Com mais de 147 mil atendimentos anuais, Hospital Universitário Cajuru é único 100% SUS do Paraná a conquistar acreditação ONA Nível 3
Referência em formação e ensino, o Hospital Universitário Cajuru é o único hospital do Paraná com atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a obter a acreditação ONA Nível 3, o mais alto reconhecimento na área da saúde no Brasil. Localizado em Curitiba (PR), a instituição alia qualidade estrutural, excelência clínica, formação acadêmica, gestão integrada e segurança do paciente. "Essa conquista reflete o esforço contínuo de toda a equipe, que se dedica a garantir a excelência e a humanização no atendimento. Ver o hospital evoluir e se consolidar como referência na prestação de serviços de saúde e na formação de especialistas, seguindo os mais elevados padrões de qualidade e segurança, é motivo de grande orgulho. Cada vida que tocamos, cada desafio superado, é um passo importante na construção de uma tradição de excelência, com o paciente sempre no centro de nosso cuidado", destaca o diretor-geral do hospital, Juliano Gasparetto.
Com mais de 5 mil cirurgias de alta complexidade realizadas anualmente, o Hospital Universitário Cajuru se junta a um seleto grupo de pouco mais de 30 hospitais públicos no Brasil a conquistar a acreditação ONA Nível 3. A conquista reafirma seu papel essencial como centro de ensino e formação, promovendo experiências práticas para residentes médicos, estudantes de Medicina e alunos de outros cursos da área da saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Para a gerente de Gestão da Qualidade do hospital, Luciane Zanetti, isso vai além de um reconhecimento técnico. “Isso significa que os mais de 147 mil pacientes atendidos ao longo do ano no Hospital Universitário Cajuru podem contar com uma instituição organizada e dedicada a melhorar continuamente suas práticas, oferecendo atendimento eficiente, cirurgias de alta complexidade, formação acadêmica e garantindo maior satisfação e confiança ao usuário que utiliza o serviço”, avalia.
O impacto da Acreditação ONA Nível 3 no Paraná
A acreditação em saúde no Brasil tem avançado continuamente, com a Organização Nacional de Acreditação (ONA) desempenhando um papel central desde sua fundação, em 1999. Criada em parceria com instituições como a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a ONA contribui para a melhoria da qualidade e segurança nos serviços de saúde. Como resultado desse movimento, o número de instituições acreditadas no país saltou de 260 em 2010 para mais de 1,3 mil em 2024, segundo dados da ONA e do DataSUS.
Com uma metodologia rigorosa e padrões reconhecidos internacionalmente, a ONA avalia e certifica hospitais que asseguram qualidade e segurança no atendimento à saúde. A evolução do Hospital Universitário Cajuru, que passou da Acreditação ONA Nível 1 para o Nível 3, reflete esse movimento de aprimoramento contínuo. Segundo o superintendente técnico da ONA, Péricles Cruz, a certificação de uma instituição de saúde simboliza um compromisso com elevados padrões. "O processo de acreditação é voluntário e educativo, não sendo uma fiscalização. Durante a avaliação, todas as áreas da instituição são inspecionadas, e mais de 1,7 mil requisitos são verificados antes da homologação", explica Péricles.
A conquista da acreditação não beneficia apenas um hospital, mas reverbera positivamente para todo o sistema de saúde do estado e do país. Para o presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Estado do Paraná (FEHOSPAR), Rangel da Silva, isso representa um marco que inspira outras instituições no Paraná. "Essa evolução aprimora a gestão interna, fortalece a segurança dos pacientes e demonstra que alcançar excelência é possível, beneficiando todo o sistema de saúde. Junto disso, essa cultura e esses resultados impulsionam a comunidade, começando por Curitiba, estendendo-se ao interior e alcançando outros estados, formando uma corrente de impactos positivos", analisa Rangel.
O futuro da qualidade em saúde
Atualmente, 205 hospitais no Brasil possuem a acreditação ONA Nível 3, sendo a maioria instituições privadas, e apenas nove no Paraná alcançaram esse nível. De acordo com a gerente de Gestão da Qualidade do Hospital Universitário Cajuru, a acreditação alinha o hospital aos mais altos padrões internacionais de qualidade e segurança. "Essa certificação é o reflexo de um esforço conjunto de todos os profissionais e setores do hospital, colocando-nos ao lado das principais instituições de referência no país", destaca Luciane Zanetti.
O futuro da acreditação promete avanços contínuos, ampliando o acesso e personalizando os cuidados para a população. “O Hospital Universitário Cajuru é um lugar feito por pessoas que se dedicam a cuidar do outro com carinho e comprometimento. A cada paciente que atendemos, buscamos não só oferecer o melhor tratamento médico, mas também criar um ambiente seguro, acolhedor e humano. A conquista da acreditação ONA Nível 3 reflete o esforço de nossa equipe, mas, para nós, o verdadeiro reconhecimento vem na confiança que nossos pacientes depositam em nós todos os dias. Nosso compromisso é seguir evoluindo para oferecer um atendimento de excelência a todos, sem exceção", finaliza Juliano Gasparetto.
Sobre o Hospital Universitário Cajuru
O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS e com a certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA) Nível 3. Está orientado pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.
MAIS INFORMAÇÕES / AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS
Curitiba: + 55 41 3026-2610 | + 55 41 99273-8999
São Paulo: + 55 11 94199-9379
Londres: + 44 7379-138858
centralpress@centralpress.com.br
www.centralpress.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário