São Paulo, 02 de fevereiro de 2023
– A Serasa Experian realizou uma pesquisa inédita para entender a
relação das PMEs com o crédito, incluindo quais modalidades esse público
prefere e a frequência de cada opção, por exemplo. No levantamento, é
perceptível que ainda há espaço para ampliação do acesso e domínio sobre
o tema.
De
acordo com os dados, 89% das PMEs tem a percepção que, caso venham a
solicitar crédito, teriam o pedido aprovado. O percentual salta para 95%
entre empresas que já utilizam o cartão de crédito corporativo.
“O
crédito é combustível para os negócios e nas pequenas e médias empresas
seu valor pode ser potencializado, levando esses empreendedores ao
sucesso. Entender a relação desse público com cada modalidade é
fundamental para termos soluções voltadas a facilitar e apoiar toda a
sua jornada.”, afirma o vice-presidente de PMEs da Serasa Experian,
Cleber Genero.
Modalidades e frequência
Olhando
para os últimos 24 meses, 53% das PMEs utilizaram alguma forma de
crédito, sendo as opções mais populares o empréstimo e a antecipação de
recebíveis do cartão de crédito. 24% afirmam que o empréstimo foi a
modalidade escolhida e esse número salta para 29% quando são companhias
do setor da indústria. A antecipação de recebíveis é a preferência de
23%. Já na quebra por segmento, é a alternativa de 37% das PMEs do
comércio.
Ainda
no tema, os respondentes afirmam que, nos últimos dozes meses,
recorreram ao empréstimo uma vez ao ano (35%). Já a antecipação de
recebíveis do cartão de crédito apresenta, em geral, uma recorrência
mensal (58%). Nos demais tipos de antecipação, a recorrência mensal
ainda prevalece, com 46%, no entanto, a frequência trimestral e
semestral apresentam maior recorrência, 22% e 15%, respectivamente.
Na
outra ponta, 47% das PMEs não utilizaram nenhuma modalidade de crédito
disponível no mercado. Esse número chega a ser 55% nas empresas do
segmento de serviços e 51% olhando para negócios de porte individual ou
micro. No entanto, dessas 47%, quase metade delas — 21% — tem a intenção de solicitar.
“Com
a pesquisa, além de entendermos o apetite e maturidade das PMES sobre o
tema, vimos também os desafios. Por exemplo, quando olhamos para
empréstimos, além da taxa de juros ser uma constante, com 51%
mencionando-a, a exigência de garantias é uma questão para 26% das
pequenas e médias empresas respondentes. Para quem já solicitou um
empréstimo, o número chega a ser 28%. É importante que esse público
tenha um acesso fácil e o mais desburocratizado possível com taxas
atraentes”, conclui Cleber Genero.
Metodologia e amostra
A
pesquisa envolveu uma amostra representativa de 522 PMEs, considerando a
classificação estabelecida pelo SEBRAE. A pesquisa buscou abranger
diversos setores, incluindo comércio, serviços e indústria, bem como
empresas que atuam tanto no mercado B2B quanto no B2C. Foram incluídos
cargos de coordenadores, gerentes, diretores, sócios e proprietários,
desde que fossem maiores de 18 anos. A coleta foi realizada por meio de
painel online e a margem de erro foi de 4% com um intervalo de confiança
de 95%. Foram excluídas da amostra associações, federações, igrejas e
outros órgãos religiosos.
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