MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 2 de maio de 2025

Bahia poderá receber nova unidade de Escola de Agronegócio

 



CyKlo Agritech

Bahia poderá receber nova unidade de Escola de Agronegócio

Atitus Educação ofertará cursos de graduação em Agronomia e Medicina Veterinária em Luís Eduardo Magalhães, com modelo de ensino diferenciado em parceria com empresas do setor, cooperativas e até produtores rurais

O agronegócio se tornou a “menina dos olhos” na economia da Bahia. Até o terceiro trimestre de 2024, o setor representou 23,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, atingindo 26,5% no terceiro trimestre, o maior índice para o período. Já o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) em 2024 foi de R$ 54 bilhões, com as lavouras contribuindo com 81% e a produção animal com 19%. Esses números destacam a importância do agro e com eles, evidenciando seu papel central no desenvolvimento do estado.

Para que este cenário continue em evolução é preciso disponibilizar ferramentas e meios que ajudem nas atividades do campo. Como é o caso da educação e capacitação profissional especializada, que hoje é um dos problemas enfrentados na área. Com foco em atender essa necessidade do setor na região do Cerrado brasileiro, a Atitus Educação, de Passo Fundo-RS, anuncia o projeto de expansão e instalação de uma nova unidade da Escola de Agronegócio em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia.

A escola, vai além das exigências do MEC e das disciplinas tradicionais. Isso porque além de englobar os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, desenvolve também, há três anos, um modelo muito diferenciado de conteúdo, em uma espécie de ecossistema em parceria com empresas, cooperativas, produtores rurais e até agências como a Embrapa, para fomento à pesquisa.

Segundo Pompeo Scola, psicólogo, consultor em empreendedorismo e membro do Conselho Consultivo da Atitus Educação, o intuito desse ecossistema é proporcionar aos estudantes um vivenciamento único. “A ideia é que eles possam atuar no dia a dia do campo, entendam as dores e demandas das empresas e dos produtores, tenham maior taxa de empregabilidade e ainda estejam alinhados ao que o mercado realmente precisa. Ou seja, a ênfase está em formar pessoas capacitadas com qualidade, e não apenas focadas em valores acessíveis ou ensino genérico”, cita.

Hoje, a instituição já tem parceria com marcas renomadas, como a Ourofino Saúde Animal e a cooperativa Cotrijal. “No Sul já temos muitos exemplos do sucesso dessa metodologia de engajamento e os parceiros demonstram muita satisfação com os resultados”, diz o consultor.

Ainda segundo ele, o projeto ainda está em fase de validação, mas o interesse é evidente e a implantação da unidade na cidade não é à toa e sim estratégica. “O Oeste da Bahia precisará cada vez mais criar programas de atração para disponibilizar na região serviços essenciais e modernos que permitam autonomia e equilíbrio no seu processo de crescimento e vale dizer que mão de obra treinada é essencial para um agro forte”, destaca Scola.

Importância da educação no agro

A educação e a formação de profissionais são pilares fundamentais para o fortalecimento e a modernização do agro. Em um setor cada vez mais tecnológico e competitivo, é essencial contar com mão de obra qualificada, capaz de aplicar conhecimentos técnicos, científicos e de gestão para aumentar a produtividade e a sustentabilidade das atividades agropecuárias.

A capacitação constante contribui diretamente para a adoção de boas práticas agrícolas, uso eficiente de recursos naturais, inovação nas cadeias produtivas e ampliação da competitividade no mercado nacional e internacional. Além disso, investimentos em educação rural promovem inclusão social, melhoria da qualidade de vida no campo e maior protagonismo das comunidades no desenvolvimento do setor.

 

 

 



Imagens relacionadas


Divulgação Cyklo
baixar em alta resolução



Divulgação Cyklo
baixar em alta resolução



Ruralpress

Kassiana Bonissoni
Gerente de atendimento
kassiana.ruralpress@gmail.com
(19) 98320-0286

Nenhum comentário:

Postar um comentário