MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de junho de 2023

Relatora do marco temporal quer incluir indenização pelo preço de mercado

 

POLITICA LIVRE
brasil

Relatora do marco temporal no Senado, Soraya Thronicke (União-MS) quer incluir no texto a previsão de indenização a fazendeiros por terras demarcadas pelo valor de mercado, não pelo venal.

A proposta aprovada na Câmara menciona indenização das “benfeitorias de boa-fé”, ou seja, obras feitas até a conclusão do processo de demarcação.

O valor venal é uma estimativa feita pelo poder público sobre os bens e costuma ser abaixo do de mercado. Segundo a senadora, o tema já foi tratado com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e há concordância do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Eu falei com o ministro Fávaro e ele disse que o Lula quer indenizar, sim, terra nua e benfeitorias. Não pode cobrir um lado e deixar em aberto o outro”, relata.

Ela estuda ainda como será definido esse valor —se haverá um número mínimo de avaliações diferentes e quem poderá fazê-las.

Soraya diz haver acordo para levar o texto para votação na primeira semana de agosto e, dessa forma, se adiantar ao julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal). O assunto entrou na pauta em 7 de junho, mas o ministro André Mendonça pediu vista, que agora tem prazo de 90 dias.

Não há acordo, no entanto, sobre o maior entrave do texto, que é a delimitação da Constituição como um marco para a ocupação de terras passíveis de demarcação. Soraya diz que só recebeu a relatoria na última semana, após passar um período internada, e que ainda vai iniciar as conversas para chegar a um consenso.

Juliana Braga / Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário