Por Francis Juliano / Lula Bonfim
O futuro secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), o deputado estadual Tum (Avante), apontou que a Bahia precisa recuperar o protagonismo produtor na área de fruticultura. De acordo com o parlamentar, em declaração na manhã deste domingo (1º), municípios baianos têm conseguido se destacar na produção de uva, goiaba e manga, mas é Pernambuco quem acaba levando a fama de grande produtor.
“Nós temos esse problema. Por exemplo, em Casa Nova, minha cidade, e em Juazeiro, nós temos um índice muito alto de empregabilidade, por conta da uva, que é a atividade que mais gera emprego em nossa região. Casa Nova produz, Juazeiro produz, mas quem ganha a fama é Pernambuco, é Petrolina”, avaliou o pernambucano Tum.
“Para você ter ideia, a vinícola Miolo, conhecida nacionalmente, mundialmente, está em Casa Nova, mas quem leva a fama é o estado de Pernambuco. Então, nós vamos representar, além da fruticultura, mas também a questão do nosso estado ser o grande protagonista, trazer o protagonismo para a Bahia”, exemplificou o parlamentar.
Questionado se iria comprar uma briga contra Pernambuco na área de fruticultura, Tum explicou que a intenção é divulgar melhor o trabalho realizado na Bahia, especialmente no sertão do Vale do São Francisco.
“Não iremos comprar briga. Nós só iremos mostrar para o Brasil e para o mundo que Casa Nova e Juazeiro são os maiores produtores. Por exemplo, somos os maiores produtores de goiaba do Brasil. Somos os maiores produtores de manga. E a fama quem leva é o estado de Pernambuco. É divulgar o que realmente acontece, que a produção fica no estado da Bahia”, disse o futuro secretário.
Deputado estadual desde 2019, Tum tentou dar um passo à frente eleitoralmente e se candidatou à Câmara dos Deputados no pleito de 2022, mas obteve apenas 72.416 votos e não conseguiu uma cadeira em Brasília, onde ele já havia trabalhado como assessor no mandato do ex-parlamentar Bebeto Galvão (PSB).
A avaliação interna é que a derrota de Tum em 2022 teve relação com o desempenho aquém do esperado do deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante), que foi reeleito com uma votação bem menor do que a registrada quatro anos antes.
Nesse contexto, com o apoio de Isidório, Tum acabou sendo indicado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), no último dia 19 de dezembro, para assumir a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri). (Atualizada às 13h08)
Nenhum comentário:
Postar um comentário