Após
alcançar uma marca recorde de visitas por estrangeiros em 2024, o
Brasil projeta um número ainda maior para este ano. De acordo com o
Ministério do Turismo, foram mais de 6,6 milhões de turistas em solo
nacional, e o otimismo para 2025 se reflete diretamente no setor de
alimentação fora do lar.
O
momento traz uma oportunidade para bares e restaurantes crescerem junto
à demanda gerada pelo aumento no fluxo de turistas, impacto que pode
ser expressivo para os negócios.
Paulo
Solmucci, presidente da Abrasel, afirma que o alto volume de turistas
estrangeiros no Brasil, eleva a necessidades dos empreendedores de bares
e restaurantes de investirem em qualificação de outros idiomas para a
equipe,
“Em
algumas regiões, a demanda por profissionais qualificados inclui a
necessidade de contratar pessoas que falam uma segunda língua, devido à
maior presença de turistas estrangeiros. Esse cenário destaca a
importância de investir na capacitação da mão de obra, atendendo às
exigências de um mercado cada vez mais dinâmico”, explica.
Além
das novas vagas, a qualificação da mão de obra e a disponibilização de
cardápios em línguas estrangeiras se tornam estratégias para atrair
clientes. Diego Vetere, proprietário do Bakana Bar & Cozinha, no Rio
de Janeiro (RJ), entende a importância dessa ação para o negócio.
O
empresário conta que a adaptação do cardápio para as versões em inglês e
espanhol para aprimorar o atendimento, surgiu a partir de uma parceria
com três empresas que oferecem experiências turísticas na cidade.
Uma
das empresas é a Homefans, que leva pessoas ao redor do mundo para
eventos esportivos. O Bakana, localizado próximo ao Maracanã, é o ponto
de encontro desses turistas, que vêm de outros países, e aproveitam para
assistir jogos no estádio.
Para
Diego, a expectativa é que essas parcerias tragam ainda mais movimento
em 2025. “No início, os grupos eram menores, de 20 pessoas, e depois
foram crescendo. Já atendi 60 gringos ao mesmo tempo”, conta.
Por
esse motivo, o treinamento da equipe deve ser reforçado neste ano. “Eu
falo inglês e quero colocar as duas gerentes em um curso de idiomas.
Também tem uma pessoa fluente na língua, que apesar do trabalho fixo,
opera como freela no restaurante nos dias de jogos”, conclui.
Estabelecimentos de fine dining
também têm expectativas sólidas quanto ao turismo internacional.
Comandado pela chef Manu Buffara, o restaurante Manu recebe visitantes
de outros países desde a sua inauguração na capital paranaense, em 2011,
e é um destino gastronômico consolidado.
No
restaurante, há uma forte preocupação com cada detalhe da experiência
dos clientes estrangeiros, incluindo cuidados como menus traduzidos e
explicações detalhadas dos pratos em inglês, com uma abordagem
personalizada que respeita preferências culturais e restrições
alimentares.
Além disso,
a equipe é capacitada em idiomas, partindo da contratação de
funcionários que já possuem este conhecimento, e ainda há investimento
em sua qualificação contínua.
“Realizamos
treinamentos regulares, incluindo workshops de hospitalidade
internacional e práticas voltadas para uma experiência gastronômica de
excelência. Atualmente, nossos colaboradores participam de aulas
semanais de inglês, conduzidas por um professor que adapta o conteúdo às
demandas do restaurante”, afirma a assessora do estabelecimento,
Juliana Oliveira.
Ela
explica que o retorno é “extremamente positivo”. A satisfação do
público estrangeiro fortalece a reputação internacional do restaurante,
alimentando seu crescimento orgânico por meio de recomendações e menções
nas mídias sociais.
O
reconhecimento se alia à expectativa geral para o ano e indica uma
forte oportunidade para o alcance de resultados positivos. “Estamos
otimistas com o aumento no número de turistas estrangeiros neste ano,
impulsionado pela crescente visibilidade internacional do Manu, e por
nossa participação em eventos por todo o mundo” declara Juliana.
A convergência de fatores favorece o aumento de público
Com
São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, respectivamente,
liderando a captação de visitantes estrangeiros, estabelecimentos
desses estados podem reforçar sua preparação para esse movimento,
impulsionados pelo Plano Nacional de Turismo.
A
medida, lançada pelo governo federal no ano anterior, tem como um de
seus principais objetivos aumentar a receita captada nacionalmente a
partir da recepção de visitantes internacionais.
Outros
fatores que prometem impulsionar ainda mais o fluxo de viagens são
eventos como a COP 30, que será realizada em Belém (PA) e deve atrair
olhares do mundo para o Brasil. A expectativa do Ministério do Turismo,
divulgada no início do mês, é que o número de turistas estrangeiros no
Brasil alcance a marca de 6,9 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário