MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Plástico: confira três erros comuns da reciclagem

 


Para que se tenha uma perspectiva mais animadora ao pensarmos no nosso futuro e no futuro do nosso planeta, alguns temas como a reciclagem e a conscientização em massa devem estar cada vez mais presentes.

A reciclagem como muitos pensam não é só mais um tema que está em alta e por isso a repercussão é totalmente considerável, esse tema é algo que deve ser pensado e sempre levado em questão através da nossa vida.

Para se ter ideia da necessidade da reciclagem, imagine sua rotina em uma empresa terceirizada de limpeza de escritório, agora  imagine qual o volume de plástico no dia a dia da empresa e para onde são destinados esse material.

Muitos neste momento, não conseguem imaginar para onde os materiais são destinados e isso prova que de fato esse é um fator totalmente preocupante e que deve ser considerado para uma melhora no meio ambiente.

A reciclagem é justamente responsável por preservar o meio ambiente e de fato nos mostrar um cenário muito mais animador ao se tratar do futuro, evitando causas e consequências cada vez maiores para a humanidade.

Por isso, hoje iremos falar justamente sobre a reciclagem, fazendo com que você entenda a sua importância para as pessoas e para o meio ambiente e principalmente quais são os erros mais comuns ao se reciclar.

O que é a reciclagem?

A reciclagem através da sua significação é caracterizado como o processo de reaproveitamento de materiais descartados, os utilizando novamente e dando nova vida a esse material.

O objetivo principal da reciclagem é reintroduzir os materiais dentre a cadeia produtiva, dando valor ao material e fazendo com que ele seja reutilizado, conseguindo de fato evitar a produção de lixo e ter um novo item à disposição.

Por exemplo uma empresa de portaria para condomínio, ao realizar a reciclagem, além de dar uma nova vida aos materiais que seriam jogados fora, também se melhora a qualidade de vida das pessoas, evitando a poluição.

Vale ressaltar também que a reciclagem é uma das principais alternativas ao se tratar dos resíduos sólidos, tendo esse ponto de vista tanto ambiental quanto social, interferindo positivamente na vida de todos.

Por isso, ao realizar a reciclagem de fato se tem um cenário totalmente positivo, estabelecendo práticas que de fato dão resultados e fazem com que o volume de lixo diante do meio ambiente diminua consideravelmente.

Importância da reciclagem

Quando se pensa na reciclagem a sua importância está presente em dois âmbitos, tanto no ambiental, interferindo positivamente no meio ambiente, tanto na vida de nós, seres humanos, preservando a nossa existência e um bem-estar em nosso dia a dia.

A reciclagem é o processo mais limpo e recomendável para lidar com os resíduos, tendo uma eficiência nesse momento, dando uma nova vida aos itens e de fato preservando totalmente o meio ambiente.

Devido à quantidade de resíduos gerada diariamente reciclar virou algo de fato necessário, sendo uma ação indispensável para melhorar a saúde das pessoas e também do meio ambiente.

Para se ter idéia, 85% dos resíduos plásticos chegam aos oceanos, correspondendo a um número impressionante de 14 milhões de toneladas de lixo, o que leva nada mais nada menos que 400 anos para se decompor, destruindo totalmente o bioma marítimo.

Dessa forma, fica claro que a reciclagem deve estar presente desde momentos em nossa rotina realizando essa ação com uma simples latinha, como em uma empresa de montagem de painéis elétricos SP onde se gera esses resíduos o tempo todo.

Por isso, para que se tenha um desenvolvimento sustentável, interferindo em fatores sociais, econômicos e principalmente do meio ambiente, realizar a reciclagem é algo primordial e que deve ser estabelecido o quanto antes se queremos preservar a nossa existência.

Quando os produtos são descartados da forma correta agregamos valor a esse processo, melhorando os índices de reaproveitamento e dando uma nova vida a esse produto, fazendo com que o estímulo à reciclagem só venha crescer.

Com isso, devemos sempre estar atentos a alguns possíveis erros nesse processo de reciclagem, realizando essa ação conforme a sua importância e de fato sempre preservando essa prática em nosso dia a dia.

Erros mais comuns ao reciclar

O tema reciclagem como está sendo visto no texto deve ser cada vez mais abordado, fazendo com que as pessoas entendam a importância e o quanto essa ação deve estar estabelecida em nossa mente, gerando sempre um alerta.

Por isso, ao ter uma companhia, seja ela uma empresa de instalação elétrica predial ou de qualquer outro ramo, não poupe esforços e realize palestras, aulas e diversas práticas incentivando as pessoas a reciclar, fazendo com que isso não seja uma obrigação, mas sim um hábito.

Pensando nisso, para que a reciclagem ocorra de uma forma correta e as ações estejam estabelecidas em nosso dia a dia, confira os erros mais comuns ao realizar essa prática.

1 - Todos os plásticos devem ser reciclados

Algumas pessoas, por não terem um conhecimento específico sobre os plásticos em questão, acabam confundindo os símbolos que indicam que o plástico é reciclável com o símbolo que evidencia a composição desse material.

Dessa forma, algumas pessoas acabam tendo receio neste momento, fazendo com que esse material não seja descartado da maneira correta, assim dando um outro rumo a esse resíduo.

Além disso, para que esse material seja descartado da maneira correta, por exemplo, ao se deparar com lixeiras de coleta seletiva em seu fornecedor de luminária LED, a cor correta para o descarte desse material é o vermelho.

Assim, ao ter esses dois pontos estabelecidos em mente, o plástico tende a ser destacado da maneira correta, evitando possíveis transtornos e mantendo essa preservação ao meio ambiente.

2 - Reciclar deve ser o principal foco

As campanhas de fato têm seu poder de relevância através das informações em relação à reciclagem, mas é necessário ir além, realizando programas de conscientização, assim fazendo com que todos tenham noção do seu papel através da preservação do ambiente.

Essa conscientização tende a despertar uma consciência, tendo como principal perspectiva minimizar o impacto humano através do meio ambiente e de fato melhorar essa relação entre nós seres humanos e a natureza.

Por exemplo, em um projeto de rede de distribuição de energia elétrica, o profissional que irá desenvolver deve ter os conhecimentos necessários.

Assim também se faz em relação à preservação, precisando estabelecer esse conhecimento para que através disso se gere um senso de urgência na humanidade.

3 - É possível reciclar infinitamente

É necessário que se tenha atenção em como o plástico pode ser reciclado, pois muitas vezes através desse processo de reciclagem se tem um enfraquecimento em sua composição química.

Entretanto, ao ter esse enfraquecimento, alguns plásticos podem ser usados, por exemplo, na composição de canos, fazendo com que de fato se dê uma nova função para esse material.

Por isso, é primordial que se tenha em mente que os plásticos dos tipos 3, 4, 5 podem ser utilizados apenas uma vez. Já outros tipos como o caso do 5 pode ser utilizado até 4 vezes.

Assim, de fato a utilização dos plásticos se faz de forma devida, conseguindo dar um novo rumo a esse material e aproveitá-lo sem que se tenha algo prejudicial ao meio ambiente.

Dessa forma, ao estar atento a esses pontos as ações de reciclagem começam a fazer muito mais sentido, agindo de uma forma correta e evitando erros através desse processo.

Dicas para se reciclar corretamente

A reciclagem como está sendo visto é algo que de fato é necessário quando pensamos em nosso futuro e em uma melhora no meio ambiente, por isso preservar essa prática é algo que sempre devemos fazer.

Por exemplo, ao dar o destino correto a um material como um cabo de aço para movimentação de carga, facilmente esse material pode ter a sua utilização de outras formas, colocando em prática o conceito de reciclagem.

Com isso, para que se tenha ainda mais assertividade ao reciclar, algumas ações devem ser consideradas, sendo elas:

  • Separe o lixo corretamente;

  • Reaproveite o que for possível;

  • Aprenda sobre os materiais que podem ser reciclados;

  • Faça compostagem.

Assim, ao considerar esses pontos de fato se está no caminho correto para realizar a reciclagem, mantendo boas práticas e principalmente preservando em seu dia a dia esses pontos de atenção e consciência.

Diante de um cenário onde a investigação de solo contaminado é cada vez mais frequente, é impossível não enxergar a urgência de começarmos a nos mexer e manter práticas que visem esse futuro mais animador.

Por isso, agora chegou o momento de colocar esses ensinamentos em prática, estabelecendo em sua casa ações muito mais impactantes e de fato se preocupando com o meio ambiente e com a nossa saúde e bem-estar.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário