O
hábito é um comportamento aprendido e repetido regularmente, de forma
consciente ou não, como escovar os dentes ou pentear os cabelos. Ao
reconhecer uma atividade, o cérebro poupa energia e passa a se dedicar a
coisas novas. Assim, temos mais segurança para executar uma tarefa,
pois já estamos acostumados com ela.
No
processo de aprendizagem, ao criar o hábito de estudar todos os dias,
por 30 minutos, por exemplo, é possível compreender melhor um assunto e
aperfeiçoar as próprias habilidades. Segundo a teoria dos 21 dias,
criada pelo cirurgião plástico Maxwell Maltz na década de 1960, após o
período, fica mais fácil permanecer firme em um propósito, seja ele
qualquer for.
“Durante
o ano letivo, diversos temas são expostos aos estudantes, que precisam
compreendê-los para uma fixação eficiente no cérebro. Logo, é essencial
ter organização e criar o hábito de estudar diariamente, e, assim,
facilitar o caminho para o aprendizado”, conta Cristhiane Amorim,
pedagoga com pós-graduação em neurociência de educação e desenvolvimento
infantil e que atua na rede Kumon. A profissional ainda afirma que essa
prática pode levar ao aumento de foco e autoconfiança, além de ampliar a
capacidade de concentração.
Os
alunos do Kumon desenvolvem, desde pequenos, uma rotina de estudos, e
isso auxilia na compreensão e fixação do conteúdo. É fundamental ainda
que cada estudante tenha um local de estudo livre, sem muitos estímulos
visuais e siga um cronograma, alternando assuntos. Assim, é possível
evitar a ansiedade, o cansaço e sobrecarga.
Priscila
Sandri, mãe da aluna Catarina, que estuda matemática e português no
Kumon, conta que o método veio para somar a rotina da casa. “São 5
crianças por aqui e, se não tivermos uma rotina, tudo vira uma bagunça! A
Cacá entende que tem a hora certa para tudo, para as atividades e para
brincar. Ela compreende o compromisso com o estudo e sempre tiramos um
tempinho do dia para isso”. “Ela é mais responsável e já vemos uma
evolução no raciocínio e até na segurança que ela tem para lidar com as
situações. Estamos há dois anos evoluindo a cada dia, e somos muitos
felizes por isso", finaliza Priscila.
O
Kumon é um método de estudo japonês criado em 1954 pelo professor Toru
Kumon. O ensino privilegia o desenvolvimento da autonomia do aluno nos
estudos, de forma que ele aprenda de acordo com o seu ritmo. O material
didático é autoinstrutivo e dividido em estágios, fazendo com que a
complexidade aumente gradualmente. Porém, o aluno só avança para o
próximo conteúdo quando consegue assimilar o que é proposto.
O
método desenvolve a habilidade acadêmica e outras mais, como:
autodidatismo, concentração, capacidade de leitura, raciocínio lógico,
independência, hábito de estudo, responsabilidade e autoconfiança. O
Kumon oferece as disciplinas de matemática, português, inglês e japonês,
para crianças de todas as idades.
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