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Em
2024, apenas 12 redações alcançaram a almejada nota 1.000. Professor de
redação do Curso Anglo, Sérgio Paganim, alerta para o endurecimento de
critérios de correção da banca avaliadora
Com
a proximidade do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e dos
vestibulares, aumentam as expectativas dos candidatos que se preparam
para as provas em busca de uma vaga nas mais conceituadas universidades
do Brasil. As provas do Enem deste ano estão marcadas para os dias 9 e
16 de novembro e contam com 180 questões de múltipla escolha e uma
redação, no primeiro dia.
No
início deste ano, o MEC (Ministério da Educação) divulgou que apenas 12
redações conquistaram a nota máxima na edição do ano passado. O número é
significativamente menor que o registrado em 2023, quando 60 estudantes
alcançaram esse resultado. “A banca ficou mais rigorosa na análise dos
critérios de avaliação, especialmente na Competência 2”, afirma Sérgio Paganim, professor de Redação do Curso Anglo.
Embora
possa parecer uma façanha para poucos a conquista da nota 1.000, com o
preparo certo isso é totalmente possível. O candidato que busca atingir
essa pontuação deve concentrar sua atenção nas cinco competências
analisadas pela banca avaliadora. São elas: domínio da norma culta da
língua portuguesa e estruturação das frases; compreensão do tema e
aplicação de repertório sociocultural; capacidade de planejar e elaborar
um texto dissertativo com opinião demarcada e argumentação sólida; uso
adequado de conectivos entre frases e entre parágrafos; e elaboração de
uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Entre
as competências avaliadas, Paganim destaca que as duas primeiras
merecem atenção especial, sem deixar de lado as demais. Além disso, “a
Competência 4 é direcionada à coesão, então, neste ponto, é preciso
empregar conectores que estabeleçam relações de sentido, por exemplo, de
adição, consequência e conclusão entre os parágrafos - uma
característica bastante específica do Enem”, explica o professor.
Já
sobre a Competência 5, que trata da elaboração de uma proposta de
intervenção que respeite os direitos humanos, ela precisa ser coerente
com a análise do problema que foi desenvolvida e apresentar todos os
elementos cobrados pela banca examinadora: ação, agente, meio,
finalidade e o detalhamento de um desses quatro elementos anteriores.
Paganim
não deixa de comentar que outros itens merecem cuidado e atenção do
candidato. Entre eles, a linguagem, que deve ser simples, sem
rebuscamentos e adequada aos padrões da norma culta da Língua
Portuguesa; a estrutura textual precisa ser bem planejada e organizada; e
os repertórios socioculturais, bem articulados com a análise
desenvolvida na redação. “De nada adianta citar um pensador como Paulo
Freire, Adorno, Platão, ou mesmo a Constituição Federal, se esses
repertórios estiverem pouco articulados com a tese, ou seja, com as
causas, com as consequências da situação-problema que o autor do texto
desenvolveu”, destaca.
O que NÃO fazer na redação do Enem?
Quem
busca atingir a nota 1.000 na redação do Enem, ou se aproximar dela,
deve estar ciente dos erros que não pode cometer no dia da prova. O
especialista do Curso Anglo destaca as principais falhas que distanciam
os estudantes da pontuação máxima e dá dicas de como evitá-las. Confira:
1 - Usar apenas informações e argumentos presentes na coletânea de textos da própria prova:
Paganim destaca que é preciso trazer repertório diferente do que consta
da coletânea da redação e da prova de linguagens e de ciências humanas.
“Em geral constituem repertório sociocultural um fato histórico, um
pensador, um conceito, um fato de atualidade, entre outras
possibilidades. Mas fundamentar a argumentação exclusivamente em
elementos da coletânea e em textos da prova do primeiro dia vai tirar
pontos da Competência 2 e, portanto, distanciar o texto da nota 1.000”;
2 - Não deixar um posicionamento evidente no texto:
Segundo o especialista, geralmente os posicionamentos, no Enem, apontam
causas e/ou efeitos da situação-problema. Para o tema, por exemplo, da
invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil,
ao determinar causas ou efeitos dessa situação dentre tantas
possibilidades, o autor da redação estará delimitando seu ponto de vista
sobre o tema. “Sem essa definição clara, bem alocada na introdução, o
texto perde em direcionamento, em clareza, e em estruturação”, descreve;
3- Não articular profundamente os repertórios legitimados com o tema e o ponto de vista delimitado na introdução da redação: “Isso
vai gerar o que a banca tem chamado de “repertório de bolso”,
“repertório-coringa”, pois se trata de uma citação, um conceito, um
pensador sem conexão profunda com o tema e com o ponto de vista do
redator. Está posto no texto de maneira muito artificial, e essa
desarticulação afasta a redação da nota 1.000”, diz Paganim;
4- Desvios em relação à norma culta da Língua Portuguesa: Conforme
explica o professor do Curso Anglo, desvios como os de concordância
verbal, vírgula, ou os de convenções de escrita, como ortografia e
acentuação, entre outros, também afastam o texto da nota máxima;
5- Criar uma proposta de intervenção incompleta:
Se a intervenção apresentada para a temática não for estruturada com
clareza nos cinco elementos - o agente, a ação, um meio de essa ação ser
executada, uma finalidade e o detalhamento de um desses 4 elementos -, o
texto terá descontos na Competência 5. “Neste sentido, uma recomendação
importante é que a elaboração da proposta de intervenção seja cuidadosa
em relação a esses cinco elementos, especialmente evidenciando as
marcas linguísticas que indiquem cada um deles, como verbo no infinitivo
para a ação, ou conectores como “por meio de” e “a fim de que” para o
meio e a finalidade, respectivamente”, indica.
Além
das dicas e alertas, Sérgio Paganim reforça a importância de os
candidatos se manterem atualizados para encararem o tema solicitado no
dia do exame. “A leitura de jornais e revistas é uma orientação
tradicional e funcional neste sentido. O
estudante precisa treinar o olhar no noticiário para identificar quais
são os assuntos sociais, políticos, econômicos e culturais que têm mais
chance de cair na redação. Outro aspecto importante é acompanhar os
telejornais que apresentam comentários, que fazem interpretações,
análises dos fatos do cotidiano”, considera.
As
dicas do especialista mostram que, mais do que dedicação, o que faz a
diferença na busca pela nota 1.000 é a preparação estratégica, o domínio
das competências exigidas e a atenção aos detalhes. Assim, candidatos
bem-informados e empenhados em treinar os diferentes aspectos avaliados
na redação têm tudo o que precisam para se destacar e conquistar uma das
pontuações mais almejadas do exame.
Sobre o anglo (www.cursoanglo.com.br)
– Com 75 anos de tradição, o Anglo conta com uma rede de mais de 900
escolas conveniadas em todo o país, que totalizam mais de 300 mil
alunos. Oferece material estruturado, da Educação Infantil ao
Pré-Vestibular. e possui uma metodologia voltada ao desenvolvimento da
autonomia de estudos dos alunos. A proposta do Anglo oferece sólida
formação de cultura geral e o desenvolvimento de habilidades voltadas à
aplicação real dos conhecimentos. Ao final dos anos de escolaridade
básica, essa proposta permite que os alunos ingressem nas melhores
universidades do país através dos excelentes resultados nos vestibulares
e no ENEM.
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