Com
a popularização de plataformas de streaming como o Spotify, Deezer e
Apple Music, os profissionais da música voltaram seus esforços de
divulgação para o digital, revolucionando a forma como o lançamento de
músicas é realizado. Além da distribuição estratégica nos serviços de
streaming, outro ponto fundamental para o sucesso de uma música na
atualidade é o marketing digital.
Sem
o trabalho de profissionais dedicados a pensar e executar estratégias
de marketing digital, e um investimento significativo para produção e
lançamento, dificilmente uma música se destaca nas paradas musicais.
Isso ocorre porque há uma sobrecarga de conteúdos disponíveis para os
ouvintes nas plataformas de streaming.
No
Spotify, por exemplo, que é o principal serviço do gênero, mais de 100
mil músicas são adicionadas diariamente, segundo o CEO Daniel Ek.
Conforme dados da Loud & Clear do Spotify, em 2022 já haviam 158
milhões de faixas disponíveis na plataforma, sendo que 42% dessas
músicas foram tocadas menos de 10 vezes, e 24% não foram ouvidas por
ninguém, correspondendo a 38 milhões de músicas.
New Music Brasil: um caso de sucesso
Para
não entrar nesses 24%, uma música precisa chamar atenção, daí a
importância do marketing digital. Percebendo este cenário, a New Music Brasil,
empresa de distribuição e marketing digital de músicas, fundou o
próprio departamento de marketing musical, ao invés de recorrer a
agências terceirizadas.
“Em
2019, éramos apenas quatro colaboradores. Porém, com o ‘boom’ do
digital, tornou-se necessário ampliar a equipe para atendermos às novas
exigências da indústria. Desde que nos adequamos às estratégias atuais
de distribuição e divulgação de músicas, a empresa teve o assombroso
crescimento de 600%”, relata Caroline Bezerra, CMO da New Music Brasil.
“Divulgar
as músicas no mundo digital é um dos grandes desafios para os artistas
independentes da atualidade, exigindo trabalho, dedicação e capacitação
contínua. Já vínhamos trabalhando desde 2019 para nos adequar a esse
cenário, e com a pandemia, aceleramos os trabalhos, o que de certa forma
nos deixou na vanguarda em relação a outros produtores de conteúdo”,
conta Eriton Bezerra, CEO da New Music Brasil.
Com
centenas de campanhas de marketing bem-sucedidas no catálogo, a New
Music Brasil atualmente é capaz de atender artistas dos mais variados
gêneros e alcance. Entre os singles de sucesso já lançados pela empresa
estão: “Endereço da Zona”, de Brenno & Matheus, “Pegada da Roça”, de Bruno Reis e Thiago em parceria com Bruno e Barretto, e “Coração Bipolar”, de Zé Henrique e Gabriel em parceria com Ícaro e Gilmar.
Assessoria da New Music Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário