MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 3 de dezembro de 2022

Fiat toma literalmente a picape Landtrek da Peugeot

 


Marcelo Jabulas
@mjabulas
HOJE EM DIA
 (Peugeot/Divulgação)

(Peugeot/Divulgação)


Quem trafega pela Via Expressa de Contagem ou pela Rodovia Fernão Dias (BR-381) na altura da fábrica da Fiat (Stellantis) já deve ter se deparado com uma picape do tamanho da Chevrolet S10, rodando camuflada. Essa caminhonete é a Landtrek.

Modelo desenvolvido pela Peugeot e uma parceira chinesa, que já é vendida em alguns mercados latinos, como o mexicano. A picape será vendida no Brasil e está em fase final de desenvolvimento. Mas ao invés de receber o emblema do leão, o utilitário será vendido como Fiat.

As duas marcas fazem parte do mesmo grupo e compartilham as mesmas estruturas de engenharia, contam com suporte de técnicos e pelo menos três linhas de montagem em território brasileiro e outras duas na Argentina, além de um parceiro no Uruguai. Mas tem algo que a italiana tem que a francesa não.

É o know how que a Fiat tem no setor de picapes, além da confiabilidade da marca, que é líder de vendas com quase um quarto do mercado. A Peugeot, por sua vez, vendeu apenas duas caminhonetes e nas duas tentativas ela fracassou de forma vergonhosa.


Assim, convencer o consumidor a comprar uma Landtrek como Fiat é muito mais fácil do que tentar fazer o mesmo como Peugeot. Além disso, a italiana tem maior capilaridade de pontos de venda. 

Time completo

A Landtrek chega para ampliar a gama de picapes da Stellantis. Hoje o grupo tem representante em todos os segmentos, exceto no de médias. E é nesse nicho que se concentra quase dois terços no bolo que combina intermediárias, médias e grandes. Das 220 mil unidades emplacadas este ano, mais de 130 mil são de médias.

E quando se pensa no universo total de picapes, a Fiat corresponde com 50% de todas as picapes emplacadas em 2022, com 180 mil unidades. Assim fica fácil entender porque o leão miou baixo nessa disputa.

O carro

A Landtrek será equipada com motor Blue HDI 2.0 de 180 cv e 40,8 kgfm de torque, segundo o portal mineiro, Autos Segredos. A picape deverá contar com transmissão automática de seis marchas, assim como opção de tração integral.

Por dentro a picape terá os conteúdos que a versão Peugeot já oferece. Partida sem chave, multimídia flutuante, climatização digital, assistentes de condução e promessa de acabamento sofisticado. Fato é que ela precisa ser mais luxuosa para se posicionar acima da Toro, mas nem tanto para não ficar mais caro que a Ram Classic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário