MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 24 de maio de 2025

Regional do Baixo Amazonas discute os desafios do Serviço Social na Amazônia Paraense

 



Encontro reuniu profissionais da área e de outras especialidades para compartilhar vivências e ressaltar a importância da atuação dos assistentes sociais para os usuários do SUS

Em alusão ao Dia Nacional do Assistente Social, celebrado em 15 de maio, o Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), localizado em Santarém, no oeste paraense, promoveu a segunda edição do Encontro de Assistentes Sociais. O evento foi realizado no auditório da unidade hospitalar.

O simpósio reuniu profissionais da área de Serviço Social, além de especialistas de outras áreas da saúde que atuam no HRBA e em instituições parceiras, como a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Com o tema “Serviço Social na Amazônia Paraense”, o encontro teve como objetivo debater os desafios da profissão no contexto regional e destacar a relevância da atuação dos assistentes sociais junto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Essa segunda edição foi um sucesso. A participação foi excelente. Compartilhamos vivências da atuação do Serviço Social que contribuíram significativamente para a qualificação da profissão em toda a região, considerando que o Hospital Regional está inserido em uma dinâmica amazônica, com suas peculiaridades e características próprias”, avaliou Rose Mara Jardim Ruiz, coordenadora do setor psicossocial do HRBA.

Presente no evento, Kerlanny Amaral, representante do Conselho Regional de Serviço Social do Pará (Cress-PA), elogiou a iniciativa de discutir a realidade e os desafios da profissão na Amazônia. “É essencial refletir sobre nossa prática, especialmente no contexto da Amazônia Paraense, compreendendo suas complexidades e especificidades. O assistente social precisa estar atento às particularidades dos pacientes que nos procuram”, destacou.

Referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de habitantes distribuídos em 29 municípios do oeste do Pará, o HRBA conta com sete assistentes sociais. Esses profissionais atuam diariamente na garantia dos direitos dos pacientes, desde a admissão hospitalar até a alta médica, oferecendo suporte emocional, acionando a rede de apoio quando necessário e intervindo em situações de vulnerabilidade social.

Para o diretor-geral da unidade, Matheus Coutinho, sediar o evento no hospital reforça a valorização do Serviço Social não apenas no HRBA, mas em toda a região do Baixo Amazonas. “São profissionais essenciais para nós, que atuam diretamente com nossos usuários, oferecendo o suporte social de que tanto necessitam durante o atendimento. Este momento vai além de uma homenagem; é uma contribuição efetiva para o fortalecimento e o desenvolvimento contínuo do Serviço Social em nossa região”, concluiu.

Serviço: O Hospital do Baixo Amazonas presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade pertence ao Governo do Pará, sob a administração do Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.

--


Nenhum comentário:

Postar um comentário