Como parte das celebrações do Ano Cultural Brasil – França, o Marché du Film de Cannes será palco do lançamento da VDF Connection, única consultoria brasileira presente nesta edição do mercado de Cannes, que tem como missão o fortalecimento global do cinema independente, de gênero, de arte e documentário.
Fundada por Mónica Trigo e Javier Fernandez,
figuras proeminentes no crescimento do cinema de gênero na América
Latina, a VDF Connection surge com a missão de impulsionar a presença de
cineastas latino-americanos nos mercados globais, apoiando novos
talentos por meio de oportunidades estratégicas de financiamento,
coprodução e distribuição.
A VDF estreia com a projeção de cinco projetos em pós-produção, no Palais I, no dia 16 de maio próximo,
em Cannes. Três dos selecionados são brasileiros, “O Casarão” de Cintia
Domit Bittar, “O Mundo Que Eu Conheço Lá Não Existe Mais” de Thiago
Luciano e “Amor Livre Amor”, de Flávio Frederico e Mariana Pamplona
estarão no maior mercado de cinema do mundo.
Para
Mónica Trigo, o lançamento da VDF Connection é mais do que um novo
empreendimento: “Acreditamos que o cinema tem o poder de transcender
fronteiras e conectar culturas. E a nossa missão é promover promover
cineastas e criativos da indústria audiovisual latino-americana,
apoiando o desenvolvimento, o posicionamento e a circulação
internacional de suas obras”.
A
VDF Connection tem como objetivo principal ampliar o alcance
internacional de filmes independentes, oferecendo estratégias
personalizadas e consultoria para participação em festivais e mercados
audiovisuais de destaque, como Cannes (França), Berlinale (Alemanha),
TIFF (Canadá), Annecy (França), Sitges (Espanha), Ventana Sur
(Argentina/Uruguai), Rio2C (Brasil), BIFFF (Bélgica), Guadalajara
(México), entre outros.
Com três frentes estratégicas, A VDF oferece suporte abrangente aos cineastas e profissionais da indústria audiovisual como Consultoria Audiovisual, com acompanhamento completo para cineastas em todas as fases de seus projetos; Treinamento e Redes Profissionais, com a criação de espaços de aprendizado e networking, em parceria com festivais, universidades e instituições culturais; e Agência de Vendas Internacional, com representação
de filmes de alto valor artístico em mercados globais, conectando-os a
públicos internacionais e ampliando seu potencial comercial e criativo,
além de oferecer uma consultoria especializada em modelos de coprodução
internacional, ajudando cineastas a acessar recursos globais e parceiros
estratégicos.
Site: vdfconnection.com
Atendimento à imprensa:
Atti Comunicação
Eliz Ferreira - (11) 3729- 1455| (11) 99110-2442 _ eliz@atticomunicacao.com.br
Valéria Blanco – (11) 3729-1456 | (11) 99105-0441_valeria@atticomunicacao.com.br
VDF Connection
Sobre Mónica Trigo_
Gestora cultural, consultora internacional e curadora de festivais com
mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento estratégico do setor
audiovisual. É cofundadora da VDF Connection, empresa focada na
exibição, formação e promoção internacional de talentos emergentes do
cinema de gênero e de arte.
Mónica
coordenou projetos em grandes festivais e mercados internacionais,
conectando produtores, distribuidores e profissionais da indústria com
oportunidades de coprodução, financiamento e distribuição global.
Até
recentemente, atuou como Diretora de Desenvolvimento e Promoção
Audiovisual na Empresa Mineira de Comunicação (EMC), onde liderou a
criação de programas de financiamento público, desenvolveu políticas
públicas de audiovisual, lançou uma plataforma de streaming estatal e
atuou em coordenação com o Conselho Estadual de Cultura.
Mónica
desempenhou um papel fundamental na organização e direção de festivais e
eventos audiovisuais de alto impacto, incluindo o Festival de Cinema de
Paulínia, onde também coordenou a Comissão de Cinema de Paulínia, o
estúdio de animação local e estratégias de investimento para produções
nacionais. Como Secretária de Cultura em vários municípios, implementou
políticas culturais locais, criou programas de capacitação e desenvolveu
mecanismos de financiamento para apoiar a indústria cinematográfica.
Internacionalmente,
atuou como curadora e consultora em eventos como o Marché du Film
(Cannes), o European Film Market (Berlim) e o Ventana Sur (Buenos Aires)
. Foi jurada e avaliadora de projetos em iniciativas como o Cine Ceará,
o Buenos Aires Rojo Sangre, o Blood Window, o Panama Horror Film Fest e
o Programa Ibermedia .
Ela
também trabalha como produtora executiva e associada em vários projetos
audiovisuais, incluindo Shit Happens and Miracles Too (Colômbia, 2024),
Gigantes do 8M (Brasil, 2020) e Rio de Topless (Brasil, 2019).
Atualmente,
é Diretora de Relações Internacionais da FANTLATAM – Aliança
Latino-Americana de Festivais de Cinema Fantástico e membro da Academia
Brasileira de Cinema e Audiovisual. Integrou a comissão de seleção que
indicou Central do Brasil , de Walter Salles, filme que lhe rendeu a
primeira indicação do Brasil ao Oscar.
Sobre Javier Fernández -
Programador e consultor de projetos para festivais internacionais de
cinema, com vasta experiência em curadoria, desenvolvimento e promoção
global de cinema de gênero, especialmente fantasia e terror. Com forte
foco em plataformas da indústria cinematográfica, ele contribuiu para o
posicionamento internacional de filmes latino-americanos, conectando
cineastas emergentes com agentes de vendas, distribuidores e
programadores de festivais em todo o mundo.
De
2013 a 2024, atuou como Coordenador de Indústria do Blood Window no
Ventana Sur , o principal mercado cinematográfico da América Latina,
organizado pelo INCAA (Instituto Nacional de Cinema da Argentina) e pelo
Marché du Film do Festival de Cannes. Também foi Diretor Artístico do
Festival Blood Window em Pinamar (2018-2019), dedicado à exibição do
cinema fantástico latino-americano.
Atualmente,
Fernández é membro do Comitê de Seleção do Sitges – Festival
Internacional de Cinema Fantástico da Catalunha, uma das plataformas
mais prestigiadas do mundo para filmes de gênero. Ele também atua como
consultor de projetos para laboratórios e mercados de desenvolvimento,
incluindo NAFF (BIFAN – Coreia do Sul) , Sitges FANLAB (Espanha) ,
Fantasolab (Colômbia) , IFFAM (Macau) , entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário