MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Onda de turistas estrangeiros é oportunidade de crescimento para bares e restaurantes em 2025

 


Por todo o Brasil, estabelecimentos que qualificam seu atendimento podem lucrar mais a partir do aumento de turistas internacionais 

Imagem de Jonathan Borba (Pexels)

Após alcançar uma marca recorde de visitas por estrangeiros em 2024, o Brasil projeta um número ainda maior para este ano. De acordo com o Ministério do Turismo, foram mais de 6,6 milhões de turistas em solo nacional, e o otimismo para 2025 se reflete diretamente no setor de alimentação fora do lar. 

O momento traz uma oportunidade para bares e restaurantes crescerem junto à demanda gerada pelo aumento no fluxo de turistas, impacto que pode ser expressivo para os negócios. 

Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, afirma que o alto volume de turistas estrangeiros no Brasil, eleva a necessidades dos empreendedores de bares e restaurantes de investirem em qualificação de outros idiomas para a equipe, 

“Em algumas regiões, a demanda por profissionais qualificados inclui a necessidade de contratar pessoas que falam uma segunda língua, devido à maior presença de turistas estrangeiros. Esse cenário destaca a importância de investir na capacitação da mão de obra, atendendo às exigências de um mercado cada vez mais dinâmico”, explica. 

Além das novas vagas, a qualificação da mão de obra e a disponibilização de cardápios em línguas estrangeiras se tornam estratégias para atrair clientes. Diego Vetere, proprietário do Bakana Bar & Cozinha, no Rio de Janeiro (RJ), entende a importância dessa ação para o negócio. 

O empresário conta que a adaptação do cardápio para as versões em inglês e espanhol para aprimorar o atendimento, surgiu a partir de uma parceria com três empresas que oferecem experiências turísticas na cidade. 

Uma das empresas é a Homefans, que leva pessoas ao redor do mundo para eventos esportivos. O Bakana, localizado próximo ao Maracanã, é o ponto de encontro desses turistas, que vêm de outros países, e aproveitam para assistir jogos no estádio. 

Para Diego, a expectativa é que essas parcerias tragam ainda mais movimento em 2025. “No início, os grupos eram menores, de 20 pessoas, e depois foram crescendo. Já atendi 60 gringos ao mesmo tempo”, conta. 

Por esse motivo, o treinamento da equipe deve ser reforçado neste ano. “Eu falo inglês e quero colocar as duas gerentes em um curso de idiomas. Também tem uma pessoa fluente na língua, que apesar do trabalho fixo, opera como freela no restaurante nos dias de jogos”, conclui. 

Estabelecimentos de fine dining também têm expectativas sólidas quanto ao turismo internacional. Comandado pela chef Manu Buffara, o restaurante Manu recebe visitantes de outros países desde a sua inauguração na capital paranaense, em 2011, e é um destino gastronômico consolidado. 

No restaurante, há uma forte preocupação com cada detalhe da experiência dos clientes estrangeiros, incluindo cuidados como menus traduzidos e explicações detalhadas dos pratos em inglês, com uma abordagem personalizada que respeita preferências culturais e restrições alimentares. 

Além disso, a equipe é capacitada em idiomas, partindo da contratação de funcionários que já possuem este conhecimento, e ainda há investimento em sua qualificação contínua. 

“Realizamos treinamentos regulares, incluindo workshops de hospitalidade internacional e práticas voltadas para uma experiência gastronômica de excelência. Atualmente, nossos colaboradores participam de aulas semanais de inglês, conduzidas por um professor que adapta o conteúdo às demandas do restaurante”, afirma a assessora do estabelecimento, Juliana Oliveira. 

Ela explica que o retorno é “extremamente positivo”. A satisfação do público estrangeiro fortalece a reputação internacional do restaurante, alimentando seu crescimento orgânico por meio de recomendações e menções nas mídias sociais. 

O reconhecimento se alia à expectativa geral para o ano e indica uma forte oportunidade para o alcance de resultados positivos. “Estamos otimistas com o aumento no número de turistas estrangeiros neste ano, impulsionado pela crescente visibilidade internacional do Manu, e por nossa participação em eventos por todo o mundo” declara Juliana. 

A convergência de fatores favorece o aumento de público 

Com São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, respectivamente, liderando a captação de visitantes estrangeiros, estabelecimentos desses estados podem reforçar sua preparação para esse movimento, impulsionados pelo Plano Nacional de Turismo. 

A medida, lançada pelo governo federal no ano anterior, tem como um de seus principais objetivos aumentar a receita captada nacionalmente a partir da recepção de visitantes internacionais. 

Outros fatores que prometem impulsionar ainda mais o fluxo de viagens são eventos como a COP 30, que será realizada em Belém (PA) e deve atrair olhares do mundo para o Brasil. A expectativa do Ministério do Turismo, divulgada no início do mês, é que o número de turistas estrangeiros no Brasil alcance a marca de 6,9 milhões. 


Contatos da assessoria

Ísis Castro | isiscastro.br@abrasel.com.br

Tatiane Ferreira | tatianeferreira.br@abrasel.com.br

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