente do TCM comunicou a seleção de Gabriela Mendes para o Conselho de Auditores da ONU aos demais conselheiros da corte na sessão desta quinta-feira (04/09). E disse que é motivo de orgulho e alegria para todos os integrantes e servidores dos órgãos de controle externo da Bahia. Observou que a nomeação de Gabriela, assim como de Vítor Maciel, “vem coroar um processo de qualificação e especialização dos quadros técnicos do TCM implementado há mais de uma década, na presidência do conselheiro Plínio Carneiro Filho, e que vem sendo aperfeiçoado ao longo dos últimos anos.
O conselheiro afirmou que o TCM tem renovado e incorporado novos talentos aos quadros técnicos, e investido em cursos de qualificação e especialização, até mesmo no nível de mestrado e doutorado. Além disso, tem modernizado as ferramentas de trabalho, incorporando novas tecnologias para agilizar e garantir maior segurança nos processos fiscalizatórios. A participação de Gabriela Mendes e de Vítor Maciel no “Board of Auditors” da ONU, segundo ele, referenda e gratifica todo o esforço feito para dar excelência ao corpo técnico do TCM, que hoje aplica as melhores técnicas de auditorias – com base em princípios e normas reconhecidas e utilizadas internacionalmente.
A auditora estadual de controle externo Gabriela Flávia Ribeiro Mendes, agora membro do “Board of Auditors” da ONU, ingressou no TCM em 2018 e hoje ocupa a função de assessora da Superintendência de Controle Externo. Ela é graduada em Direito pela PUC-Minas Gerais, especialista em Direito Tributário e possui mestrado em Direito, Gestão e Governança dos Sistemas Financeiros Públicos pela “Université Paris 1 – Panthéon Sorbonne”.
Tem ainda MBA em Contabilidade Aplicada ao Setor Público e em Auditoria e Inovação no Setor Público (USP) – que concluiu com “menção honrosa” pelo trabalho final, intitulado “A Auditoria como Espécie Processual Independente: Ensaios para a Construção de um Processo Constitucional de Controle Externo”.

T C M

Nenhum comentário:

Postar um comentário