MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Dietas Restritivas: conheça os principais perigos

 


Que atire a primeira pedra quem nunca buscou perder uns quilinhos depois de um final de semana ou mês agitado, diante disso as dietas sempre são consideradas, entretanto realizar dietas restritivas nessa busca é algo que requer o máximo de atenção e cuidado.

As dietas restritivas, na contramão das dietas que já são conhecidas, prezam principalmente pela restrição de calorias, evitando o consumo de diversos alimentos e de fato estabelecendo uma série de regras a serem seguidas.

Diferente do que é recomendado, as dietas restritivas têm como seu objetivo buscar o emagrecimento, sem que se tenha um controle da saúde e que de fato se tenha consciência através dessa busca.

Assim, por exemplo, ao buscar perder alguns quilos depois de uma semana corrida em sua empresa de manutenção elétrica predial, o cuidado deve sempre se estabelecer, não colocando sua saúde física e mental em risco.

Por isso, para que se alcance os resultados esperados e consiga manter a sua saúde física e mental alinhada, ter um cuidado com as dietas restritivas é algo que deve sempre estar presente em nossa mente.

Afinal, emagrecer de fato é algo bom e que melhora a nossa autoestima, mas manter a nossa saúde em dia é o que deve ser preservado e o que devemos ter como prioridade.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre as dietas restritivas, fazendo com que você entenda seu significado, para qual intuito ela serve e tudo o que você precisa saber para ter consciência dos riscos dessa ação. Vamos lá!

O que são as dietas restritivas?

As dietas restritivas são caracterizadas como uma espécie de busca por emagrecimento, mas de uma forma totalmente cega e sem consciência, assim a pessoa que opta por esse modelo de dieta só visa o emagrecimento e mais nada.

Dessa forma, por mais que essa dieta possa entregar resultados ao se pensar na perda dos quilos, ela se caracteriza por ser totalmente extrema e de fato oferecer diversos riscos à saúde mental e física das pessoas.

Essa cultura da dieta e da busca pelo emagrecimento é algo presente e que impacta desde  pessoas que trabalham com manutenção predial empresa aos indivíduos mais diversos, sendo algo que de fato as pessoas buscam para se sentir bem e motivadas.

Entretanto, ao seguir esses modelos de dietas mais extremas como é o caso da dieta restritiva, o alimento começa a virar um empecilho, assim fazendo com que a pessoa não tenha os nutrientes necessários para o funcionamento do seu corpo.

Por isso, esse modelo de dieta está ligada sim ao emagrecimento, mas quando se pensa na saúde e no bem-estar da pessoa, esse modelo de dieta é totalmente contrário do que os nutricionistas e os profissionais de saúde pregam.

Com isso, o que as pessoas devem ter em mente é que o emagrecimento não deve ser o principal objetivo ao iniciar uma dieta, mas de fato ser apenas uma consequência de uma vida saudável e equilibrada.

Para qual intuito serve as dietas restritivas

O principal intuito dessa dieta é fazer com que a pessoa deixe de consumir algum macronutriente, visando justamente ter esse emagrecimento rápido.

Mas normalmente a pessoa que se remete a essa estratégia, não tem consciência de como isso pode estar fazendo mal para o seu corpo.

Para deixar claro, o macronutriente são os alimentos fundamentais para o funcionamento do corpo, englobando as proteínas, carboidratos e gorduras.

Assim, ao deixar de consumir esses alimentos nessa busca pelo emagrecimento, de fato a saúde da pessoa pode ter graves riscos, gerando doenças e até mesmo tendo uma fraqueza em suas atividades.

Portanto, aí que se reside o problema, por mais que emagrecer seja algo bom, ao não medir as ações e colocar o emagrecimento como o seu único intuito, sua saúde está sendo colocada em jogo, gerando situações ruins através de diversos momentos.

Por isso, para que você se mantenha saudável e consiga, por exemplo, continuar realizando suas funções em seu trabalho de aplicação de epóxi em parede com a máxima disposição, optar por outras dietas é algo muito mais vantajoso e ideal.

Diferenciais da dieta restritiva para as outras dietas

Ao pensar na diferença dessa dieta ao ser comparado com outros tipos de dietas que são recomendadas pelos profissionais da saúde, a principal diferença é justamente o intuito. A dieta restritiva tem como seu único intuito emagrecer, sem medir as consequências.

Dessa forma, a realização do corte ao consumo dos alimentos é uma das características dessa dieta, justamente por ser um dos caminhos para que se emagreça de forma rápida.

Por exemplo, ao se pensar em outras dietas a sua aplicação ocorre justamente alinhada a um plano alimentar certo, priorizando alguns padrões de alimentação saudável e tendo esse emagrecimento de uma forma correta e sem um desespero.

Por isso, a principal diferença é que outras dietas visam o bem-estar das pessoas, considerando os nutrientes necessários e até mesmo levando em consideração a energia necessária para seu serviço de isolamento acústico para janelas de vidro

Assim, ao optar e de fato estabelecer em seu dia a dia dietas recomendadas, se conserva hábitos saudáveis, tendo esse emagrecimento de forma natural e sem demandar ações e movimentos extremos nessa busca.

Através disso, fica claro que ao buscar o emagrecimento, ter um cuidado com as dietas restritivas é algo totalmente necessário, não colocando sua saúde em jogo e de fato emagrecendo e buscando hábitos melhores, mas da forma correta e que deve ser feita.

Riscos que se corre ao adotar as dietas restritivas

No primeiro momento as dietas restritivas podem parecer algo totalmente ideal, mostrando um cenário onde o emagrecimento é evidenciado, ocultando os riscos que se corre através dessa busca.

Entretanto, ao buscar conhecer mais sobre essas dietas ou até mesmo ao iniciá-las, é possível observar todos os seus riscos, sendo eles:

Metabolismo lento

Um dos principais empecilhos e algo que a dieta restritiva impõe é a baixa em relação ao consumo dos alimentos, assim se está cada vez mais propício a uma desaceleração no nosso organismo, indo em direção a esse metabolismo mais lento.

São muitos os casos das pessoas que desistem dessas dietas justamente pela dificuldade de se alimentar, assim todo o peso perdido retorna por se deparar com o funcionamento do metabolismo mais lento.

Isso se explica, pelo fato das pessoas cortarem as proteínas das suas dietas e de fato não alinhar, por exemplo, sua rotina em seu trabalho de aterramento linha de transmissão ou  alguns exercícios e práticas saudáveis.

Dessa forma, quanto menos se realiza a ingestão de alimentos, mais lento o nosso organismo funciona.

Deficiência de nutrientes

Como foi dito durante o texto, as dietas restritivas se caracterizam justamente por cortar nutrientes e alimentos que são fundamentais para que nosso corpo tenha seu funcionamento ideal, assim o risco de doenças começa a se fazer cada vez mais presente.

Através dessa deficiência de nutrientes imposta pela dieta restritiva, se tem uma falta de vitamina B, cálcio e ferro, agravando em problemas de saúde e deixando nosso organismo cada vez mais fraco.

Por isso, assim como um alarme de incendio desperta urgência, devemos ter esse senso de urgência ao buscarmos pelo emagrecimento, evitando que a nossa saúde e organismo estejam em risco.

Enfraquece os ossos

Além da deficiência de cálcio como foi citada no ponto anterior, se tem esse enfraquecimento dos ossos, justamente por não consumir os nutrientes necessários para o nosso corpo.

Isso ocorre justamente por interferir nos níveis de estrogênio e testosterona, dois hormônios que são fundamentais na formação dos ossos.

Com isso, assim como as varas de manobras elétricas são uma ferramenta que transmite segurança, devemos adotar práticas melhores garantindo segurança e bem-estar a nossa vida.

Causa fadiga

A dieta restritiva também pode ter um impacto totalmente considerável ao se tratar da energia do nosso corpo, isso justamente pelo corte no carboidrato que produz energia ao nosso organismo.

Assim, o índice de fadiga começa sempre estar presente, pelo fato do nosso organismo tentar conservar o pouco de energia que se ganhou através dos alimentos.

Além disso, esse impacto pode até mesmo interferir em nosso trabalho, não tendo forças nem mesmo para conduzir uma máquina empacotadora, gerando situações totalmente prejudiciais.

Enfraquecimento da imunidade

Assim como práticas e alimentações saudáveis são capazes de fortalecer a nossa imunidade, ao adotar esses hábitos restritivos se torna comum problemas aliados a doenças e diversos riscos à nossa saúde.

Com isso, ao evidenciar esses riscos fica claro que evitar a realização de dietas restritivas é um movimento totalmente necessário se buscamos ter um bem-estar em nossa vida.

Como evitar essas dietas restritivas

É algo evidente que se buscamos ter resultados melhores em relação ao nosso corpo, seguir as dietas restritivas não é o caminho a ser seguido, com isso confira algumas práticas que podem te auxiliar da forma certa nesse momento.

  • Dietas saudáveis contendo as alimentações necessárias;

  • Exercícios físicos;

  • Boa rotina de sono;

  • Restrição do consumo de álcool e drogas.

Assim, ao seguir essas práticas e cada vez mais ir contra a dietas restritivas e ações extremas, de fato seu corpo se mantém saudável da forma ideal e sem risco algum a sua saúde.

Por isso, ao ter como intuito perder alguns quilinhos, busque um profissional para te auxiliar e realize de fato ações que façam sentido e que sejam boas para a sua saúde, afinal só o gato tem 7 vidas, nós temos apenas uma. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário